Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

10 de março de 2011

Planejamento semanal: alfabetização

Sugestão de um planejamento semanal para uma turma de alfabetização
Segunda:
Apresentação de um pequeno texto:
Poderá ser escrito no papel pardo ou  no quadro, lido para a turma(pelo prof ou aluno) 
Lista de palavras: Exploração oral (alunos) sobre o texto lido – contar a história com suas palavras.
Escrita das palavras no quadro – . As palavras são “escolhidas” por eles que também poderão escrevê-las no quadro de giz, onde serão corrigidas pela turma. Colocar todas as palavras que  falarem e salientar somente 10.
Trabalhar oralmente estas palavras – Primeiro escrita inteira e depois particionada em silabas. Não precisa trabalhar todas as palavras, somente aquelas que o professor achar mais necessária para a aprendizagem de toda a  turma para que seja feito uma  lista escrita pelos alunos destas palavras. SEMPRE de forma lúdica, brincando com as palavras.

 Terça:
Retomada das palavras. Cartaz com as palavras. Atividades relacionadas: Bingo, charadinha, escrita de pequenas frases, completar frases, diferentes ditados, cruzadinhas, cruzadão, etc. – no máximo duas atividades.
Atividade matemática: “Puxar um gancho” com o trabalho anterior. Não precisa especificar que será atividade matemática. Procurar fazer a última atividade dos alunos posicionados conforme será o trabalho de matemática. Sugestão: trabalho em pequenos grupos. É mais rápido e organizado.

Quarta:
Retomada da atividade matemática. Lembrar exercício anterior. E entregar uma atividade de sistematização, sem que a presença do professor seja necessária, para que neste momento cada grupo possa ser atendido enquanto o resto da turma faz uma atividade. Sugestão: Utilizar folhinhas com atividades diferenciadas atendendo as necessidades individuais. 
Retomada do texto: Atividade com as palavras. Ver exemplos de atividades da segunda.

Quinta:
Retomada das palavras e atividades individuais. Folhinhas de sistematização das palavras trabalhadas durante a semana.
Retomada em matemática. Jogos ou folhinhas matemáticas.
Neste dia poderá ser feito no final da aula um ditado avaliação das  palavras do “Baú”.  As mesmas poderão ser sorteadas ou não. O professor falará as palavras.

Sexta:
Retomada de algumas palavras para que sejam colocadas no "Baú" de palavras. Neste momento o professor poderá retirar as “palavras da semana”, explorar rapidamente com a turma e colocá-las no Baú. Sugestão: Fazer um ditado avaliação utilizando-se das palavras retiradas do texto da semana e de outros textos trabalhados anteriormente.
Antes do final da aula fazer uma breve retomada das aprendizagens construídas. Este é um bom momento para toda a turma relatar as atividades ou momentos marcantes que aconteceram durante a semana.

Momento do conto na sala ou na Biblioteca: Leitura de literatura (livre ou contada pelo professor). Procurar  Não utilizar esta leitura como base do  trabalho a ser realizado em sala de aula (texto de base), mas explorar a interpretação da história lida: O que os alunos entenderam da história? Como iniciou? Quem são os personagens? O que aconteceu? Como terminou? Explorar esta leitura de forma lúdica.

Todas as atividades deverão ser criadas com objetivos. É preciso saber: Por que dar esta atividade e não aquela? O trabalho de alfabetização é interdisciplinar pois podemos escolher vários textos contendo todos os conteúdos, suportes e gêneros a serem trabalhados. O que vai diferenciar é o objetivo de cada atividade.
PROCURAR TRABALHAR O MAIS LÚDICO E DIVERTIDO POSSÍVEL. 
Isto não quer dizer que não tenhamos que exigir limites e trabalhá-los dia a dia. Todos os dias, todos os meses e todo o ano. Isto é  Educar!  – Ensinar sem perder a ternura jamais.

2 comentários:

  1. Anônimo2/3/13

    Parabéns pelas estratégias apresentadas!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15/10/16

    Parabéns! Amei as sugestões.

    ResponderExcluir