Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

13 de março de 2011

Ditados diferentes!

O ditado não precisa ser realizado sempre da mesma forma: o professor lerá  as palavras  e o aluno deverá escrevê-la.
Postei algumas maneiras de se fazer ditados de uma forma diferente! Bom trabalho!

(*)Variação de ditados interativos O ditado interativo implica problematizar a grafia das palavras: letra/dígrafo que gerou dúvida, confusão; implica, às vezes, consulta ao dicionário.. Podemos ditar palavras e frases, porém devemos cuidar a quantidade. O importante é a qualidade da exploração.

DITADO 1 – Frase
A professora dita a frase:
Uma menina caiu no pátio da escola.
Intervenção: quantas palavras há na frase que eu ditei?
Indicar no quadro as lacunas de acordo com o número de palavras da frase.
Explorar palavra por palavra, inclusive letra maiúscula inicial e pontuação.
Como escrevo a palavra “menina”?
Se alguém errasse, como poderia ser essa escrita?
E assim sucessivamente com cada palavra.
Obs.: Usar palavras significativas dos textos trabalhados

DITADO 2: Mudo com letra
Mostrar uma letra e os aluno deverá escrever uma palavra com a letra indicada
                    Mudo com objetos
Pequenos objetos retirados de um saco, caixa ou baú. Escrever as palavras correspondentes aos objetos.

DITADO 3: Autoditado
A  partir de campos semânticos variados (um campo escolhido de cada vez).
Exemplo:
Palavras: tristes; alegres; quentes; frias; que lembram futebol, escola, bairro, cidade, mar, Verão, Inverno... Ditado de frutas, de peças do vestuário, de partes do corpo...
Obs.: Interessante mostrar a eles a diversidade de idéias após a escrita. A professora pode escolher algumas para explorar a grafia no quadro. Após dar um tempo (1min) suspender a escrita com palmas.

DITADO 4:Apagão:
A professora escreve a palavra no quadro e, em seguida, apaga para os alunos escreverem a palavra retirada cuja grafia ficou na memória.

DITADO 5: Imagens interessantes:
Os alunos escrevem palavras que inferiram da imagem apresentada. Podem incluir sensações, sentimentos. Poderá ser entregue  uma imagem para cada aluno.

DITADO 6: De sílabas:
Mostrar uma sílaba em cartela. Os alunos deverão escrever uma palavra que contenha essa sílaba.
Poderá ser utilizada  uma cartela na qual falta apenas uma sílaba da palavra.

DITADO 7:  Palavras inventadas
Mostrar cartelas com  as  palavras  com as sílabas ou letras fora de ordem. Conter  uma regularidade trabalhada antes (letra R, por exemplo):    ripote; micarrapo; tarpidaco; Henropato; cranolito

DITADO 8:  Focalizado:
Escrever letras ou dígrafos no quadro. Avisar que nas palavras ditadas sempre vai aparecer a letra ou dígrafo indicado no quadro: palavras com “gu”, “ch”, “rr”, ‘qu”, “lh”, “nh”, “ss,” “ç”, m/p e m/b,  etc.
Ex. guerra, guitarra, Guilherme, seguir, conseguir, esguichar, guia, preguiça, gueto. *Analisar por que motivo é necessário o dígrafo.

DITADO 9:  Números
Mostrar a palavra por extenso e os alunos escreverão o numeral correspondente.  E vice-versa.

(*) Retirado do material didático recebido na Oficina de Linguagem FACED/UFRGS. Prof. Maria Izabel Dalla Zen. 

10 de março de 2011

Planejamento semanal: alfabetização

Sugestão de um planejamento semanal para uma turma de alfabetização
Segunda:
Apresentação de um pequeno texto:
Poderá ser escrito no papel pardo ou  no quadro, lido para a turma(pelo prof ou aluno) 
Lista de palavras: Exploração oral (alunos) sobre o texto lido – contar a história com suas palavras.
Escrita das palavras no quadro – . As palavras são “escolhidas” por eles que também poderão escrevê-las no quadro de giz, onde serão corrigidas pela turma. Colocar todas as palavras que  falarem e salientar somente 10.
Trabalhar oralmente estas palavras – Primeiro escrita inteira e depois particionada em silabas. Não precisa trabalhar todas as palavras, somente aquelas que o professor achar mais necessária para a aprendizagem de toda a  turma para que seja feito uma  lista escrita pelos alunos destas palavras. SEMPRE de forma lúdica, brincando com as palavras.

 Terça:
Retomada das palavras. Cartaz com as palavras. Atividades relacionadas: Bingo, charadinha, escrita de pequenas frases, completar frases, diferentes ditados, cruzadinhas, cruzadão, etc. – no máximo duas atividades.
Atividade matemática: “Puxar um gancho” com o trabalho anterior. Não precisa especificar que será atividade matemática. Procurar fazer a última atividade dos alunos posicionados conforme será o trabalho de matemática. Sugestão: trabalho em pequenos grupos. É mais rápido e organizado.

Quarta:
Retomada da atividade matemática. Lembrar exercício anterior. E entregar uma atividade de sistematização, sem que a presença do professor seja necessária, para que neste momento cada grupo possa ser atendido enquanto o resto da turma faz uma atividade. Sugestão: Utilizar folhinhas com atividades diferenciadas atendendo as necessidades individuais. 
Retomada do texto: Atividade com as palavras. Ver exemplos de atividades da segunda.

Quinta:
Retomada das palavras e atividades individuais. Folhinhas de sistematização das palavras trabalhadas durante a semana.
Retomada em matemática. Jogos ou folhinhas matemáticas.
Neste dia poderá ser feito no final da aula um ditado avaliação das  palavras do “Baú”.  As mesmas poderão ser sorteadas ou não. O professor falará as palavras.

Sexta:
Retomada de algumas palavras para que sejam colocadas no "Baú" de palavras. Neste momento o professor poderá retirar as “palavras da semana”, explorar rapidamente com a turma e colocá-las no Baú. Sugestão: Fazer um ditado avaliação utilizando-se das palavras retiradas do texto da semana e de outros textos trabalhados anteriormente.
Antes do final da aula fazer uma breve retomada das aprendizagens construídas. Este é um bom momento para toda a turma relatar as atividades ou momentos marcantes que aconteceram durante a semana.

Momento do conto na sala ou na Biblioteca: Leitura de literatura (livre ou contada pelo professor). Procurar  Não utilizar esta leitura como base do  trabalho a ser realizado em sala de aula (texto de base), mas explorar a interpretação da história lida: O que os alunos entenderam da história? Como iniciou? Quem são os personagens? O que aconteceu? Como terminou? Explorar esta leitura de forma lúdica.

Todas as atividades deverão ser criadas com objetivos. É preciso saber: Por que dar esta atividade e não aquela? O trabalho de alfabetização é interdisciplinar pois podemos escolher vários textos contendo todos os conteúdos, suportes e gêneros a serem trabalhados. O que vai diferenciar é o objetivo de cada atividade.
PROCURAR TRABALHAR O MAIS LÚDICO E DIVERTIDO POSSÍVEL. 
Isto não quer dizer que não tenhamos que exigir limites e trabalhá-los dia a dia. Todos os dias, todos os meses e todo o ano. Isto é  Educar!  – Ensinar sem perder a ternura jamais.

Projeto global - Para 2º ano

PROJETO VIDA


Para uma turma de 2ª ano com duração de 1 ano
Justificativa: Projeto amplo onde poderemos trabalhar todas as formas de interação entre o homem com ele mesmo e o meio ambiente em todos os aspectos, entendendo que cada ser é um elemento capaz de possibilitar transformações:  naturais, físicas e históricas.

Objetivo: Possibilitar a apreensão do processo de autoconstrução dos homens através de estudo das relações dos homens com seu espaço e tempo, percebendo-se como um agente histórico, sabendo que suas ações e relações não são únicas e isoladas e que estas desencadeiam modificações no meio e no tempo onde está inserido.
Será subdividido em temas (subprojetos) tendo a VIDA como “eixo norteador”.

Avaliação: Constante, em sala de aula pelos trabalhos executados em grupo, duplas ou individuais; em casa através da entrega de atividades como “tema de casa” e no âmbito social, em qualquer saída sugerida e acompanhada pelo professor para fora dos muros da escola.

Metodologia: Como forma de atender a todos os objetivos propostos para o ano, a ação pedagógica será realizada de forma interdisciplinar. Os procedimentos que nortearão a ação pedagógica serão:
·     Reflexão sobre a leitura e escrita (linguagem e matemática);
·    Exploração oral sobre os diversos temas abordados em sala de aula, com base nos
·    Exploração de situações problemas e desenvolvimento de estratégias de soluções;
·    Realização de simulações, tentativas e formulação de hipóteses;
·   Experimentação das hipóteses apresentadas, utilizando-se como referência as aprendizagens adquiridas em aula e o conhecimento prévio individual;
·   Compreensão de aspectos históricos do homem e das relações entre eles e o meio ambiente;
·   Confecção e utilização de cartazes, maquetes, e qualquer outro material e apoio pedagógico que for necessário;
·   Análise e sistematização de informações dos estudos apresentados;
·   Execução de atividades de avaliação