(Sem
transporte e sem troca)
Material:
Um baralho de cartas; folha de ofício para registros, material manipulável
(palitos, fichas, lacres...)
Utilize
as cartas de 2 a 9 do baralho. Separe em grupos por naipe e entre eles pela cor
dos naipes. Desta forma terão 4 grupos de 2 a 9 da cor preta e 4 grupos da cor
vermelha.
Turma
deverá estar separada em 4 Grupos e cada um com dois jogos de cartas, sendo um
da cor vermelha e outro da cor preta.
Desenvolvimento: Com
as cartas embaralhadas e viradas com a numeração para baixo, cada aluno deverá
abrir duas cartas. Sendo as cartas abertas de mesma cor, o aluno deverá realizar
a soma dos números revelados. Caso os números abertos forem de naipes de cor
diferente, o aluno deverá subtrair tirando a quantidade menor da maior.
Exemplo:
Para
encontrar os resultados, os alunos se utilizarão do material manipulável (18
peças para cada aluno)
Fazer
o registro a cada jogada:
Primeiramente
o registro poderá ser feito pelo aluno conforme suas hipóteses e posteriormente
o professor poderá introduzir os sinais matemáticos apresentando o cálculo a
que se refere a jogada.
Para
os registros o professor deverá considerar o conhecimento das crianças em
relação aos conceitos de soma e subtração e a forma de se registrar através de
símbolo matemáticos.
Segundo
Nacarato (2014):
“Quando o
aluno lê, escreve ou desenha, revela não apenas os procedimentos, as
estratégias que estão sendo desenvolvidas, como também os conceitos que domina
e as dificuldades que encontra. “Quando as crianças escrevem ou desenham o que
vivenciaram, elas estão em intenso letramento com gestos, sons (enativos),
grafismos, como desenhos, rabiscos (icônicos) e letras, números e fórmulas
lógicas.” (KISHIMOTO, Apud NACARATO, p. 22).”
Desta forma,
permita que os alunos encontrem à sua maneira de fazer os registros das
jogadas, antes de apresentar-lhes a forma matemática, isto é, os cálculos ou as “continhas”
como muitos chamam estes registros.
Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do Trabalho Pedagógico / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.
Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do Trabalho Pedagógico / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.
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