Projeto: Apresentação eletrônica de um livro de literatura infanto-juvenil utilizandoa edição em papel e o recurso da computação.
Atividades relacionadas: Criação de um BLOG da turma; reescrita da história apresentada em diferentes gêneros textuais (narrativo/HQ/propaganda...); criação de planilhas (para enquetes) ou outros documentos do Google Docs; representação cênica, animação (uso de um editor de animação)
Obs.: Todas as atividades poderão ser postadas no Blog.
Não basta saber decodificar a língua escrita, é preciso apropriar-se dela, fazendo uso das práticas sociais de leitura e de escrita, articulando-as ou dissociando-as das práticas orais, conforme as situações. Esta condição seria o letramento assim definido por Magda Soares (2004. p. 13-25) “[...] como um estado ou condição de quem não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e de escrita que circulam na sociedade em que vive”.
A formação do leitor, na escola, tem duas facetas: uma delas é o desenvolvimento sistemático e progressivo das habilidades de leitura – compreensão, interpretação, inferência, avaliação, etc., o que se faz com textos curtos sobre os quais se propõe questões, formulam-se exercícios e atividades; a segunda faceta é o incentivo à leitura como prazer e lazer.
Tendo como base o livro de literatura infantil, o planejamento contemplou atividades que objetivassem a compreensão e que desse um significado para a leitura realizada.
A utilização de diferentes mídias e tecnologias além de promover o acesso a estas ferramentas poderá levar o aluno a uma reflexão sobre as várias formas em que uma história possa ser apresentada, do livro de papel ao livro eletrônico, e com isto, o ato de leitura além de levar a novas aprendizagens, percebê-lo como um momento prazeroso.
Como argumenta Hernández (1998. p. 69), o planejamento deverá apresentar atividades que: “[...] apresentem novidades, proponham perguntas, sugiram paradoxos, de forma que permita ao aluno ir criando novos conhecimentos.”
A utilização da informática, além de oportunizar o desenvolvimento das habilidades de escutar com atenção e compreensão e da leitura de imagens, proporciona também a prática social do ouvir, contar e criar histórias, sendo que estas habilidades fazem parte do currículo e dos objetivos a serem alcançados em todas as séries e de forma interdisciplinar
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