Material:
Jogo de cartas do 2 ao 10 de um baralho; duas fichas uma com a palavra maior e
a outra com a palavra menor; painel multiatividades (ver postagem anterior para
saber como construí-lo) com números de 1 a 100
Desenvolvimento:
Com
números voltados para baixo e embaralhados cada criança deverá virar duas
fichas: cores iguais=multiplicar Exemplo:
1ª carta = 2
2ª carta = 3
Naipes de mesma cor = multiplicar
2 X 3 = 6
cores diferentes = dividir
Para
isto ele deverá utilizar o número da 1ª carta aberta como dezena e o segundo
como unidade.
Utilizar as duas fichas com
as palavras maior e menor, que também estarão viradas para baixo e embaralhadas. A
ficha sorteada deverá ser utilizada para informar por qual número o aluno
deverá fazer a divisão. O aluno deverá verificar se a divisão foi exata ou não.
Exemplo:
1ª carta = 4 (dezena)
2ª carta = 6 (unidade)
Nº 46
Dividir pelo menor número = 4
Cálculo: 46 : 4 = 11
Resultado = 11 e Sobram 3
Os resultados deverão ser encontrados no painel de multiatividades. Os alunos colocarão uma peça, identificando-o, em cima do resultado e o registrará, identificando se o resultado foi de um cálculo de multiplicação ou de divisão.
O grupo deverá registrar todas as jogadas, para depois comparar os resultados no painel e poder fazer outras atividades com as informações.
"Este nº foi de cálculo envolvendo a multiplicação ou a divisão ou ambos?"
Esta intervenção pedagógica deverá ser feita pelo professor, para que as crianças observem que um mesmo número, poderá ser um resultado de uma operação de multiplicação e também de uma divisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário