Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

26 de janeiro de 2011

Ensino a Distancia: formação com qualidade?

Viajando pelos Blogs, encontrei uma postagem de Carolina Mussoi[1] que achei interessante “Os rumos do Ensino a Distância” de Carlos Alberto Chiarelli [2].
Em 2010 inúmeras publicações divulgaram a informação de que um aluno que cursou a Educação a Distância (EAD) conquistou a maior nota nacional no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enad). Aliás, a média dos alunos da EAD foi maior que a dos presenciais. [...] pode-se dizer que o ensino a distância é um agente eficaz para a inclusão com qualidade. [...] devemos caminhar para igualar oportunidades na sociedade, [...] é previsível que, em pouco tempo, a EAD não será apenas mais uma alternativa, mas, sim, um complemento essencial da metodologia educacional.
(...)
A efetividade do EAD se dá também pela consciência de ações para melhorar a estrutura do método, pelos conteúdos abordados nas disciplinas, pela estruturação de equipes produtivas e do bom uso de recursos tecnológicos.

Dia 18/01 uma amiga se formou em Pedagogia a distância pela UFRGS. Este curso foi oferecido aos professores em exercício na rede pública de ensino do RS. Na forma de projeto especial as turmas iniciaram o curso no segundo semestre de 2006 e no primeiro de 2007.
Também sou formada em Pedagogia pela UFRGS (ago/09), porém na modalidade presencial. Acompanhei algumas atividades que esta amiga realizou e pude fazer  alguns comparativos entre as formas presencial e a distância e como resultado das minhas observações não encontrei falta de qualidade no curso a distância, não devendo em nada para o presencial com disciplinas e atividades bem elaboradas e fundamentadas.

Saliento que tal conceito faz parte de um olhar pessoal e ainda que existam alguns preconceitos com cursos de graduação à distância, em minha opinião, o curso de Pedagogia em EAD da UFRGS, foi planejado e executado com a qualidade que se espera de uma Universidade Federal não devendo em nada para as turmas presenciais.



[1] http://pergaminhodigital.blogspot.com/2011/01/os-rumos-do-ensino-distancia.html  acessado em 26/01/11.
[2] Carlos Alberto Chiarelli é ex-Ministro da Educação, Doutor em Direito e Presidente da Aced (Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância)

23 de janeiro de 2011

Falando sobre SiSU


Muitos estudantes reclamaram da lentidão enfrentada e das dificuldades para acessar o site de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU)., que teve sobrecarregamento.
De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, uma auditoria interna foi aberta para descobrir as causas dos problemas acontecidos nos primeiros dias, mas segundo ele a possível causa da "oscilação na rede" pode ter acontecido por um erro de configuração em uma das máquinas.
O ministro negou porém, qualquer despreparo ou falta de planejamento ou infraestrutura para atender a demanda. O sistema criado no ano passado, recebeu 2 milhões de inscrições nesta edição.
Negações e desculpas a parte, o que mais estudantes é a credibilidade neste sistema, afinal ele define o caminho dos, no mínimo, próximos quatros anos destes estudantes.

Referência: http://www.sidneyrezende.com/noticia