Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

6 de junho de 2013

Projeto: Professor apoiador


Justificativa:
As crianças podem entender de forma diferente de como tentamos ensiná-las e cada uma tem seu ritmo próprio em como construir seu conhecimento. Neste caso, o pensamento da criança se dará por um processo de interação entre o sujeito e o objeto, entre o individuo e a sociedade, entre o organismo e o meio e para que estas aprendizagens ocorram, a condução das ações pedagógicas terão como foco atender a estas diferenças.
Sendo assim, este projeto tem como proposta atender de forma significativa crianças que compõe os 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental desta escola, a fim de que possam superar suas dificuldades em apreender os conhecimentos necessários para o domínio nas áreas linguistica e logicomatemática.

Forma de atuação:
A atuação de apoio se dará em forma de compartilhamento com o professor da classe, no mesmo turno simultaneamente às atividades desenvolvidas no horário regular de aula, mediante atendimento individualizado ou em grupo, que propicie condições necessárias ao aluno para aprender nas situações de ensino asseguradas à turma.
As ações pedagógicas de apoio serão realizadas por um período de tempo necessário para que cada sujeito envolvido nestas atuações responda de forma satisfatória a superação de suas dificuldades. Assim, cada criança, ainda que faça atividades com o grupo terá seu tempo de apoio de forma individualizada.

Metodologia:
A metodologia do trabalho parte da observação da realidade de cada um dos alunos da séries citadas, conforme investigação pedagógica que ocorrerá no ambiente da sala de aula,  uma vez que cada educando é um caso específico e para buscar uma solução das dificuldades de aprendizagem, requer a escolha de estratégias e atividades pedagógicas que busquem dar sentido aos problemas revelados.
Os planejamentos destas ações serão realizados semanalmente e direcionado as especificidades pedagógicas de cada aluno. Os procedimentos que nortearão a ação pedagógica serão:
·         Reflexão e sistematização da leitura e escrita;
·         Exploração de situações problemas e desenvolvimento de estratégias de soluções;
·         Realização de simulações, tentativas e formulação de hipóteses;
·         Experimentação das hipóteses apresentadas, utilizando-se como referência as aprendizagens adquiridas em aula e o conhecimento prévio individual;
·         Utilização execução de atividades envolvendo o material de apoio pedagógico que for necessário;
·        Análise, sistematização e avaliação das aprendizagens apresentados;

Avaliação:
A avaliação será realizada a cada aula, levando em consideração as manifestações orais e todas as formas de expressões tais como: formulação de questionamentos, sínteses e atividades realizadas individualmente ou em grupo. Será analisado e avaliado o processo de aprendizagem construído por cada aluno no período trabalhado com ele.

Um comentário:

  1. Anônimo10/3/13

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir