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12 de setembro de 2012

Projeto de Oficinas de Apoio aos Anos Iniciais

Este projeto foi elaborado como proposta de apoio para uma escola na cidade de Porto Alegre. Minha intenção em postá-lo é de o mesmo servir como sugestão de ações pedagógicas a serem realizadas com os anos iniciais.

Projeto de Oficinas de Apoio aos Anos Iniciais
Justificativa:
         Sob a perspectiva de totalidade de ação entre as turmas do currículo e baseando-se na idéia de integração de conhecimento e importância de se levar em conta a realidade do aluno, este projeto tem como proposta a criação de oficinas que favoreçam a diversidade dos estudantes, contemplando diferentes áreas do conhecimento. As mesmas foram organizadas com propostas globalizantes, interdisciplinares e de caráter flexível.

·         Oficina de Leitura

A alfabetização é um processo que não se esgota nos três primeiros anos iniciais da Educação Fundamental onde as capacidades linguísticas e comunicativas se desenvolvem ao longo de todo o processo de escolarização e das necessidades da vida social de cada aluno.

A leitura é mais que decifrar, é atribuir sentido para algo que esta sendo lido, como salienta Jolibert (1994)[1], faz-se a leitura desde um nome em uma placa de rua até um livro, passando pelos cartazes, por embalagens, reportagens em jornais, panfletos de propagandas, enfim, em vários suportes.

Para construir um sentido para o texto, devemos questioná-lo e isto ocorre partindo dos indícios que vão desde as ilustrações até o formato e a cor, passando, entre outros pelas palavras e que, de todo o modo, estão muito ligado ao contexto no qual tais escritos são encontrados.  A interpretação ou o sentido deste texto inicia muito antes de começar a lê-lo, pois ao ser anunciado sua leitura, a partir do título, do autor, do gênero, da imagem da capa, ou de outro aspecto que a criança utilizará como indício de leitura, criará hipóteses do que vai escutar.

Sendo assim a proposta desta oficina, além de favorecer o contato dos alunos com uma variedade de gêneros e de portadores de textos e, através desta interação, fortalecer a capacidade de pensar do aluno, para que seja efetivada a base sobre a qual se assentarão novas aprendizagens, as leituras promoverão criatividade, criticidade e  sensibilidade, já que ao se brincar com as palavras, permitirá à criança, perceber as várias possibilidades semânticas, sintáticas e fonéticas da língua materna.

A metodologia a ser utilizada será a de exploração de diferentes gêneros e tipos de textos, em momentos de “contação de histórias” a serem realizados com todas as turmas do currículo, independente das necessidades de aprendizagem específicas de cada aluno, utilizando-se do espaço da Biblioteca ou outros do ambiente escolar.

·         Oficina de Artes:

Por entender que toda criança é dotada naturalmente de potencial criador, e de que ao incentivá-las adequadamente propondo-lhes atividades que permeiam o lúdico, esta proposta de uma oficina de Artes, além de promover aos educandos uma melhor organização e compreensão do espaço em que estão inseridos, desenvolverá o processo criativo de cada aluno.

O trabalho com artes, segundo o PCN (1997), “[...] desenvolve a sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.”

Como metodologia, a proposta desta oficina é desenvolver atividades plásticas, tais como colagens, pinturas, dobraduras, esculturas, maquetes, etc., utilizando-se de materiais disponíveis no ambiente escolar e de materiais recicláveis como as “sucatas”.

Os projetos serão desenvolvidos com ações que levem a um objetivo pedagógico, com a participação de todos os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no ambiente escolar em conformidade com a professora titular de cada turma.

·         Oficina de Informática

Desde que acordamos passamos o dia utilizando-nos de ferramentas tecnológicas. O meio de estarmos em contato com o mundo mudou e percebemos que nossas crianças nasceram em um tempo onde se tem acesso a informação quase, senão ao mesmo tempo em que os fatos ocorrem.

Para Moran (2007) [2]  “A educação é um processo de construção da consciência crítica [...]que começa com a problematização dos dados que nos chegam direta e indiretamente[...]"

Assim, a proposta desta Oficina de Informática é unir "máquinas" e "homens" a favor de um trabalho que tenha como objetivo a autonomia e responsabilidade, favorecendo a formação de cidadãos críticos, onde o aluno exercitará sua autonomia ao procurar por novas aprendizagens com autoria, e sua responsabilidade ao aplicar estas aprendizagens no seu dia a dia, já que a utilização das tecnologias de informação e comunicação no âmbito escolar, imprime na educação uma modernização, favorecendo a presença de um aluno mais participativo do seu processo de aprendizagem.

Contudo, não basta que os alunos utilizem a informática como uma simples extensão da sala de aula sem qualquer contextualização com as ações que já vem sendo desenvolvidas.  Assim, as atividades desta oficina terão como objetivo a interação dos educandos com as ferramentas tecnológicas, criando um diálogo com seus saberes, pois ao se confrontarem com diferentes hipóteses têm as possibilidades de criar respostas para suas dúvidas e anseios.

O uso da informática como uma ferramenta pedagógica, terá como função maior   construir um aluno com autonomia do querer conhecer, saindo da simples digitação e partindo para a autoria; deixando de simplesmente recortar e copiar, para poder criar um texto, uma informação ou um imagem. Este conhecimento construído em sala de aula possibilitará ir além dos muros da escola e a utilização da tecnologia digital servirá a sociedade como um todo.

[1] JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artmed, 1994.
[2] MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm Acessado em 5 de julho de 2011.

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