Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

20 de julho de 2013

Objetos de Aprendizagem

Os objetos de Aprendizagem são recursos digitais que apresentam atividades multimídia, servindo como uma ferramenta pedagógica para o professor. Por ser apresentado em blocos  de conteúdos com uma certa independência, o seu uso em sala de aula permite uma maior interação entre o  aluno e o que se quer estudar.
Repositório de objetos
Correspondem a um banco  de dados onde são armazenados tanto os dados quanto os próprios objetos. Através destes repositórios é possível localizar, adicionar e obter os objetos para incorporá-los em nossa aplicação. 

       

A atividade escolhida como exemplo foi retirada do  site da Proativa e para vê-la clic na imagem>   
                                      
Título: Histórias Fantásticas
Área de conhecimento contempladas: Português (séries iniciais)
                                                                                    Objetivo:
“[...] estimular as produções textuais dos alunos através da relação imagem-texto, de forma prazerosa e lúdica. Através das atividades propostas, procura-se explorar a escrita de histórias de maneira autônoma e criativa, bem como a coerência entre a escrita e as ilustrações/desenho. Busca-se respeitar a liberdade de criação e expressão da criança, que ao longo de seu texto poderá refletir sobre o que produziu de acordo com a sua lógica ou em consonância com o direcionamento proposto por seu professor.” Este OA favorece a autonomia do aluno em produzir seu próprio texto. 
         A cada atividade proposta aparece um quadro consulta informando passo a passo o desenvolvimento da mesma. Existe duas possibilidade de atividade: 
1- montar o cenário para depois escrever o texto
2- escrever o texto para depois desenhar o cenário.
 OBs.: Esta ferramenta deverá já estar instalada no computador em que será utilizada. Para isto o site criou a possibilidade de se fazer um dowloand das atividades sugeridas.

Usando a sala de informática, os alunos poderão criar seus textos a partir de imagens construídas por eles. Esta atividade poderá ser feita individualmente ou em grupo, formando um texto coletivo.
Outras possibilidades:
● As histórias criadas pelos alunos poderão formar um livro impresso ou o texto escrito por cada um.
● Poderão eleger uma das histórias e editar um livro falado, onde todos os alunos poderão participar.
● Os alunos poderão criar outras imagens de cenários, personagens e objetos. Os diferentes cenários poderiam ser construídos em forma de painel e os personagens e objetos poderiam ser construídos como fichas com as desenhos ou colagens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário