Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

13 de março de 2011

Ditados diferentes!

O ditado não precisa ser realizado sempre da mesma forma: o professor lerá  as palavras  e o aluno deverá escrevê-la.
Postei algumas maneiras de se fazer ditados de uma forma diferente! Bom trabalho!

(*)Variação de ditados interativos O ditado interativo implica problematizar a grafia das palavras: letra/dígrafo que gerou dúvida, confusão; implica, às vezes, consulta ao dicionário.. Podemos ditar palavras e frases, porém devemos cuidar a quantidade. O importante é a qualidade da exploração.

DITADO 1 – Frase
A professora dita a frase:
Uma menina caiu no pátio da escola.
Intervenção: quantas palavras há na frase que eu ditei?
Indicar no quadro as lacunas de acordo com o número de palavras da frase.
Explorar palavra por palavra, inclusive letra maiúscula inicial e pontuação.
Como escrevo a palavra “menina”?
Se alguém errasse, como poderia ser essa escrita?
E assim sucessivamente com cada palavra.
Obs.: Usar palavras significativas dos textos trabalhados

DITADO 2: Mudo com letra
Mostrar uma letra e os aluno deverá escrever uma palavra com a letra indicada
                    Mudo com objetos
Pequenos objetos retirados de um saco, caixa ou baú. Escrever as palavras correspondentes aos objetos.

DITADO 3: Autoditado
A  partir de campos semânticos variados (um campo escolhido de cada vez).
Exemplo:
Palavras: tristes; alegres; quentes; frias; que lembram futebol, escola, bairro, cidade, mar, Verão, Inverno... Ditado de frutas, de peças do vestuário, de partes do corpo...
Obs.: Interessante mostrar a eles a diversidade de idéias após a escrita. A professora pode escolher algumas para explorar a grafia no quadro. Após dar um tempo (1min) suspender a escrita com palmas.

DITADO 4:Apagão:
A professora escreve a palavra no quadro e, em seguida, apaga para os alunos escreverem a palavra retirada cuja grafia ficou na memória.

DITADO 5: Imagens interessantes:
Os alunos escrevem palavras que inferiram da imagem apresentada. Podem incluir sensações, sentimentos. Poderá ser entregue  uma imagem para cada aluno.

DITADO 6: De sílabas:
Mostrar uma sílaba em cartela. Os alunos deverão escrever uma palavra que contenha essa sílaba.
Poderá ser utilizada  uma cartela na qual falta apenas uma sílaba da palavra.

DITADO 7:  Palavras inventadas
Mostrar cartelas com  as  palavras  com as sílabas ou letras fora de ordem. Conter  uma regularidade trabalhada antes (letra R, por exemplo):    ripote; micarrapo; tarpidaco; Henropato; cranolito

DITADO 8:  Focalizado:
Escrever letras ou dígrafos no quadro. Avisar que nas palavras ditadas sempre vai aparecer a letra ou dígrafo indicado no quadro: palavras com “gu”, “ch”, “rr”, ‘qu”, “lh”, “nh”, “ss,” “ç”, m/p e m/b,  etc.
Ex. guerra, guitarra, Guilherme, seguir, conseguir, esguichar, guia, preguiça, gueto. *Analisar por que motivo é necessário o dígrafo.

DITADO 9:  Números
Mostrar a palavra por extenso e os alunos escreverão o numeral correspondente.  E vice-versa.

(*) Retirado do material didático recebido na Oficina de Linguagem FACED/UFRGS. Prof. Maria Izabel Dalla Zen. 

4 comentários:

  1. Anônimo8/3/13

    Amei esses ditados diferentes.... vou utilizá-los em minhas aulas... obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16/2/14

    Gostei dessas sugestões. Bem criativas, vou utilizá-las

    ResponderExcluir
  3. Anônimo24/8/15

    Criatividade é tudo, parabéns.

    Certamente usarei com meus alunos, adorei.

    Grata desde já.

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, trabalho com Eja e esses ditados tem dado muito certo. Obrigada.

    ResponderExcluir