Raiozinho de Sol
Isa Ramos de Azevedo Souza, Pequenos contos para gente pequena, vol. 2. São Paulo: Ed. Do Brasil
Um raiozinho fugiu do sol e ficou escondido. Ele queria ver o que acontecia na floresta quando acabava o dia.
Dentro da noite, o raiozinho parecia um sol. Por isso os passarinhos não foram para os ninhos, as abelhas zumbiam sobre as flores e as formigas carregavam alimentos. Eles diziam cansados:
— Que dia comprido! Não tem fim!
Quando amanheceu de verdade, as aves dormiam fora dos ninhos, as abelhas, fora da colméia e as formigas, no caminho do formigueiro.
O raiozinho viu que sua curiosidade havia atrapalhado a vida na floresta, não deixando os bichinhos descansarem.
Arrependido, voltou para o seu pai sol.
Atividade 1
Título: Letra H
Foco: Reflexão ortográfica, emprego da letra “H”, morfologia e consciência fonológica.
Objetivo: Proporcionar a reflexão do emprego da letra “H” na formação das palavras, compreendendo as diferenças fonológicas junto às consoantes “N, L, C”, construiindo um princípio gerativo nas ortografias regulares e sistematizando as irregulares.
Descrição:
a) Formação: Individual e em grupo.
b) Material: Folha mimeografada ou xérox, papel pardo, canetas para cartaz, fita crepe.
Passo a passo
1º passo: Retirar do texto e escrever na 1ª coluna da folha xerox, as palavras que possuem a letra “H”.
2º passo: Retirando a letra “H”, escrever na 2ª coluna a mesma palavra da 1ª coluna.
3º passo: Encontrar o segredo (regra) e formar conjunto com as palavras encontradas com “H”.
Palavras com H Sem o H, como ficou?
Intervenção pedagógica:
— Ao retirarmos o “H” das palavras, que palavras encontramos? Podemos entender o que está escrito? Vocês conhecem estas palavras? Alguma delas existe? (havia) Por que será que ao retirarmos a letra “H” desta palavra, ela não alterou seu significado? Por que vocês acham que isto ocorreu com esta palavra? Qual o segredo para esta palavra? Conhecem outras palavras que possuem o mesmo segredo? Quando a letra “H” está no meio da palavra, o que percebemos de parecido entre as palavras? Qualquer letra vem antes do “H”? Quais as letras, que vem antes? Estas letras são vogais ou consoantes?
— Quando a letra H forma uma sílaba depois da letra C, qual o som que ela tem? Conhecem outra letra ou outras letras com este som?Como sabemos qual letra usar?
O “CH” e a letra “H” inicial, por serem um erro irregular, o professor indicará que os alunos formem uma lista de palavras onde com “CH”, “X” e outra com “H”, escrevendo-as em folhas de papel pardo conforme exemplo em anexo.
— Quais os outros sons das sílabas com as outras consoantes, junto com a letra “H”? Se retirássemos estas consoantes anteriores como ficariam as palavras? Elas teriam o mesmo sentido que com a consoante? Como poderíamos formar conjuntos com estas palavras?Será que formariam um segredo um segredo?
Separar as palavras em conjuntos escrevendo-as na folha xerox, colocando o “segredo” como título de cada coluna. (H, CH, NH, LH)
Atividade 2
Título: Mural do H
Foco: leitura, escrita, sistematização do uso da letra H em uma palavra, sintaxe.
Objetivo: Compreender o uso da letra H na formação de uma palavra e o sentido desta em uma frase. Ser capaz de organizar e estruturar uma frase com sentido e coesão entre as palavras que a formam.
Descrição:
a) Formação: Atividade realizada em grupos de cinco alunos
b) Material: Entregue a cada grupo tiras de papel e fichas com as palavras:
minha telha malha chave
As palavras também estarão escritas em um mural fixado no quadro
Passo a passo:
1º passo: Colocar as fichas com as palavras para baixo. Cada aluno virará uma ficha e escreverá uma frase com a palavra escolhida, em uma das tiras. O grupo poderá ajudar na formulação da frase, porém cada aluno terá de escrevê-la.
2º passo: Cada grupo entregará as tiras com as frases que serão colocadas abaixo de cada palavra geradora. O professor lerá cada frase e sendo necessário, serão feitas as correções ortográficas.
Obs.: A correção será feita pela turma com a intervenção do professor.
3º passo: Cada frase será lida pelo aluno que a escreveu e após lerá a mesma frase retirando da palavra chave a letra “H” .
Ex.: A telha da casa era de barro. A tela da casa era de barro.
4º passo: No final, será escolhida uma frase com cada uma das palavras e coladas em um cartaz para ser colocado na sala.
Intervenção pedagógica:
Antes dos alunos iniciarem a escrita, questionar sobre a organização de uma frase:
— Como devemos iniciar uma frase? Como devemos terminá-la? Outra pessoa ao ler nossa frase entenderá o que queremos dizer? Como mostramos que a frase terminou?
Enquanto os alunos formulam as frases, o professor passará por entre os grupos, fazendo interjeições quando necessárias.
Após as frases afixadas no quadro de giz, o professor questionará a ortografia e, sendo necessário, junto com a turma fará as correções.
— Compreendemos o que esta frase quer nos dizer? Existe alguma palavra que poderíamos escrevê-la de outra maneira? Por quê? Fazendo a alteração a frase modifica?
Comentar com os alunos que ao se fazer uma correção ortográfica, dependendo da correção, o sentido da palavra não altera. O professor deverá fazer interjeições mostrando a ortografia e o sentido da palavra a cada correção, explicando o motivo da alteração.
Cada aluno lerá sua frase, com a palavra de origem e a mesma sem o H.
— Sendo retirado o “H” da palavra, que outra palavra encontramos? Com esta nova palavra a frase tem sentido? Por que o sentido altera?
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