Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

23 de abril de 2011

Estudante que desrespeitar professor poderá ser punido!

15/4/2011 9:40,  Redação, com Agência Câmara - de Brasília
 
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.
Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente.
A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante.
De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

9 de abril de 2011

Tragédia no RJ

Quando liguei a TV na manhã do dia 07, fiquei perplexa. Por segundos acreditei estar assistindo uma noticia dos EUA ou da Europa. Parece que noticiário de jovens entrando nas escolas e comentando assassinatos de forma brutal, só ocorre no exterior.
Infelizmente eu estava enganada...
No noticiário comentou-se que o atirador fora estudante da escola, nunca havia repetido o ano e sem relatos de apresentar dificuldades de aprendizagem  acentuadas.
Seria ele um aluno quieto tanto quanto era como adulto?....
Notamos as crianças agitadas, sem disciplina, repetentes, brigonas... Esquecemos de perceber os silenciosos, aqueles que parecem não estarem presentes na sala. Estes não "incomodam"! Conseguimos "dar aula"...
A tragédia no RJ me faz refletir sobre estas outras crianças, as "não perceptíveis"...
Esperamos atitudes de agressão e violência de estudantes “mal comportados”, com dificuldades na aprendizagem, repetentes, sem qualquer estrutura familiar, mas não dos “silenciosos”....
É impossível deixar de se envolver emocionalmente com esta tragédia!

Curso: Fonológica e Letramento

FONOLÓGICA E LETRAMENTO
Um trabalho para o desenvolvmento da leitura e da escrita criativas
Objetivos: Contribuir para a compreensão da consciência fonológica e sua relação com a aquisição da leitura e da escrita.
Público alvo: Acadêmicos e Profissionais: professores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e demais interessados.
Programa:· Dia: 15/04 – Aprendizagem
· Dia: 29/04 – Alfabetização e Letramento
· Dia: 06/05 – Hipóteses da escrita; Análise de modelos de escrita
· Dia: 13/05 – Leitura; O trabalho integrado entre escola e família
· Dia: 20/05 – Dificuldades e transtornos de aprendizagem; Estratégias para a sala de aula
· Dia: 27/05 – Avaliação e tratamento
· Dia: 03/06 – Consciência fonológica: princípios básicos, alfabetização e letramento
· Dia: 10/06 – Consciência fonológica e a educação infantil, ensino fundamental e EJA
· Dia: 17/06 – A consciência fonológica em sala de aula: passo-a-passo de um trabalho didático interdisciplinar
· Dia: 01/07 – A construção de materiais para sala de aula e terapia
Ministrante: Profª. Esp. Robianca Munaretti – Graduada em Fonoaudiologia, Psicopedagoga e Especialista em Saúde Pública
Local: ULBRA/Canoas Sala/Auditório: 130 Prédio: 6
Data: 15/04 a 01/07/2011          Horário: 18h às 22h
Carga horária: 40 h/a           Investimento: R$ 120,00
Turmas: 25 alunos no máximo
Contato: Robianca Munaretti - Fonoaudióloga - Psicopedagoga
(51) 8129.0450         (51) 8507.3983

História e Educação - Ciclo de Cinema na UFRGS-

Vale a pena conferir!
“VIDA É JOGO, JOGO É HISTÓRIA! ESPORTE E CIVILIZAÇÃO”
Ciclo De Cinema, História e Educação -Sala Redenção - Cinema Universitário - UFRGS
De 16 de Abril a 25 de junho de 2011     Sábados às 15h:30min.
Curso de Extensão + Certificado R$ 20,00
Inscrições: dia 15/04, das 17 h as 20h e Sábado dia 16/04 a partir das 14 h - Salão de Atos UFRGS
Programação:
16/4     1) Camelos, carneiros e cavaleiros: civilização ou Barbárie?
Os cavaleiros do Buskashi (The Horsemen). 1971.
Comentadores: Cesar Augusto Barcellos Guazzelli e José Rivair Macedo
30/4      2) Boxe, Guerra Fria e Rocky Balboa: a ideologia e o golpe numa era.
Rocky IV 1985.
Comentadores: Fatimarlei Lunardelli e Charles Sidarta Machado Domingos
07/5     3) Por trás das linhas de cal surge os caminhos do nacionalismo alemão: passado, presente e futuro pelo cinema.
O Milagre de Berna (Das Wunder von Bern). 2003.
Comentadores: Gerson Fraga e Maurício Borsa
14/5     4) A classe operária ‘não’ vai ao paraíso: o futebol no mundo globalizado.
A procura de Eric (Looking for Eric) 2009.
Comentadores: Luis Augusto Fischer e Rafael Hansen Quinsani
21/5     5) “Os seus, os meus os nossos”: mito, esporte e os ídolos na vida cotidiana.
O caminho de San Diego (El camino de San Diego). 2005.
Comentadores: Arlei Damo e Álvaro Klafke
28/5     6) As cores da civilização: EUA, que país é este?
Homens Brancos Não Sabem Enterrar (White Men Can’t Jump). 1992.
Comentadores: Nilza Silva e Walter Güinter Lippold
04/6     7) A inocência da civilização: o esporte na Belle Époque.
Carruagens de fogo (Chariots of fire). 1981.
Comentadores: Carla Brandalise e Miguel Stédile
11/6     8) O medo do esporte: os descaminhos da civilização
Munique (2005).
Comentadores: Christian Karam e Diorge Konrad
18/6 9) “Invicto mas inacabado”: esporte e Apartheid na África do Sul
Invictus (Invictus). 2009.
Comentadores: Luiz Dario Teixeira Ribeiro e Jéferson Garcia
25/6     10) A disputa no(do) futuro: civilização ou Barbárie?
Rollerball – Os Gladiadores do Futuro (Rollerball). 1975.
Comentadores: Cesar Augusto Barcellos Guazzelli e José Orestes Beck
Visite nosso blog e confira diversas atrações:
E-mail: cicloesportecinemaufrgs@gmail.com

3 de abril de 2011

Comentário sobre leituras

Tendo como finalidade o aluno desenvolver habilidade de reflexão em busca de uma resposta, interpretação, análise e de síntese, o professor deveria introduzir nos planejamentos de aula atividades que contemplem diferentes leituras. Temos acesso  a uma diversidade de gêneros de todos os tipos textuais – Narração, Descrição, Argumentação, Injunção e Exposição - sejam eles oriundos de um livro escrito ou de um suporte eletrônico, ajuda-nos, como diz Hernández (1998. p. 69), a criar atividades que: “[...] apresentem novidades, proponham perguntas, sugiram paradoxos, de forma que permita ao aluno ir criando novos conhecimentos.”
A produção textual coletiva, além da interação proporciona oportunidades de questionamentos e levantamento de hipóteses da melhor forma de se contar, com suas palavras, a história escutada, de maneira que qualquer pessoa ao lê-la poderia entendê-la.