Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

19 de dezembro de 2010

Estou na Menopausa! Afinal, o que é isto??


A menopausa faz parte do vocabulário da saúde feminina quando as mulheres beiram os 50 anos. Se esta palavra pode deixá-la sem saber o que esperar e como agir quando ela dá seus sinais, esta postagem poderá lhe ser interessante.
Muitos sites e blogs dedicados a mulher tratam sobre este assunto e como sou mais uma cujos sinais já se manifestam, resolvi fazer uma pequena pesquisa pela internet e fazer alguns comentários.
Mas afinal, o que é menopausa?.
É uma despedida de determinados aspectos femininos que nos definiam como "mocinhas" mas não a perda da nossa feminilidade. Na verdade, acontece um aprimoramento desta qualidade, porém são os os aspectos negativos que são exaltados como as ondas de calor e outros sintomas debilitantes.
Na sociedade como a nossa a menopausa é muitas vezes interpretada como uma etapa onde a mulher passa a ser vista como improdutiva e deixa aparecer que envelhecemos. Com isto, um sentimento de vazio e inutilidade passa a nos afligir causando muita insegurança.
Muitas informações referentes a esta fase nos são apresentadas, mas é preciso saber filtrar o que existe de mito e verdade.
A primeira coisa que precisamos ter em mente é de que devemos procurar pelo médico que nos acompanha. Ele nos conhece e se por acaso estamos diante de um novo profissional, precisamos ter em mente de que ele é que tem conhecimento sobre o processo de saúde da mulher. Afinal, ele estudou para isto, portanto não tenha medo de perguntar e de fazer todos os comentários que lhe aflige.
A principal característica da menopausa é a parada das menstruações. No entanto, em muitas mulheres, ela se anuncia por irregularidades menstruais, sendo mais ou menos freqüentes e até mesmo hemorragias. Outros sinais e sintomas característicos como os ondas de“calorões” , suores noturnos, ressecamento vaginal e até um menor desejo sexual, são causados pelos esforços que o organismo faz para se adaptar às oscilações dos níveis hormonais que, muitas vezes, são fortemente acentuados por nosso estilo de vida e pelo que comemos, ou que deixamos de comer.
Pesquisas afirmam que o uso da soja na alimentação poderá diminuir tais desconfortos, pois contém flavonóides que são semelhantes ao estrógeno; um hormônio encontrado em maior concentração nas mulheres.
Outras dicas e características de alimentos que deveriam fazer parte da nossa alimentação:
Tomate: sua cor possui o licopeno, um antioxidante que protege as células, evita o envelhecimento precoce e ainda ajuda no sistema imunológico;
Iogurte: (natural) rico em proteínas e cálcio fortalece os ossos e estimula a produção da síntese de colágeno;
Chá verde: auxilia na digestão e ajuda na circulação sanguínea;
Castanha do Pará: possui o selênio, ajuda no funcionamento da tireóide e sistema imunológico;
Azeite de oliva: rico em gorduras boas, ajuda na produção do HLD (colesterol bom)
Vale lembrar que estas são apenas algumas dicas alimentares que auxiliam a saúde feminina, mas que não substituem o acompanhamento de seu ginecologista.
Sendo assim, todas vocês, que como eu, estão entrando nesta nova fase de vida, desejo uma passagem tranquila por ela. Lembrem-se:
Não estamos deixando de ser mulher apenas estamos deixando de ter a capacidade reprodutiva.


Para saber mais visite os sites:
www.gineco.com.brSaúde da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário