Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

18 de julho de 2013

A tecnologia e o Currículo


        As tecnologias fazem parte do dia a dia, aproximam as pessoas do mundo atual, mostram o passado e encaminham para um futuro com a opção de um novo olhar. Desde a invenção do papel, passando pelo livro, pelo rádio e pela televisão, chegando então aos computadores e com eles a internet.
        A utilização destas tecnologias no âmbito escolar favoreceu a presença de um aluno mais participativo do seu processo de aprendizagem. Contudo, para que o mesmo se torne autor deste conhecimento é preciso que o professor tenha um novo olhar para o uso destas tecnologias.
        Não basta que o professor utilize a informática como uma simples extensão da sala de aula. É preciso que ele deixe os alunos interagirem com esta tecnologia. Que sejam capazes de dialogar com seus saberes, e de ao se desafiarem poderem criar respostas para suas dúvidas e anseios. E que este conhecimento possa ir além dos muros da escola utilizando a tecnologia a serviço da cultura.
        Ao utilizar a sala de informática que o aluno possa construir com autonomia seu conhecimento, saindo da simples digitação e partindo para a autoria; deixando de simplesmente recortar e copiar, e possa criar um texto, uma informação ou uma imagem.
        Para isto, é necessário, sobretudo que o educador perceba que seu conhecimento não está acabado e deseje por uma continua renovação. Muitas são as ferramentas ao alcance daquele que busca por uma maior formação, mas é preciso que se tenha outro olhar para as tecnologias de informação com todas as suas possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário