Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

12 de março de 2013

A criança e a música

O ambiente que cerca a criança é rodeado por algum tipo de música, seja ela catada nas brincadeiras, nos eventos sociais como nas festas de aniversário, na mídia radiofônica e televisiva. Desde muito cedo, por volta dos 2 anos e meio de idade, a criança começa a imitar partes das canções que ouve ao seu redor, ainda que balbuciando pedaços de trechos normalmente mais repetidos. Através destas imitações a criança vai construindo significados atribuindo sentido para o conjunto de sons o que lhe permite identificá-los como música diferenciando-os de outros ruídos.
Nos espaços escolares não é diferente. Nestes, também se escuta música, sejam elas utilizadas como fundo ou cantadas pelos alunos nas apresentações dos eventos festivos; ou entoadas na forma de cantigas de roda no intervalo do recreio. E, ao explorarem a música através de brincadeiras e atividades na escola, as crianças compartilham experiências sociais. Para Maffioletti (2004) as brincadeiras retratam nossa cultura e por ser ativa cumpre o papel de satisfazer as necessidades afetivas, intelectuais, morais, sociais dos alunos.
No cotidiano de sala de aula, nos anos iniciais, por exemplo, utiliza-se letras de músicas populares e infantis conhecidas pelas crianças, como apoio para a alfabetização. O uso da música nesta etapa escolar abrange não somente a área da linguagem, mas também as áreas motora, cognitiva, afetiva e psicológica.
Assim desempenhando um importante papel na socialização, promovendo a interação nos movimentos dos corpos, nos jogos simbólicos, nos momentos de brincadeira e no aspecto lúdico das canções entoadas pelas crianças elas vão construindo seu próprio universo de significados, já que deixam de apenas imitar para construir, onde “[...] a dimensão lúdica da música é o elo que socializa e ensina” (MAFFIOLETTI, 2008)

Referências:
MAFFIOLETTI, Leda de A. Cantigas de Roda. Revista Pátio: Educação Infantil. Porto Alegre, RS. Ano II nº 4 (abril/julho) 2004.
________ A dimensão lúdica da música na infância. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Trajetórias, Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre: PUC/RS, 27 a 30 de abril de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário