Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

21 de abril de 2010

Reflexão sobre Projetos envolvendo midias

Uso das mídias e tecnologias envolvendo um projeto de aula
Projeto: Apresentação eletrônica de um livro de literatura infanto-juvenil utilizando a edição em papel e o recurso da computação.
Atividades relacionadas: Criação de um BLOG da turma; reescrita da história apresentada em diferentes gêneros textuais (narrativo/HQ); criação de planilhas (para enquetes) ou outros documentos do Google Docs; representação cênica.
Obs.: Todas as atividades poderão ser postadas no Blog.

Não basta saber decodificar a língua escrita, é preciso apropriar-se dela, fazendo uso das práticas sociais de leitura e de escrita, articulando-as ou dissociando-as das práticas orais, conforme as situações. Esta condição seria o letramento assim definido por Magda Soares (2004. p. 13-25) “[...] como um estado ou condição de quem não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e de escrita que circulam na sociedade em que vive”.
A formação do leitor, na escola, tem duas facetas: uma delas é o desenvolvimento sistemático e progressivo das habilidades de leitura – compreensão, interpretação, inferência, avaliação, etc., o que se faz com textos curtos sobre os quais se propõe questões, formulam-se exercícios e atividades; a segunda faceta é o incentivo à leitura como prazer e lazer.
Tendo como base o livro de literatura infantil, o planejamento contemplou atividades que objetivassem a compreensão e que desse um significado para a leitura realizada.
A utilização de diferentes mídias e tecnologias além de promover o acesso a estas ferramentas poderá levar o aluno a uma reflexão sobre as várias formas em que uma história possa ser apresentada, do livro de papel ao livro eletrônico, e com isto, o ato de leitura além de levar a novas aprendizagens, percebê-lo como um momento prazeroso.
Como argumenta Hernández (1998. p. 69), o planejamento deverá apresentar atividades que: “[...] apresentem novidades, proponham perguntas, sugiram paradoxos, de forma que permita ao aluno ir criando novos conhecimentos.”
A utilização da informática, além de oportunizar o desenvolvimento das habilidades de escutar com atenção e compreensão e da leitura de imagens, proporciona também a prática social do ouvir, contar e criar histórias, sendo que estas habilidades fazem parte do currículo e dos objetivos a serem alcançados em todas as séries e de forma interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário