É preciso que compreendamos que a alfabetização, como processo, não se esgota nos quatro primeiros anos iniciais.
As capacidades linguísticas e comunicativas se desenvolvem ao longo de todo o processo de escolarização e das necessidades da vida social.
Para tanto, o espaço escolar precisa ser além de organizado ser agradável "[...] com espaço para o conhecimento significativo, para o lúdico e para o prazer, sem obsessão pela imobilidade e silêncio." (XAVIER, 2001).
Com esta visão de organização espacial sugere-se (dentro do possível): Cantinho de leitura - espaço onde o aluno poderá se recolher para fazer a leitura de um texto em qualquer de seus suportes, tais como: livros, revistas, propagandas ,etc.
Caixa de Textos - com uma variedade de gêneros . Poderão ser utilizados textos de livros didáticos não mais utilizados, recortes de jornal, tiras de HQ, etc.
Caixas das Figuras e Imagens, Painéis de Palavras, frases e textos, Materiais para recorte e manuseio (revistas, jornais, encartes, etc. )
Para Jolibert (1994), "Faz-se a leitura desde um nome em uma placa de rua até um livro, passando pelos cartazes, por embalagens, reportagens em jornais, panfletos de propagandas, enfim, em vários suportes. "
Com o objetivo de levar a uma compreensão das leituras (orais, escritas e por imagens) e desenvolver a capacidade de contar histórias com suas palavras, sem o auxílio do texto, através de produções textuais (orais e escritas) coletivas ou individuais, as atividades a serem desenvolvidas deverão proporcionar o acesso à textos variados como HQ (história em quadrinhos), contos, propagandas, imagens e poesias.
Além do encotro com esta diversidade de suportes e gêneroas textuais, o planejamento deverá ser um ponto de partida para o trabalho a ser desenvolvido sendo ele flexível e dando espaço à ação dos alunos.
Sujestões de atividades a partir de um texto:
> Apresentar um texto em painel para que seja lido por toda a turma;
> Após a leitura solicitar que os contem a história (sem visualisarem o painel).
Objetivo: Os alunos ao comentarem suas idéias, confrontam seus comentários uns com os outros.
> Intervenção pedagógica: fazer perguntas direcionadas aos alunos sobre o texto lido.
Objetivo: Iniciar a escrita ou o conto do texto, conforme o lido no painel.
> Escrita dos comentários no quadro. Obs. escrever na mesma ordem em que os alunos forem oralizando.
> Compara o texto do qudro com o do painel.
Objetivo: Perceber se existe coesão entre os comentários.
Obs.: Caso não haja coesão: Reler cada parágrafo do texto original e intervir: "O que lemos? O que aconteceu?"
Após o trabalho de interpretação com o texto criado por eles escrito em painel:
> Lista de palavras - solicitar que os alunos retirem palavras do texto que serão escritas no quadro.
Atividades a partir da lista: BINGO - CRUZADÃO - COMPLETAR FRASES
Desenvolvimentos destas atividades:
BINGO - Cada aluno escolherá quatro palavras da lista e escreverá em uma folha.
A leitura da palavra sorteada será feita por cada aluno, que poderá fazê-la de forma lúdica.
As palavras para o sorteio poderão ser escritas em folhas grandes, individuais para que possam ser anexadas a um painel.
CRUZADÃO - Cada aluno escrever´uma das palavras em tiras de papel (uma letra em cada pedaço).
A organização das palavras serão feitas no quadro de giz.
COMPLETAR FRASES - Frases e palavras escritas em tiras de papel. Dois grupos de alunos. Um com as frases e o outro com as palavras que completam as mesmas. A atividade consiste em se levantar uma frase e o grupo de palavras levantar todas as palavras. Objetivo: Lerem a frase e escolher entre as palavras aquela que a completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário