Este projeto foi elaborado como proposta de apoio para uma escola na cidade de Porto Alegre. Minha intenção em postá-lo é de o mesmo servir como sugestão de ações pedagógicas a serem realizadas com os anos iniciais.
Projeto de Oficinas de Apoio aos Anos Iniciais
Justificativa:
Sob a
perspectiva de totalidade de ação entre as turmas do currículo e baseando-se na
idéia de integração de conhecimento e importância de se levar em conta a realidade
do aluno, este projeto tem como proposta a criação de oficinas que favoreçam a
diversidade dos estudantes, contemplando diferentes áreas do conhecimento. As
mesmas foram organizadas com propostas globalizantes, interdisciplinares e de
caráter flexível.· Oficina de Leitura
A alfabetização é um processo que não se esgota nos três
primeiros anos iniciais da Educação Fundamental onde as capacidades
linguísticas e comunicativas se desenvolvem ao longo de todo o processo de
escolarização e das necessidades da vida social de cada aluno.
A leitura é mais que decifrar, é atribuir sentido para
algo que esta sendo lido, como salienta Jolibert (1994)[1],
faz-se a leitura desde um nome em uma placa de rua até um livro, passando pelos
cartazes, por embalagens, reportagens em jornais, panfletos de propagandas,
enfim, em vários suportes.
Para construir um sentido para o texto, devemos
questioná-lo e isto ocorre partindo dos indícios que vão desde as ilustrações
até o formato e a cor, passando, entre outros pelas palavras e que, de todo o
modo, estão muito ligado ao contexto no qual tais escritos são encontrados. A interpretação ou o sentido deste texto
inicia muito antes de começar a lê-lo, pois ao ser anunciado sua leitura, a
partir do título, do autor, do gênero, da imagem da capa, ou de outro aspecto
que a criança utilizará como indício de leitura, criará hipóteses do que vai
escutar.
Sendo assim a proposta desta oficina, além de favorecer
o contato dos alunos com uma variedade de gêneros e de portadores de textos e,
através desta interação, fortalecer a capacidade de pensar do aluno, para que
seja efetivada a base sobre a qual se assentarão novas aprendizagens, as
leituras promoverão criatividade, criticidade e
sensibilidade, já que ao se brincar com as palavras, permitirá à
criança, perceber as várias possibilidades semânticas, sintáticas e fonéticas
da língua materna.
A metodologia a ser utilizada será a de exploração de
diferentes gêneros e tipos de textos, em momentos de “contação de histórias” a
serem realizados com todas as turmas do currículo, independente das
necessidades de aprendizagem específicas de cada aluno, utilizando-se do espaço
da Biblioteca ou outros do ambiente escolar.
· Oficina de Artes:
Por entender que toda criança é dotada naturalmente de potencial
criador, e de que ao incentivá-las adequadamente propondo-lhes atividades que
permeiam o lúdico, esta proposta de uma oficina de Artes, além de promover aos
educandos uma melhor organização e compreensão do espaço em que estão
inseridos, desenvolverá o processo criativo de cada aluno.
O trabalho com artes, segundo o PCN (1997), “[...]
desenvolve a sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas
artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e
pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.”
Como metodologia, a proposta desta oficina é desenvolver
atividades plásticas, tais como colagens, pinturas, dobraduras, esculturas,
maquetes, etc., utilizando-se de materiais disponíveis no ambiente escolar e de
materiais recicláveis como as “sucatas”.
Os projetos serão desenvolvidos com ações que levem a um
objetivo pedagógico, com a participação de todos os alunos dos anos iniciais do
Ensino Fundamental, no ambiente escolar em conformidade com a professora
titular de cada turma.
· Oficina de Informática
Desde que acordamos passamos o dia utilizando-nos de
ferramentas tecnológicas. O meio de estarmos em contato com o mundo mudou e
percebemos que nossas crianças nasceram em um tempo onde se tem acesso a informação
quase, senão ao mesmo tempo em que os fatos ocorrem.
Para Moran (2007) [2] “A educação é um processo de construção da
consciência crítica [...]que começa com a problematização dos dados que nos
chegam direta e indiretamente[...]"
Assim, a proposta desta Oficina de Informática é unir
"máquinas" e "homens" a favor de um trabalho que tenha como
objetivo a autonomia e responsabilidade, favorecendo a formação de cidadãos
críticos, onde o aluno exercitará sua autonomia ao procurar por novas
aprendizagens com autoria, e sua responsabilidade ao aplicar estas
aprendizagens no seu dia a dia, já que a utilização das tecnologias de
informação e comunicação no âmbito escolar, imprime na educação uma
modernização, favorecendo a presença de um aluno mais participativo do seu
processo de aprendizagem.
Contudo, não basta que os alunos utilizem a informática
como uma simples extensão da sala de aula sem qualquer contextualização com as
ações que já vem sendo desenvolvidas. Assim, as atividades desta oficina terão como
objetivo a interação dos educandos com as ferramentas tecnológicas, criando um
diálogo com seus saberes, pois ao se confrontarem com diferentes hipóteses têm
as possibilidades de criar respostas para suas dúvidas e anseios.
O uso da informática como uma ferramenta pedagógica,
terá como função maior construir um aluno com autonomia do querer
conhecer, saindo da simples digitação e partindo para a autoria; deixando de
simplesmente recortar e copiar, para poder criar um texto, uma informação ou um
imagem. Este conhecimento construído em sala de aula possibilitará ir além dos
muros da escola e a utilização da tecnologia digital servirá a sociedade como
um todo.
[1] JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Porto
Alegre: Artmed, 1994.
[2] MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal.
Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm Acessado em 5 de
julho de 2011.
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