Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

21 de abril de 2010

Projetos:

Projeto: BLOG da turma.
Objetivo: Criar um Blog da turma, para que a mesma possa divulgar atividades e produções dos alunos; indicar links e sites educativos; promover encontros, debates, reuniões entre séries; editar textos de diferentes gêneros, tais como HQ, narrativos, propagandas, etc.; ter uma atitude de respeito e ética ao comentar os trabalhos postados pelos colegas.
Ferramenta: Blog do Google.
Pré requisito: Possuir um endereço eletrônico no Google (gmail). Esta responsabilidade poderá ser do professor.
Procedimentos: Como criar um Blog
1º passo: Cadastrar-se no g-mail. Acesso http://www.google.com.br
2º passo: Entrar no site https://www.blogger.com, clique em Crie um blog, e seguir os procedimentos solicitados no programa.
Obs.: O layout do Blog poderá todo ser escolhido pela turma, quais os campos, a cor, o plano de fundo, nome, o que será postado, qual a sua utilização, etc. Para isto o professor deverá levar a reflexão sobre o uso desta ferramenta, como e onde acessá-la.

Projeto: O Livro: do papel ao computador
Projeto: Apresentação eletrônica de um livro de literatura infanto-juvenil utilizando a edição em papel e o recurso da computação.
Atividades relacionadas: Criação de um BLOG da turma; reescrita da história apresentada em diferentes gêneros textuais (narrativo/HQ); criação de planilhas (para enquetes) ou outros documentos do Google Docs; representação cênica.
Obs.: Todas as atividades poderão ser postadas no Blog.
Com o objetivo de apresentar a literatura infanto-juvenil em livro de papel e eletrônico, este projeto poderá levar o aluno a refletir sobre os vários portadores de textos e de que uma “história” pode ser apresentada de várias formas. O mesmo foi planejado utilizando diferentes mídias da tecnologia de informatização, e além de promover o acesso a este tipo de ferramenta, oportuniza o desenvolvimento de habilidades tais como: escutar com atenção e compreensão; realizar leitura de imagens; e proporcionar a prática social do ouvir, contar e criar histórias.

Duração: 2 semanas de aula
Conhecimentos prévios: Saber: criar Blogs; digitalizar livro de literatura infanto-juvenil, utilizar gravação de som e de imagem (filmagem), trabalhar com os programas: Power Point (editor de apresentações) ou Movie Maker (editor de vídeo e áudio), ambos programas da Microsoft; HagáQuê (editor de história em quadrinhos); Google Docs ( edição de documentos eletrônicos).
Obs.: A apresentação do livro eletrônico será realizada utilizando computador individual, em rede ou através do Data Show.
Procedimentos:
1º passo: Digitalizar um livro de literatura infantil, salvando todas as páginas para serem editadas no programa de preferência.
2º passo: Utilizando um aparelho de gravação, fazer a narração da história, página por página. A mesma pode ser elaborada pelos alunos que poderão utilizar sons variados como fundo. Ex. O som de uma porta se abrindo, do vento, etc.:
3º passo: editar no programa adequado para que o mesmo possa ser apresentado para a turma. (Power Point ou Movie Maker).

Atividades a partir da apresentação:
· Criação de HQs. Programa: HagáQuê 1.05 - software distribuído gratuitamente através do site http://www.nied.unicamp.br/~hagaque.
· Escolha da HQ que será editada no Blog da Turma. A turma poderá fazer uma enquete eletrônica, pelo Blog, utilizando-se da ferramenta Google Docs.
Google Docs: Editor de textos, planilhas e apresentações, com compartilhamento de arquivos. Trabalha integrado ao Gmail, armazena documentos e possibilita disponibilizar tudo on-line.
· Teatro da história apresentada, que poderá ser filmado.
· Reescrita da história, modificando o final. A mesma poderá ser editada em um editor de textos, impressa e da mesma forma que a HQ, ser postada no Blog da Turma.
Obs.: Os livros poderão ser apresentados para as crianças sem que necessariamente sejam realizadas atividades a partir deles.
O livro de papel deverá ser mostrado para que todos possam refletir sobre as várias formas que um texto pode ser apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário