O que significa o ato de avaliar?
ESPELHO, ESPELHO MEU
Por:
Clarilza Prado de Sousa
ERA UMA VEZ uma
rainha que vivia em um grande castelo.Ela tinha uma varinha mágica que fazia as
pessoas bonitas ou feias, alegres ou tristes, vitoriosas ou fracassadas. Como
todas as rainhas, ela também tinha um espelho.
Um dia, querendo avaliar sua beleza, ela perguntou ao espelho:
- Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?
O espelho olhou bem para ela e respondeu:Um dia, querendo avaliar sua beleza, ela perguntou ao espelho:
- Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?
- Minha rainha, os tempos estão mudados. Esta não é mais uma resposta assim tão simples.
- Hoje em dia, para responder a sua pergunta, eu preciso de alguns elementos mais claros.
- Hoje em dia, para responder a sua pergunta, eu preciso de alguns elementos mais claros.
Atônita, a rainha não sabia o que dizer. Só lhe ocorreu perguntar:
- Como assim?
Espelho: Veja
bem. Em primeiro lugar eu preciso saber por que Vossa Majestade fez essa
pergunta, ou seja, o que pretende fazer com a minha resposta.
Pretende apenas levantar dados
sobre o seu ibope no palácio?
Pretende examinar o seu nível de
beleza, comparando-o com o de outras pessoas ou a sua avaliação visa ao
desenvolvimento de sua própria beleza, sem nenhum critério externo?
Espelho: É uma
avaliação que considera normas ou critérios pré-determinados?
De toda forma, é preciso, ainda, que Vossa Majestade me diga se
pretende fazer uma classificação dos resultados.
E continuou:
- Além disso, eu preciso que Vossa
Majestade me defina em que bases devo fazer essa avaliação. Devo considerar o
peso, a altura, a cor dos olhos, o conjunto? Quem devo consultar para fazer
esta análise?
Por exemplo: se
consultar somente os moradores do castelo, vou ter uma resposta; por outro
lado, se utilizar parâmetros nacionais, terei uma outra resposta. Entre a turma
da copa ou mesmo entre os anões, a Branca de Neve ganha estourado. Mas se
perguntar aos seus conselheiros, acho que a minha rainha terá o primeiro lugar.
Depois, ainda tem o seguinte, continuou o
espelho, como vou fazer essa avaliação? Devo utilizar análises
continuadas? Posso utilizar alguma prova
para verificar o grau dessa beleza?
Utilizo a observação?
Finalmente, concluiu o espelho, será que
estarei sendo justo? São tantos pontos a considerar...
A rainha ficou, então,
muito confusa e sem saber o que iria responder...
Desistiu da consulta ao espelho e pediu um tempo para pensar nas
seguintes questões:
1. Para que Avaliar?
2. Quando Avaliar?
3. Como Avaliar?
4. O que Avaliar?
E NÓS?
Quantas vezes paramos para refletir sobre essas perguntas?
Momento Individual...
Escreva em uma folha a resposta para essas quatro perguntas complexas
num processo de avaliação:
Para que avaliar? Quando
avaliar? Como avaliar? O que avaliar?
Será que essas questões são fundamentais para pensar em avaliação?
Será que sempre paramos para pensar nessas questões em um processo de
avaliação?
Mito ou verdade?????
Reprovar um aluno o torna mais forte no conteúdo, responsável com os
estudos e desafiado a melhorar no ano seguinte.
Para quem pergunta: Mas devemos
aprovar por aprovar?
Perguntamos de volta: Reprovar
por reprovar?
A questão fundamental é fazer a pergunta e refletir sobre a resposta
mais adequada:
Ele vai aprender mais, melhorar como pessoa e fortalecer suas relações interpessoais reprovando?
Ele vai aprender mais, melhorar como pessoa e fortalecer suas relações interpessoais reprovando?
A turma que irá receber este aluno se beneficiará com este ato de
reprovação?
Avaliar é um procedimento complexo, que inclui opções, escolhas,
crenças e valores, que podem gerar muitos vieses de julgamento. O avaliador
deve ter a consciência de que não é alguém “neutro”. Deve cuidar, portanto, de
selecionar bem os critérios que utilizará para fazer julgamentos de valor.
A avaliação deve:
Apresentar tarefas suficientemente desafiadoras para os alunos.
Abranger processos complexos de pensamento (resolução de problemas).
Valorizar aspectos de natureza sócio-afetiva (contextualizada).
Preocupar-se com os processos de aprendizagem e com o produto.
Informar o que todos os estudantes precisam saber e serem capazes de
fazer.
Ser contínua e integrada ao processo de ensino e aprendizagem.
Levar à análise de forma sistemática da informação obtida por meio dos
alunos.
Avaliação deve garantir que: todos os alunos recebam um ensino de
qualidade.
todos os alunos aprendam;
a educação recebida pelos alunos esteja de acordo com os interesses das
comunidades em que vivem e com os interesses de uma sociedade mais democrática
e informada.
Referências:
Texto apresentado em forma de lâminas nas apresentações do Programa de Correção de Fluxo em 2013, na SEDUC/RS
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