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20 de setembro de 2014

Soma e Subtração usando um baralho de cartas

(Sem transporte e sem troca)
Material: Um baralho de cartas; folha de ofício para registros, material manipulável (palitos, fichas, lacres...)
Utilize as cartas de 2 a 9 do baralho. Separe em grupos por naipe e entre eles pela cor dos naipes. Desta forma terão 4 grupos de 2 a 9 da cor preta e 4 grupos da cor vermelha.
Turma deverá estar separada em 4 Grupos e cada um com dois jogos de cartas, sendo um da cor vermelha e outro da cor preta.
Desenvolvimento: Com as cartas embaralhadas e viradas com a numeração para baixo, cada aluno deverá abrir duas cartas. Sendo as cartas abertas de mesma cor, o aluno deverá realizar a soma dos números revelados. Caso os números abertos forem de naipes de cor diferente, o aluno deverá subtrair tirando a quantidade menor da maior.
Exemplo:
 Soma de 2 + 3 = 5

  
Para encontrar os resultados, os alunos se utilizarão do material manipulável (18 peças para cada aluno)
Fazer o registro a cada jogada:
Primeiramente o registro poderá ser feito pelo aluno conforme suas hipóteses e posteriormente o professor poderá introduzir os sinais matemáticos apresentando o cálculo a que se refere a jogada.
Para os registros o professor deverá considerar o conhecimento das crianças em relação aos conceitos de soma e subtração e a forma de se registrar através de símbolo matemáticos.

Segundo Nacarato (2014):

“Quando o aluno lê, escreve ou desenha, revela não apenas os procedimentos, as estratégias que estão sendo desenvolvidas, como também os conceitos que domina e as dificuldades que encontra. “Quando as crianças escrevem ou desenham o que vivenciaram, elas estão em intenso letramento com gestos, sons (enativos), grafismos, como desenhos, rabiscos (icônicos) e letras, números e fórmulas lógicas.” (KISHIMOTO, Apud NACARATO, p. 22).”

Desta forma, permita que os alunos encontrem à sua maneira de fazer os registros das jogadas, antes de apresentar-lhes a forma matemática, isto é, os cálculos ou as “continhas” como muitos chamam estes registros.

Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do Trabalho Pedagógico / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

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