Justificativa:
As crianças podem entender de forma diferente de como
tentamos ensiná-las e cada uma tem seu ritmo próprio em como construir seu
conhecimento. Neste caso, o pensamento da criança se dará por um processo de
interação entre o sujeito e o objeto, entre o individuo e a sociedade, entre o
organismo e o meio e para que estas aprendizagens ocorram, a condução das ações
pedagógicas terão como foco atender a estas diferenças.
Sendo assim, este projeto tem como proposta atender de
forma significativa crianças que compõe os 1º, 2º e 3º anos do ensino
fundamental desta escola, a fim de que possam superar suas dificuldades em
apreender os conhecimentos necessários para o domínio nas áreas linguistica e
logicomatemática.
Forma de atuação:
A atuação de apoio se dará em forma de compartilhamento
com o professor da classe, no mesmo turno simultaneamente às atividades
desenvolvidas no horário regular de aula, mediante atendimento individualizado
ou em grupo, que propicie condições necessárias ao aluno para aprender nas
situações de ensino asseguradas à turma.
As ações pedagógicas de apoio serão realizadas por um
período de tempo necessário para que cada sujeito envolvido nestas atuações
responda de forma satisfatória a superação de suas dificuldades. Assim, cada
criança, ainda que faça atividades com o grupo terá seu tempo de apoio de forma
individualizada.
Metodologia:
A metodologia do trabalho parte da observação da
realidade de cada um dos alunos da séries citadas, conforme investigação
pedagógica que ocorrerá no ambiente da sala de aula, uma vez que cada educando é um caso específico
e para buscar uma solução das dificuldades de aprendizagem, requer a escolha de
estratégias e atividades pedagógicas que busquem dar sentido aos problemas
revelados.
Os planejamentos destas ações serão realizados
semanalmente e direcionado as especificidades pedagógicas de cada aluno. Os
procedimentos que nortearão a ação pedagógica serão:
·
Reflexão e sistematização da leitura e escrita;
·
Exploração de situações problemas e
desenvolvimento de estratégias de soluções;
·
Realização de simulações, tentativas e
formulação de hipóteses;
·
Experimentação das hipóteses apresentadas,
utilizando-se como referência as aprendizagens adquiridas em aula e o
conhecimento prévio individual;
·
Utilização execução de atividades envolvendo o
material de apoio pedagógico que for necessário;
· Análise, sistematização e avaliação das
aprendizagens apresentados;
Avaliação:
A avaliação será realizada a cada aula, levando em
consideração as manifestações orais e todas as formas de expressões tais como:
formulação de questionamentos, sínteses e atividades realizadas individualmente
ou em grupo. Será analisado e avaliado o processo de aprendizagem construído por
cada aluno no período trabalhado com ele.
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