Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

20 de setembro de 2014

Jogo Multiplicação e Divisão – usando baralho e painel multiatividades

Material: Jogo de cartas do 2 ao 10 de um baralho; duas fichas uma com a palavra maior e a outra com a palavra menor; painel multiatividades (ver postagem anterior para saber como construí-lo) com números de 1 a 100
Desenvolvimento: Com números voltados para baixo e embaralhados cada criança deverá virar duas fichas: cores iguais=multiplicar 
Exemplo:



1ª carta = 2
2ª carta = 3
Naipes de mesma cor = multiplicar
2 X 3 = 6




cores diferentes = dividir
Para isto ele deverá utilizar o número da 1ª carta aberta como dezena e o segundo como unidade.
Utilizar as duas fichas com as palavras maior e menor, que também estarão viradas para baixo e embaralhadas. A ficha sorteada deverá ser utilizada para informar por qual número o aluno deverá fazer a divisão. 
O aluno deverá verificar se a divisão foi exata ou não.
Exemplo:

1ª carta = 4 (dezena)
2ª carta = 6 (unidade)
Nº 46
Dividir pelo menor número = 4
Cálculo: 46 : 4 = 11
Resultado = 11    e   Sobram 3




Os resultados deverão ser encontrados no painel de multiatividades. Os alunos colocarão uma peça, identificando-o, em cima do resultado e o registrará, identificando se o resultado foi de um cálculo de multiplicação ou de divisão. 
O grupo deverá registrar todas as jogadas, para depois comparar os resultados no painel e poder fazer outras atividades com as informações.

"Este nº foi de cálculo envolvendo a multiplicação ou a divisão ou ambos?" 
Esta intervenção pedagógica deverá ser feita pelo professor, para que as crianças observem  que um mesmo número, poderá ser um resultado de uma operação de multiplicação e também de uma divisão.

Soma e Subtração usando um baralho de cartas

(Sem transporte e sem troca)
Material: Um baralho de cartas; folha de ofício para registros, material manipulável (palitos, fichas, lacres...)
Utilize as cartas de 2 a 9 do baralho. Separe em grupos por naipe e entre eles pela cor dos naipes. Desta forma terão 4 grupos de 2 a 9 da cor preta e 4 grupos da cor vermelha.
Turma deverá estar separada em 4 Grupos e cada um com dois jogos de cartas, sendo um da cor vermelha e outro da cor preta.
Desenvolvimento: Com as cartas embaralhadas e viradas com a numeração para baixo, cada aluno deverá abrir duas cartas. Sendo as cartas abertas de mesma cor, o aluno deverá realizar a soma dos números revelados. Caso os números abertos forem de naipes de cor diferente, o aluno deverá subtrair tirando a quantidade menor da maior.
Exemplo:
 Soma de 2 + 3 = 5

  
Para encontrar os resultados, os alunos se utilizarão do material manipulável (18 peças para cada aluno)
Fazer o registro a cada jogada:
Primeiramente o registro poderá ser feito pelo aluno conforme suas hipóteses e posteriormente o professor poderá introduzir os sinais matemáticos apresentando o cálculo a que se refere a jogada.
Para os registros o professor deverá considerar o conhecimento das crianças em relação aos conceitos de soma e subtração e a forma de se registrar através de símbolo matemáticos.

Segundo Nacarato (2014):

“Quando o aluno lê, escreve ou desenha, revela não apenas os procedimentos, as estratégias que estão sendo desenvolvidas, como também os conceitos que domina e as dificuldades que encontra. “Quando as crianças escrevem ou desenham o que vivenciaram, elas estão em intenso letramento com gestos, sons (enativos), grafismos, como desenhos, rabiscos (icônicos) e letras, números e fórmulas lógicas.” (KISHIMOTO, Apud NACARATO, p. 22).”

Desta forma, permita que os alunos encontrem à sua maneira de fazer os registros das jogadas, antes de apresentar-lhes a forma matemática, isto é, os cálculos ou as “continhas” como muitos chamam estes registros.

Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do Trabalho Pedagógico / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

Jogo da multiplicação

Atividade realizada em pequenos grupos
Material: Usando o painel Cartaz com nºs múltiplos de um algarismo que queira trabalhar a multiplicação. Como exemplo apresentado está a multiplicação do 3;
1  jogo de ficha numeradas de 0 a 10 ;
70 lacres de alumínio;
Uma folha de ofício dividida em 3 espaços;


Obs.: a quantidade de divisões corresponderá ao algarismo a ser multiplicado; Até a multiplicação do 4, poderá ser utilizado uma folha para cada aluno. Com números maiores, sugere-se que seja entregue folhas (até 4 espaços) para o grupo. Ex. Tabuada do 8 – Duas folhas dividas em 4 espaços cada uma, e assim por diante);

Desenvolvimento: Com números voltados para baixo e embaralhados cada criança deverá virar  uma carta.Utilizando-se dos lacres o aluno deverá colocar a quantidade de lacres sorteada em cada espaço. Contar a quantidade de lacres total e procurar no cartaz o resultado obtido, colocando sobre ele a sua peça de identificação.

Obs. Cada aluno deverá ter uma pequena peça que o identifique.

A cada jogada os alunos vão registrando, individualmente, os resultados das jogadas realizadas.
Poderá ser entregue, uma folha para que preencham determinas informações:
Conjuntos
Lacres em cada conjunto
Ao todo
Cálculo
3
5
15
3 X 5 = 15

Depois de todas as jogadas, os alunos poderão construir gráficos, bem como tabelas e listas de todos os cálculos que realizaram. Poderão utilizar-se dos resultados obtidos nas anotações individuais e no quadro geral.
·  Quantos cálculos diferentes cada jogador fez?
·  Quais os resultados encontrados?
·  Quantos cálculos diferentes foi feito para cada quantidade total?
·  Dos resultados que não foram obtidos quais os cálculos possíveis de serem feitos? (envolvendo soma, multiplicação, subtração, etc. Os resultados ficam de acordo com as hipóteses dos alunos.)


Painel multiatividades - Soma

Jogo da soma:
Material: Usando o painel multiatividades com nºs de 1 a 18, 2 jogos de fichas numeradas de 0 a 9(cada jogo de uma cor)
Desenvolvimento: Com números voltados para baixo e embaralhados cada criança deverá virar  duas fichas de cores diferentes e somá-las, utilizando-se de material manipulável como palitos de picolé, para fazer os cálculos.
 Ao falar o resultado deverá colocar sua identificação em cima do resultado encontrado.

Obs. Cada aluno deverá ter uma pequena peça que o identifique e 18 palitos de picolé ou outro material de contagem, para ser usado no cálculo.

Deixe os alunos jogarem livremente por um tempo e depois solicite que eles registrem suas jogadas.
Pergunte para a turma como poderiam fazer para registrar os jogos, permitindo que cada grupo se utilize do registro que eles acharem conveniente.

Posteriormente dê a eles uma folha com colunas inseridas para que façam os registros apresentando os sinais matemáticos:

Jogadas
1ª ficha
Tenho
2ª ficha
Peguei
Resultado
Fiquei
1ª jogada
__________
________
=

2ª jogada
__________
+
________
=

3ª jogada
__________
+
________
=

4ª jogada
__________
+
________
=




Depois de todas as jogadas, os alunos poderão construir gráficos, utilizando-se dos resultados obtidos tais como:
·  Qual a pontuação de cada jogador?
·  Quais os resultados (somas) encontrados?
·  Quantas vezes saiu cada número?
Esta atividade proporciona que a criança aprenda a buscar por informações expressas na forma de gráficos, tabelas, ícones, enfim, informações apresentadas nas mais diversas configurações,  fazendo  uso destas afim de atender as necessidades  propostas em  diferentes atividades.

Painel multiatividades - Linguagem e de Matemática

Esta é uma sugestão de se construir um painel que servirá como estrutura para diferentes jogos de alfabetização (linguagem e matemática)

Painel com bolsos – estrutura para vários jogos de tabuleiro envolvendo cálculos como também jogos na área da linguagem: cruzadinha, construindo palavras, que letra falta, etc.
Material: 1m X 1m de TNT, plástico transparente 1m X 1m 
Para matemática: cartões medindo 4X4cm e numerados de 0 ao 100.
Para linguagem: cartões medindo 4X4cm com o Alfabeto – utilize um maior numero de cartões com as vogais - e cartões com sílabas;

1) Usando estilete, recorte o plástico em 10 tiras de 0,5,cm X 0,70 cm cada uma
2) Coloque o plástico em cima do TNT e costure as tiras  - Deixe uma borda de TNT.
 Primeiro  costure somente na parte debaixo de cada uma das tiras para depois costurar nas laterais deixando um bolso de 0,5 cm entre eles (10 pequenos bolsos, sendo ao todo 100 pequenos bolsos).
Você terá uma estrutura onde poderá inserir os cartões (numerados ou com letras) conforme o objetivo do jogo.