Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

12 de maio de 2013

Problemas de Aprendizagem

Este texto retirado do artigo:
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO, 
 Adriana Miranda Macedo e Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves Pinto
As crianças que apresentam problemas de aprendizagem são um desafio para todos, pais, escola e professores, pois compreender os fatores que levam ao insucesso escolar requer, acima de tudo, reflexão. Essa reflexão passa inclusive por distinguir, com certa clareza, o que está sendo considerado como problema de aprendizagem, para que não seja levada a uma análise simplificada e considerar toda e qualquer dificuldade apresentada pelos(as) alunos(as) como sendo “um problema de aprendizagem”.
Seria ingenuidade acreditar que a escola não tem consciência do fracasso escolar, ainda mais quando esses insucessos estão ligados, em grande parte, à metodologia do professor. Mas essa questão transcende a própria escola. Também não se pode mais atribuir as causas dos problemas de aprendizagem ora aos pais, ora às crianças ora à escola. Atualmente, já é sabido que os problemas de aprendizagem apresentam uma pluricausalidade e, portanto, não pode-se responsabilizar só alguns dos envolvidos na situação.

Sem dúvida, o “insucesso” da criança diz respeito, dentre vários fatores, à perspectiva de leitura e escrita que perpassa o ambiente escolar. É preciso ter ousadia, imaginação e respeito ao processo de construção da leitura e escrita, para que a criança tenha vontade de aprender. Precisa-se, sim, analisar a qualidade da aprendizagem da leitura e escrita, pois o sistema alfabético de escrita está baseado na representação da língua que se fala e funciona através de um pequeno grupo de símbolos.

É necessário que, ao alfabetizar, tenha-se em vista um processo gradativo que oportunize à criança o crescimento de acordo com sua maturação, fazendo com que a mesma participe realmente do processo de aprendizagem. Também o processo deve permitir uma iniciação nos segredos da leitura e da escrita, compreendendo os pensamentos dos autores e a expressão correta e coerente dos seus pensamentos. A escola deve incentivar e respeitar seus alunos como seres em desenvolvimento, que estão formulando suas idéias e pensamentos, cada um a seu modo.

10 de maio de 2013

Escrever... Ler... Interpretar! - Texto didático

Este texto foi planejado como atividade do curso de Pós em Mídias na Educação.
Entre no link clicando na imagem :