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1 de outubro de 2013

A educação para além do capital



                          A educação para além  do capital

Para István Mészáros, o domínio do capital assegura que cada indivíduo adote as metas como se fossem deles próprios, tornando-as uma reprodução do sistema. Neste sentido, a educação produz a internalização destas metas, e ao fazê-la, relega a um segundo plano a brutalidade e a violência que só vêm a aparecer em tempos de crises agudas.  O projeto educacional é feito conforme o olhar que cada instituição escolar possui sobre educação. Esta maneira de ver fará com que as metas sejam apenas reproduções do sistema determinada pelo capital ou comprometida com os anseios sociais.   
Tendo como princípio uma educação que privilegia a construção progressiva e contínua das habilidades e conhecimentos, o projeto educacional deverá incluir em sua prática o conhecimento já adquirido de cada criança,  comprometendo-nos observar e analisar de que forma cada um aprende e se constitui como um ser social.
A pedagogia através de projetos é uma destas práticas que poderá facilitar a continuidade no processo de aprendizagem, pois possibilita as crianças viverem em um espaço que potencializa a interação, a vida cooperativa e o gerenciamento pelos próprios alunos de sua vida escolar. É neste ambiente estimulador, prazeroso, alicerçado no real, aberto às múltiplas relações com o exterior, que a criança se engajará em seu próprio aprendizado, produzindo algo com sentindo e unidade. Desta forma teremos uma educação com práticas alicerçadas no comprometimento com o processo de formação de cada educando.
A cultura e a educação não servem apenas para formar pessoas qualificadas ao mundo da economia, sendo assim torna-se importante adotar uma forma de planejamento que estimule a capacidade individual, a auto-estima e a sociabilidade, componentes indispensáveis à cidadania. E este,  concebido de forma democrática, coletiva, atendendo aos interesses de todo o grupo, estando contextualizado e contando com a participação de todos, estará contribuindo para que ocorram mudanças nas concepções do que é o ensino na escola, priveligiando o ensino e aprendizagem como um processo contínuo e progressivo.

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