Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

30 de setembro de 2010

Projeto Brincadeias 1

Este é um projeto de curta duração (dois dias), podendo ser utilizado como apresentação inicial para um trabalho mais amplo que envolva o tema abordado.

Tema: Brincadeiras de ontem e de hoje
Objetivo: Reconhecer através de relatos, brincadeiras que eram realizadas no passado, percebendo sua permanência ou sua extinção nos dias atuais;
Reconhecer nas brincadeiras atuais características das realizadas no passado, compreendendo que as mesmas eram apreciadas pelas crianças da época, independente das opiniões atuais que fazemos delas.

Desenvolvimento:
Apresentação da imagem do quadro de Brueghel, Jogos infantis, de 1560 – Neste quadro são retratados 250 personagens em 84 brincadeiras.
• Exploração da figura: Quais brincadeiras encontramos?
• Listagem das brincadeiras comentadas pelos alunos – painel.
• Quais destas, ainda hoje brincamos? Quais destas brincadeiras têm alguma semelhança com as de hoje?
• Pesquisa com familiares ou vizinhos - Quais as brincadeiras que realizavam quando eram crianças? - Solicitar fotos ou gravuras de épocas.
• Exploração da pesquisa através de relatos.
• Fazer uma linha de tempo de fotos, gravuras e relatos de brincadeiras.
• Construir brincadeiras e brinquedos utilizando material reciclável, associando com as do passado.

     A proposta deste projeto visa a compreensão do  aluno de que,  independente da época e dos avanços tecnológicos que usufruímos atualmente, cada brinquedo ou brincadeira realizada no passado era construída e feita para prazer e diversão para aquele grupo específico que a realizava. Da mesma forma  que as brincadeiras e brinquedos atuais também farão parte de um passado.  E, de que seus avós quando crianças, apesar de não possuírem um videogame ou um computador, eles se divertiam e tinham prazer nas brincadeiras que realizavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário