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31 de dezembro de 2013

Direitos de Aprendizagem em História

O ensino de História, deve ser garantido, como meio para que se possa asseverar a compreensão do ambiente social, do sistema político e dos valores em que se fundamenta a
sociedade. 
Fatos históricos: práticas ou eventos ocorridos no passado, que causaram implicações na vida das sociedades, dos grupos de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos etc.) ou dos sujeitos históricos.
Sujeitos históricos: indivíduos ou grupos de convívio que, ao longo do tempo, promovem e realizam (individual ou coletivamente) as ações sociais produtoras de fatos históricos.
Tempo: maneira como os indivíduos, os grupos de convívio e as sociedades sequenciam
e ordenam as experiências diariamente vivenciadas por seus membros, com base nas quais organizam suas memórias e projetam suas ações, tanto de forma individual quanto coletiva.

  • Direitos de aprendizagem em História

DIREITOS GERAIS
Ano 1
Ano 2
Ano 3
Identificar-se, a si, e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos,  esportivos, políticos etc).
I/A
I/A/C
I/A/C
Distinguir as práticas sociais, políticas, econômicas e culturais específicas dos seus grupos de convívio e dos demais grupos de convívio locais, regionais e nacionais, na atualidade.
I/A
I/A/C
I/A/C
Identificar as práticas sociais, políticas, econômicas e culturais de grupos de convívio locais, regionais e nacionais, existentes no passado.
I/A
I/A
I/A/C
Formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma reflexão a respeito das permanências e das mudanças ocorridas nos vários aspectos da vida em sociedade, ao longo do tempo e em diferentes lugares.
I
I/A/C
I/A/C
Identificar e utilizar os diferentes marcadores de tempo elaborados e/ou utilizados pelas sociedades em diferentes tem­pos e lugares.
I/A
I/A/C
I/A/C
Identificar e utilizar os diferentes instrumentos (individuais e coletivos) destinados à organização do tempo na nossa sociedade, no tempo presente: calendários, folhinhas, relógios, agendas, quadros de horários (horário comum e comercial, horários escolares), dentre outros.
I/A
I/A/C
A/C
Identificar, na vida cotidiana, as noções de anterioridade, simultaneidade e posterioridade.
I/A
I/A/C
I/A/C
Distinguir e ordenar temporalmente os fatos históricos locais, regionais e nacionais.
I
I/A/C
I/A/C
Articular e estabelecer correlações entre os fatos históricos (lo­cais, regionais e nacionais) e a vida vivida no tempo presente.
I
I/A/C
I/A/C
Identificar e comparar os diferentes tipos de registros documentais utilizados para a construção, descrição ou rememoração dos fatos históricos: textos manuscritos e impressos, imagens estáticas ou em movimento, mapas, registros orais, monumentos históricos, obras de arte, registros familiares, objetos materiais, dentre outros.
I/A
I/A/C
I/A/C
Vivenciar os eventos rememorativos (locais, regionais e/ou nacio­nais), identificar os fatos históricos aos quais se referem.
I/A
A/C
A/C
Formular e expressar (oralmente e por escrito) uma reflexão a respeito da importância destes eventos para os diferentes grupos de convívio da atualidade.
I/A
I/A/C
I/A/C

SUJEITOS HISTÓRICOS
Ano 1
Ano 2
Ano 3
Diferenciar as práticas sociais relacionadas ao âmbito da economia, da política e da cultura.
I
I/A
I/A
Identificar e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) as características (individuais e coletivas) comuns e particulares aos membros dos grupos de convívio dos quais participa (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos, dentre outros), atualmente e no passado.
I/A/C
I/A/C
I/A/C
Dialogar e formular reflexões a respeito das semelhanças e das diferenças identificadas entre os membros dos grupos de convívio dos quais participa (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos, dentre outros), atualmente e no passado.
I/A
I/A
I/A/C
Identificar e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) as características (individuais e coletivas) comuns e particulares aos membros de outros grupos de convívio, locais e regionais, atualmente e no passado.
I/A
I/A/C
I/A/C
Dialogar e formular uma reflexão a respeito das semelhanças e das diferenças identificadas entre os membros de outros grupos de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos, dentre outros), locais e regionais, atualmente e no passado.
I/A
I/A
I/A/C
Identificar os diferentes tipos de trabalhos e de trabalhadores responsáveis pelo sustento dos grupos de convívio dos quais participa, atualmente e no passado.
I/A
I/A/C
I/A/C
Identificar os diferentes tipos de trabalhos e de trabalhadores responsáveis pelo sustento de outros grupos de convívio (locais e regionais), atualmente e no passado.
I/A
I/A/C
I/A/C
Identificar as diferentes instituições existentes na localidade, na atualidade e no passado.



Formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma reflexão a respeito das semelhanças e diferenças identificadas entre as maneiras de trabalhar e/ou entre as práticas dos trabalhadores, ao longo do tempo e em diferentes lugares.
I/A
I/A/C
I/A/C
Formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma reflexão a respeito das mudanças e das permanências identificadas nas maneiras de trabalhar e/ou nas práticas dos trabalhadores, ao longo do tempo e em diferentes lugares.
I/A
I/A
I/A/C
Comparar as condições de existência (alimentação, moradia, proteção familiar, saúde, lazer, vestuário, educação e participação política) dos membros dos grupos de convívio dos quais participa atualmente.
I/A/C
I/A/C
I/A/C
Comparar as condições de existência (alimentação, moradia, proteção familiar, saúde, lazer, vestuário, educação e participação política) dos membros dos grupos de convívio existentes, local e regionalmente, no passado.
I/A
I/A
I/A/C
Selecionar e utilizar registros pessoais e familiares (documentos, músicas, fotos, recibos, listas de compras, receitas de todo tipo, contas domésticas, trabalhos escolares antigos, álbuns feitos ou preenchidos domesticamente, cartas, brinquedos usados, boletins escolares, livrinhos usados, dentre outros) para formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma sequência narrativa a respeito da sua própria história.
I/A
I/A
I/A/C
Identificar as vivências comuns aos membros dos grupos de convívio locais, na atualidade e no passado.
I/A
I/A/C
I/A/C
Identificar as vivências específicas dos grupos de convívio locais e regionais, na atualidade e no passado.
I/A
I/A/C
I/A/C
Articular as vivências dos grupos de convívio locais e regionais atuais, às dos grupos de convívio locais e regionais, do passado.
I
I/A
I/A/C

TEMPO HISTÓRICO
Ano 1
Ano 2
Ano 3
Situar-se com relação ao “ontem” (ao que passou), com relação ao “hoje” (ao que está ocorrendo) e com relação ao “amanhã” (a expectativa do porvir).
I/A
A/C
C
Diferenciar ações ou eventos cotidianos ocorridos sequencialmente, antes e depois de outros.
I/A
A/C
C
Diferenciar ações ou eventos cotidianos ocorridos ao mesmo tempo do que outros.
I/A
I/A/C
A/C
Identificar as fases etárias da vida humana e as práticas culturalmente associadas a cada uma delas, na atualidade e no passado (com ênfase na infância).
I/A
A/C
A/C
Comparar e calcular o tempo de duração (objetivo e subjetivo) das diferentes práticas sociais (individuais e coletivas), realizadas cotidianamente.
I
I/A
I/A
Utilizar diferentes instrumentos destinados à organização e contagem do tempo das pessoas, dos grupos de convívio e das instituições, na atualidade: calendários, folhinhas, relógios, agendas, quadros de horários (horário comercial, horários escolares, horário hospitalar, horários religiosos, horários dos meios de comunicação, dentre outros).
I
I/A
I/A/C
Identificar instrumentos e marcadores de tempo elaborados e/ou utilizados por sociedades ou grupos de convívio locais e regionais, que existiram no passado.
I
I/A
I/A
Ordenar (sincrônica e diacronicamente) os fatos históricos de ordem pessoal e familiar.
I
I/A
I/A/C
Ordenar (sincrônica e diacronicamente) os fatos históricos relacionados aos grupos de convívio dos quais participa.
I
I/A
I/A/C
Ordenar (sincrônica e diacronicamente) os fatos históricos de alcance regional e nacional.
I
I/A
I/A
Identificar e comparar a duração dos fatos históricos vivenciados familiarmente, localmente, regionalmente e nacionalmente.
I
I/A
I/A

FATOS HISTÓRICOS
Ano 1
Ano 2
Ano 3
Identificar dados governamentais sobre a história da localidade (rua, bairro e/ou município): origem do nome, data de criação, localização geográfica e extensão territorial, produção econômica, população etc.
I
I/A
I/A/C
Identificar e diferenciar os patrimônios culturais (materiais e imateriais) da localidade (rua, bairro, município e estado)..
I
I/A
I/A/C
Identificar os fatos históricos ou as práticas sociais que dão significado aos patrimônios culturais identificados na localidade.
I/A
I/A/C
I/A/C
Identificar os grupos de convívio e as instituições relacionadas à criação, utilização e manutenção dos patrimônios culturais da localidade.
I
I/A
I/A/C
Comparar as memórias dos grupos de convívio locais a respeito das histórias da localidade (rua, bairro ou município), com os dados históricos oficiais (ou governamentais).
I
I/A
I/A/C
Comparar as memórias dos grupos de convívio locais a respeito dos patrimônios culturais da localidade, com as memórias veiculadas pelos dados oficiais (ou governamentais).
I
I
I/A
Identificar as aproximações e os afastamentos entre as memórias compartilhadas por membros de diferentes grupos de convívio sobre a história local.
I
I
I/A
Identificar as práticas econômicas e de organização do trabalho, ocorridas na localidade no passado e compará-las às práticas econômicas atuais (na localidade).
I
I/A
I/A/C
Identificar aspectos da organização política da localidade no passado e compará-los com os principais aspectos da organização política atual (na localidade).
I
I/A
I/A/C
Identificar aspectos da produção artística e cultural da localidade no passado e no presente.
I/A
I/A
I/A/C
Mapear a localização espacial dos grupos de convívio atuais na localidade.
I
I/A
I/A/C
Articular as formas de organização do espaço e as práticas sociais dos grupos de convívio atuais e do passado, com sua situação de vida e trabalho.
I
I/A
I/A/C
Identificar as formas de organização do espaço e as práticas sociais dos grupos de convívio que existiram na localidade, no passado
I
I/A
I/A/C
Referências: 
Direitos em História: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : planejamento escolar : alfabetização e ensino da língua portuguesa : ano 1 : unidade 2 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012.

30 de dezembro de 2013

Aprovado? Reprovado?

Final de Ano e com ele chega a hora da resposta final: Aprovado ou Reprovado. Uma única escolha, uma única palavra que traduzirá o ano inteiro de trabalhos. Tarefa que para o professor é de  grande responsabilidade. Para aquele aluno que conseguiu construir as aprendizagens objetivadas para o ano e que terá como resultado final o conceito de aprovado, é tranquilo! Mas...e aqueles que  parecem ter ficado lá atrás na estrada? Inserir a tenebrosa palavra R e p r o v a d o!?
Pois é colega, tarefa ingrata esta nossa quando chega o final de ano...
O que fazer então, para que possamos limpar nossa mesa, organizar nosso armário, finalizar o caderno de chamada, dar um abraço a todos os nossos colegas de escola e partir para as tão merecidas férias?
Antes de escrever os conceitos finais, faça algumas perguntas para você mesmo:
Por que este aluno deve ser reprovado? Seria melhor para ele fazer as mesmas coisas, as mesmas atividades, tudo de novo? Deveria ele ver todos os conteúdos novamente? Ele aprenderia???
De que forma ele estava no início do ano e como ele está no final do ano? Em nada ele cresceu? Nada ele aprendeu?
Depois de você refletir e ainda permanecer uma dúvida, imagine colocar a palavra Aprovado e se pergunte:
O professor que ficará na turma onde teu aluno estará, irá trabalhar as aprendizagens a partir do que este aluno aprendeu neste ano?
Se esta última pergunta for negativa, você já sabe o que vai fazer no inicio do ano letivo de 2014. Mostrar para este professor que cada um de nós tem seu próprio ritmo em aprender e que é preciso, com urgência, rever o conceito do Ensinar e Aprender.
Nem todo o conteúdo poderá levar a uma aprendizagem, mas intrínseco de toda a aprendizagem está um conteúdo.
É preciso rever nossas concepções do Ensinar. É preciso que nossas ações partam do que a criança já sabe para depois planejar quais as práticas que faremos para ajudar nosso aluno a construir novas aprendizagens.

Boas férias!

29 de dezembro de 2013

28 de dezembro de 2013

Planos de Estudos - Anos Iniciais do EF

Subsídios para elaboração dos Planos de Estudos dos anos iniciais do  EF
Em 2014 teremos que rever nossos Planos de Estudo. Afinal, depois de um ano de formação do PNAIC, apreendemos que as ações pedagógicas para os anos iniciais deverão ser reformuladas. e tudo por entender que o projeto político da escola deverá garantir a aprendizagem de crianças que não se apropriaram de conhecimentos previstos para uma determinada etapa escolar.
Os cadernos utilizados no PNAIC,  foram organizados a fim  de favorecer o desenvolvimento do trabalho de formação do professor alfabetizador onde os alunos aprendam a ler e escrever,  dentro de uma perspectiva social de inclusão.
Com o objetivo de nortear a organização do trabalho pedagógico nas escolas, esta postagem traz os Direitos de Aprendizagem que constam no material do MEC.
(Nesta postagem estão os Direitos de Lingua Portuguesa, Ciências Naturais, Geografia e Arte. Veja nas postagens seguintes os Direitos de Matemática e História)

  • Direitos gerais de aprendizagem: Língua Portuguesa 

> Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos.
> Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura.
> Apreciar e usar em situações significativas os gêneros literários do patrimônio cultural da infância, como parlendas, cantigas, trava línguas.
> Compreender e produzir textos destinados à organização e socialização do saber escolar/científico (textos didáticos, notas de enciclopédia, verbetes, resumos, resenhas, dentre outros) e à organização do cotidiano escolar e não escolar (agendas, cronogramas, calendários, cadernos de notas...).
> Participar de situações de leitura/escuta e produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e discussão acerca de temas sociais relevantes (notícias, reportagens, artigos de opinião, cartas de leitores, debates, documentários...).
> Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).

Direitos específicos de Linguagem

I - Introduzir; A - Aprofundar; C - Consolidar
LEITURA
Ano 1
Ano 2
Ano 3
Ler textos não-verbais, em diferentes suportes.
I/A
A/C
A/C
Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia
I/A
A/C
C
Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos
I/A
A/C
A/C
Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças
I/A
A/C
A/C
Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças
I/A
A/C
A/C
Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações
I
A
C
Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente
I/A
A/C
C
Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos com autonomia
I
A/C
A/C
Realizar inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
I/A
A/C
A/C
Realizar inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia
I
I/A
A/C
Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
I/A
A/C
A/C
Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.
I
A
A/C
Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor ou outro leitor experiente
I/A
A/C
C
Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos com autonomia.
I
A
A/C
Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
I/A
A/C
A/C
Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia
I/A
A/C
A/C
Estabelecer relação de intertextualidade entre textos.
I
I/A
C
Relacionar textos verbais e não-verbais, construindo sentidos
I/A
A/C
A/C
Saber procurar no dicionário os significados das palavras e a acepção mais adequada ao contexto de uso

I
A


PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
Ano 1
Ano 2
Ano 3
Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba
I/A
A/C
A/C
Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia.
I
A
A/C
Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba.
I/A
A/C
C
Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
I
I/A
A/C
Gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos.
I
I/A
A/C
Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.

I
A/C
Pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor.

I
A/C
Utilizar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas
I/A
A/C
A/C
Revisar coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor é escriba, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.
I/A
A
A/C
Revisar autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.

I/A
A/C
Revisar os textos após diferentes versões, reescrevendo-os de modo a aperfeiçoar as estratégias discursivas.

I
A


ORALIDADE
Ano 1
Ano 2
Ano 3
Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
I/A
A/C
C
Escutar com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.
I/A
A/C
A/C
Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história.
I
A/C
C
Produzir textos orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais formais comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outros).
I
I/A
A/C
Analisar a pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades e características dos gêneros.
I
A
A/C
Reconhecer a diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras
I
A
A/C
Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
I
A
C
Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
I/A/C
A/C
A/C

ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE
Ano 1
Ano 2
Ano 3
Analisar a adequação de um texto (lido, escrit.o ou escutado) aos interlocutores e à formalidade do contexto ao qual se destina.
I/A
A/C
A/C
Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.
I/A/C
A/C
C
Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção. I
I/A/C
I/A/C
I/A/C
Conhecer e usar palavras ou expressões que estabelecem a coesão como: progressão do tempo, marcação do espaço e relações de causalidades.
I
A
A/C
Conhecer e usar palavras ou expressões que retomam coesivamente o que já foi escrito (pronomes pessoais, sinônimos e equivalentes).
I
A
A/C
Usar adequadamente a concordância e reconhecer violações de concordância nominal e verbal.

I
A/C
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).
I/A
A
C
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro (C/QU; G/GU; R/RR; SA/SO/SU em início de palavra; JA/JO/JU; Z inicial; O ou U/ E ou I em sílaba final; M e N nasalizando final de sílaba; NH; Ã e ÃO em final de substantivos e adjetivos).

I
A/C
Conhecer e fazer uso de palavras com correspondências irregulares, mas de uso frequente.

I
A
Saber usar o dicionário, compreendendo sua função e organização.

I
A/C
Saber procurar no dicionário a grafia correta de palavras.

I
A/C
Identificar e fazer uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo as convenções.
I
A
A/C
Pontuar o texto.

I
A/C
Reconhecer diferentes variantes de registro de acordo com os gêneros e situações de uso.
I
A
C
Segmentar palavras em textos.
I
A/C


ANÁLISE LINGUÍSTICA: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABETICA - SEA
Ano 1
Ano 2
Ano 3
Escrever o próprio nome
I/A/C


Reconhecer e nomear as letras do alfabeto.
I/A/C


Diferenciar letras de números e outros símbolos.
I/A/C


Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.
I/A/C


Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.
I/A
A/C

Usar diferentes tipos de letras em situações de escrita de palavras e textos.
I
A/C
C
Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras.
I/A/C


Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
I/A/C


Segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho.
I/A/C


Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.
I/A/C


Reconhecer que as sílabas variam quanto às suas composições.
I/A/C


Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas
I/A/C


Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.
I/A/C


Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.
I/A
A/C
C
Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.
I/A
A/C
C

  • Direitos de Aprendizagem em Ciências Naturais



Direitos Gerais
Eixos de Ensino
Direitos Específicos
Ano 1
Ano 2
Ano 3
Elaborar compreensões sobre o mundo condizentes com perspectivas atuais da comunidade científica
Compreensão conceitual e procedimental da ciência
- Aprender como a ciência constrói conhecimento sobre os fenômenos naturais.
- Entender conceitos básicos das ciências.
- Ler e escrever textos em que o vocabulário da ciência é usado.
- Interpretar textos científicos sobre a história e a filosofia da ciência.
- Perceber as relações existentes entre as informações e os experimentos adquiridos e desenvolvidos por cientistas e o estabelecimento de conceitos e teorias.
- Relacionar as informações científicas lidas com conhecimentos anteriores.
- Possuir conhecimentos sobre os processos e ações que fazem das ciências um modo peculiar de se construir conhecimento sobre o mundo.
- Identificar as fontes válidas de informações científicas e tecnológicas e saber recorrer a elas.
- Aprender a tecer relações e implicações entre argumentos e evidencias.
- Aprender a planejar modos de colocar conhecimentos científicos já produzidos e ideias próprias como suposições a serem avaliadas (hipóteses a serem exploradas).
- Desenvolver raciocínio lógico e proporcional.
- Aprender a seriar, organizar e classificar informações.
- Elaborar perguntas e aprender como encontrar conhecimentos científicos já produzidos sobre o tema em questão.
- Estimular o exercício intelectual.
I
I/A
I/A/C
Entender que as compreensões sobre o mundo são produções humanas, criadas e influenciadas por seus contextos históricos
Compreensão sociocultural, política e econômica dos processos e produtos da ciência.
- Diferenciar ciência de tecnologia.
- Perceber o papel das ciências e das tecnologias na vida cotidiana.
- Compreender a ética que monitora a produção do conhecimento cientifico.
- Considerar o impacto do progresso promovido pelo  conhecimento científico e suas aplicações na vida, na sociedade e na cultura de cada pessoa.
- Compreender que o saber científico é provisório, sujeito a mudanças.
- Utilizar o conhecimento científico para tomar decisões no dia a dia.
- Desenvolver posição critica com o objetivo de identificar benefícios e malefícios provenientes das inovações científicas e tecnológicas.
- Compreender a maneira como as ciências e as tecnologias foram produzidas ao longo da história.
I
I/A
I/A/C
Fazer uso da compreensão sobre o mundo para estabelecer a relação entre o conhecimento que se produz sobre este mundo e as aplicações e produtos que tal conhecimento possibilita gerar, quanto dos efeitos de ambos compreensão e produtos, para a vida social e política dos cidadãos.
Compreensão das relações entre ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente.
- Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas Implicações para a humanidade e o meio ambiente.
- Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso das sociedades.
- Reconhecer os limites da  utilidade das ciências e das tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.
- Participar de situações em que os conceitos e procedimentos científicos, juntamente com as reflexões sobre a natureza ética da ciência, são mobilizados para direcionar tomadas de posição acerca de situações sociais atuais e relevantes.
I
I/A
I/A/C



  • Direitos de Aprendizagem em Geografia


DIREITOS GERAIS
Ano 1
Ano 2
Ano 3
Reconhecer a relação entre sociedade e natureza na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem local, bem como as mudanças ao longo do tempo.
I
I/A/C
I/A/C
Descrever as características da paisagem local e compará-las com as de outras paisagens.
I/A
A/C
A/C
Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
I/A
A/C
A/C
Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples.
I
I/A/C
I/A/C
Reconhecer os problemas ambientais existentes em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde.
I
I/A/C
I/A/C
Produzir mapas, croquis ou roteiros utilizando os elementos da linguagem cartográfica (orientação, escala, cores e legendas).
I
I/A/C
I/A/C
Ler o espaço geográfico de forma crítica através das categorias lugar, território, paisagem e região.
I
I/A
I/A/C
Identificar as razões e os processos pelos quais os grupos locais e a sociedade transformam a natureza ao longo do tempo, observando as técnicas e as formas de apropriação da natureza e seus recursos.
I
I/A
I/A/C

  • Direitos de Aprendizagem em Arte


DIREITOS GERAIS
Ano 1
Ano 2
Ano 3
Compreender a arte como um conhecimento produzido socialmente, em diferentes contextos históricos e culturais da humanidade.
I/A
A
C
Reconhecer a importância social da arte na sociedade e na vida dos indivíduos.
I/A
A
C
Vivenciar experiências educativas nas linguagens da dança, teatro, artes visuais e música.
I/A/C
A/C
C
Vivenciar processos educativos de diálogo interdisciplinar da arte com diferentes áreas de conhecimento e de diálogo interterritorial das diferentes linguagens artísticas, inclusive com as novas tecnologias.
I/A/C
A/C
C
Conhecer a vida e obra de diferentes artistas das linguagens da dança, teatro, artes visuais e música, da comunidade local e da região, como, também, com artistas de expressão nacional e internacional, das mais diferentes partes do mundo, de diferentes épocas, estilos, gêneros, e etnias.
I/A
A/C
C
Conviver e acessar fontes vivas de produção da arte.
I/A/C
A/C
C
Identificar no cotidiano a produção e produtores artísticos de circulação social em diferentes ambientes.
I/A/C
A/C
C
Ler, apreciar e analisar criticamente diferentes objetos artísticos e manifestações da arte na sociedade.
I/A/C
A/C
C
Conhecer e reconhecer os elementos que constituem as linguagens artísticas a partir da leitura e análise de objetos artísticos.
I/A/C
A/C
C
Conhecer, participar e visitar diferentes dispositivos e equipamentos culturais de circulação da arte e do conhecimento artístico, tais como: teatros, museus, galerias, feiras, ruas, festivais, livrarias, bibliotecas, centros históricos e culturais.
I/A/C
A/C
C
Fazer arte na perspectiva da criação artística como pesquisa e investigação.
I/A/C
A/C
C
Conhecer, vivenciar e interagir com materiais, tecnologias, técnicas, instrumentos e procedimentos variados em artes, experimentando-os de modo a utilizá-lo nos trabalhos pessoais e coletivos de criação artística.
I/A/C
A/C
C
Pesquisar e organizar os diferentes conhecimentos artísticos, a partir de fontes variadas de informações.
I/A/C
A/C
C
Respeitar, conviver, valorizar e dialogar com as diferentes produções artísticas de circulação social.
I/A/C
A/C
C


Referências
Direitos em Linguagem: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : currículo na alfabetização : concepções e princípios : ano 1 : unidade 1 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012.

Direitos em Ciências Naturais e Geografia: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : o trabalho com gêneros textuais na sala de aula : ano 02, unidade 05 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012
Direitos em Arte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : alfabetização para todos : diferentes percursos, direitos iguais : ano 01, unidade 07 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012.