Tema: O lixo que produzimos
Justificativa : Este tema aborda tópicos como: a vida na escola, os relacionamentos interpessoais, a relação do aluno para com o meio ambiente escolar, em relação ao lixo por ele produzido, e a diversidade dos ecosistemas presentes no pátio da escola.; provendo atividades que favoreçam o reconhecimento do aluno de que ele faz parte de um espaço físico e natural, sendo capaz de sofrer e de fazer mudanças.
Objetivos: Que o aluno: Perceba-se que faz parte de um grupo e que suas ações são capazes de fazer sofrer e de fazer mudanças no espaço físico e social em que vive;
• Possa ter contato com diferentes situações e espaços para que seja capaz de organizar informações de suas observações por meio de desenhos, tabelas, gráficos, esquemas ou textos.
• Expresse-se através da oralidade e escrita de forma integrada, desenvolvendo habilidades de interação e respeito ao seu a ao grau de letramento do grupo;
• Realize atividades que desenvolvam habilidades de motricidade fina e ampla, vivenciando a prática social, assegurando o respeito à diversidade do grupo envolvendo o lúdico, o brincar, interagindo de forma livre e espontânea;
• Manuseie diversos materiais manipuláveis, buscando novos instrumentos de pensamento, desencadeando a aprendizagem de novos conceitos e desenvolvendo o conhecimento lógico-matemático.
Avaliação: Será realizada levando-se em consideração as manifestações orais, comportamentais e todas as formas de expressões tais como: formulação de questionamentos, sínteses, trabalhos e atividades realizadas individualmente ou em grupo.
Metodologia: Para que os objetivos deste projeto sejam alcançados, a metodologia a ser utilizada vem ao encontro de uma aprendizagem que seja significativa aos alunos, levando-se em conta o conhecimento prévio, a observação, a experimentação, a realização de atividades práticas, a criação de hipóteses, o compartilhar de idéias, enfim, uma prática que tenha como base a interação deste aluno com o meio, para que possam refletir que são capazes de sofrer e de fazer mudanças neste espaço físico e social em que vivem.
1. Exploração, leitura e escrita de textos (histórias narrativas, HQs (quadrinhos), listas, panfletos, propagandas,etc.);
2. Observações através de passeios realizados fora da sala de aula;
3. Confecção de materiais com utilização de recicláveis;
4. Exploração de hipóteses que solucionem os problemas observados;
5. Execução de atividades que venham ao encontro das soluções apresentadas.
Desenvolvimento das Atividades
A abordagem do tema terá como início a apresentação de um texto em quadrinhos, tendo como abordagem o lixo.
1) Quadrinhos da Mônica
Foco: Diferenças entre gêneros e portadores de textos (narrativo e com falas – história em quadrinhos), leitura, escrita, interpretação.
Objetivo: Comparar a organização estrutural de um texto narrativo com uma história em quadrinhos, percebendo a escrita das falas através da utilização dos balões; ser capaz de relacionar a história com fatos no seu dia a dia.
Descrição: a) Formação: Individual b) Material: Folha xérox e um painel (para ser acompanhado pela turma) com a história em quadrinhos.
Desenvolvimento: 1º mom. Apresentação de um painel com história escrita na forma narrativa, onde a turma fará a leitura em conjunto.
2º mom.: Entregar para a turma uma folha xerox com a história escrita em quadrinhos, para que sejam feitas as relações entre os gêneros do texto em quadrinhos com o do painel. Os alunos transformarão a história em um livro de quadrinhos.
3º mom.: Após intervenções com os textos, o professor solicitará aos alunos que relatem situações fazendo um paralelo da história com a escola. Escrever em um painel as hipóteses das situações em apresentadas por eles.
Intervenção pedagógica: Utilizando o painel narrativo — Todos os contos são assim? Nesta mesma forma de texto? Alguém conhece uma outra maneira de escrever um conto? Quando aparecem somente personagens conversando, falando entre eles, que tipos de textos vocês conhecem? Se tivéssemos que contar esta história, sem estarmos lendo, como poderíamos contá-la?
— Como podemos transformar o texto em falas dos personagens?Onde escrevemos estas falas? Quando o personagem está pensando como devemos fazer para informar isto? Qual o tipo de balão para informarmos que o personagem está pensando? E se o personagem não está pensando ou falando e o escritor quer contar algo, como ele faz? Como poderíamos informar algo sem que colocássemos em um balão? Ao lermos a história em quadrinhos, poderíamos compara-la com o texto que vimos anteriormente?
— Quais as semelhanças e quais as diferenças das situações que a turma da Mônica enfrentou e as situações dentro da nossa escola? Onde vocês acham que encontramos lixo na nossa escola? Que lixos são estes? Quem os produz?
2) Passeio pela escola
Foco: Escrita, observação, interpretação, organização de relatos e hipóteses.
Objetivo: Observar as áreas coletivas da escola (interna e externa) para que possam identificar os problemas ocorridos no meio escolar referente ao lixo.
Descrição: a) Formação: Grande grupo b) Material: Folha com questionário de observações (individual).
Desenvolvimento: 1º mom.: Exploração do questionário para observações no ambiente escolar.
O que é lixo? Onde é encontrado? Quem o oque o produz? Em que nos afeta? Em que afeta o meio ambiente?
2º mom.: Observação no ambiente escolar: Sala de aula, corredores, banheiros, biblioteca, sala de vídeo, escadaria, refeitório, salas da Direção, supervisão e professores, sala de informática, pátio interno (Ed. Infantil), pátio coberto, ginásio e canchas de esportes, pracinha, pátio descoberto (todos os limites da escola).
Intervenção pedagógica: — Onde encontramos lixo em nossa escola? O que vocês consideram problemas referentes ao lixo? Vamos analisar toda a escola e observar cada cantinho, cada espaço e vamos explorar se o que estaremos vendo é lixo ou não. Vamos tentar saber quem ou o que os produz, como ele nos afeta ou como ele afeta a natureza. Vamos levar um papel para irmos anotando tudo o que vermos.
3) Lista 1 e Lista 2
Foco: Observação, escrita, leitura.
Objetivo: Ser capaz de ordenar e organizar as observações e as hipóteses em uma lista.
Descrição: a) Formação:Grande grupo b) Material: Papel pardo e caneta para painel
Desenvolvimento lista 1: 1º mom.: Exploração oral das observações obtidas no ambiente escolar.
2º mom.: Preenchimento da lista do painel - O que é lixo? Onde é encontrado? Quem o que o produz? Em que afeta o meio ambiente? Em que nos afeta?
Intervenção pedagógica:
— Onde poderemos observar o lixo em nossa escola? O que consideramos lixo? Antes de irmos fazer as observações o que vocês consideraram problemas referentes ao lixo? Vamos analisar as duas listas? Quais as informações que obtivemos na 2ª lista que não constam na 1ª? Qual o lixo e o lugar que mais apareceu em todas as listas da turma.
Lista 2 - 1º mom.: Exploração oral das hipóteses de como solucionar os problemas constatados na escola, referente ao lixo.
2º mom.: Preenchimento da lista no painel – O que poderemos fazer?
Intervenção pedagógica: Analisando cada item da lista, como poderemos solucionar o problema apresentado por vocês?
4) Jogo “Separando lixo”
Foco: leitura, escrita, organização, síntese.Objetivo: Identificar os vários tipos de lixo, sendo capaz de separá-los em orgânico e reciclável.
Descrição: a) Formação: Em pequenos grupos b) Material: Jogo do lixo, garrafas pet, revistas, encartes, cola, tesoura, folha de ofício.
Desenvolvimento: 1º mom.: Cada grupo deverá recortar 05 figuras com vários tipos de alimentos (utilizar encartes de supermercados) e objetos variados (revistas e encartes).
2º mom.: Juntar todas as figuras, separar as repetidas e distribuir novamente aos grupos, que deverão colá-las (uma a uma) em uma garrafa pet cortada ao meio.
Ex.: Figura: Saco de arroz Componentes: Arroz e saco plástico.3º mom.: Listar os componentes da figura em pequenas tiras de papel. E colocar dentro da garrafa com a figura correspondente.
4º mom.: Cada grupo receberá duas figuras de latas de lixo com as indicações “lixo orgânico e “lixo seco”.
Jogo: Colocar todas as garrafas com as figuras para trás. Cada grupo deverá pegar 5 (ou menos, conforme a quantidade de figuras). Deverão colocar as tiras de papel com os componentes descritos em cada lata de lixo.
5º mom.: Após a confirmação de que o grupo soube identificar e separar o “lixo” os alunos farão a sistematização da aprendizagem, escrevendo os conteúdos de cada lixeira no caderno separando-os adequadamente.
Intervenção Pedagógica: — Quais os componentes de cada uma das figuras? O alimento está sendo mostrado em embalagem? Que tipo de embalagem? Em qual lata de lixo colocaríamos os restos de alimento que não comemos em qual lata a embalagem? Quais dos alimentos têm cascas? Como são vendidos nos supermercados? Por que vocês acham que nos supermercados as frutas e legumes são vendidos em embalagens? E as carnes, também são vendidas em embalagens? Alguém conhece um lugar onde vendem frutas, legumes sem embalagem? Antigamente como eram vendidos estes alimentos? Vamos perguntar para nossas mães e nossas avós como eram vendidas as frutas, os legumes, as carnes no tempo em que elas eram crianças?
Obs. Esta última intervenção poderá servir como tema e discutida em sala de aula fazendo uma comparação entre antigamente e hoje. Analisar o avanço tecnológico com a quantidade de lixo que ele terminou produzindo.
5) Lixo Orgânico e Lixo seco
Foco: Observação, exploração oral e escrita.
Objetivo: Analisar os vários tipos de lixos orgânicos e secos, para que possam compreender a reutilização destes após o processo de reciclagem (lixo seco) e compostagem (lixo orgânico).
Descrição: a) Formação: No grande grupo b) Material: Garrafas pet, terra e vários “lixos” (cascas de frutas, folhas secas, papel, sacola plástica, garrafa pet, alumínio, madeira, serragem, restos de alimentos)
Desenvolvimento: 1º mom.: Exploração dos lixos encontrados na escola e identificação de quais poderiam serem aproveitados e de que maneira.
2º mom.: Painel com as idéias dos alunos referente a reciclagem e compostagem.
3º mom.: Experiência: Colocar um tipo de “lixo” em cada garrafa pet com terra. Analisar por um período de tempo cada transformação ocorrida (ou não) com os “lixos” colocados nas garrafas.
4º mom.: Fazer anotações das observações para que no final do período as respostas sejam comparadas, analisadas chegando a uma síntese do comportamento de cada material enterrado.
6) Fazendo uma composteira
Foco: observação, topologia, sistema de medidas, separação e aproveitamento do lixo orgânico,
Objetivo: Compreender o ciclo da matéria orgânica na natureza, para que possam construir uma composteira e fazer aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos na escola
Descrição: a) Formação: Individual e no grande grupo b) Material: Pá, caixas de madeira, terra (pesquisar como se faz uma compostagem caseira).
Obs.:Esta atividade poderá ser realizada depois da experiência com os vários tipos de lixo.
Desenvolvimento: 1º mom.: Entregar aos alunos uma folha com informações do que é uma compostagem. Explorar o texto fazendo comparações com as observações da experiência anterior.
2º mom.: Fazer uma composteira de caixa utilizando o material orgânico produzido na escola.
Obs.: Esta atividade poderá contar com o envolvimento das outras séries. Para isto os alunos participantes deste projeto farão apresentações da proposta incentivando a cooperação dos colegas da Escola.
O adubo produzido poderá ser utilizado em pequenos vasos onde cada aluno poderá plantar uma hortaliça e no final, ao levare-na para casa, levarem também a “idéia” de compostagem.
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