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3 de outubro de 2010

Atidades com texto " Os vários voos da vaca Vivi"

As atividades foram planejadas a partir de um fragmento do livro: Os vários vôos da vaca Vivi, Elias José, Editora FTD, 1991.
                                     Os vários voos da vaca Vivi
                                                                                                                            Elias José

       Cansada de seu país, Vivi voou para Portugal.
       Foi logo gostando daquela terra e daquela gente tão amáveis. Entendia quase tudo o que falavam, quando falavam mais devagar. Viveu meses pra lá e pra cá.
       Conheceu vilas e cidades grandes, indo do mar pra terra, da terra pro mar. Só fugiu muito assombrada, desorientada, quando lhe apresentaram um senhor bigodudo, que lhe disseram ser carniceiro. Correu no dicionário e viu que, pros brasileiros, ele era um açougueiro.
          Nem fechou o dicionário e viu que, nem pegou o disco de fados que ganhou de um namorado.
          Hoje, se ouve aquelas músicas chorosas, chora também e arrepia-se. Não é saudade, nem falta daquele amor. É medo dos carniceiros que há no mundo.

Atividade 1
Foco: Variação Linguística, ortografia, utilização do dicionário, respeito à diversidade na forma de falar de cada um.
Objetivo: Refletir e compreender que a forma de falar não é a mesma forma de escrever; perceber e respeitar a diversidade das formas de expressão oral manifestada pela comunidade escolar e extra-escolar (familiar e social); compreender e ser capaz de ordenar e organizar as palavras de acordo com as convenções ortográficas utilizando o dicionário como recurso de pesquisa.
Descrição:  a) Formação: em pequenos grupos   b) Material: Folha xérox com atividades; dicionários.
Desenvolvimento:  1º mom.: Entrega de uma folha com atividades para cada aluno do grupo.  A mesma conterá duas colunas e linhas. Cabeçalho:  1ª coluna: Falo assim      2ª coluna: Escrevo assim
Fazer uma lista de palavras que falamos escrevendo-as na forma como é falada na 1ª coluna.  A escrita será individual, porém a lista de palavras será realizada pelo grupo, onde cada aluno cooperará com, no mínimo, duas palavras.
2º mom.: Com a lista, o grupo procurará  no dicionário a forma ortográfica de escrever cada palavra e preencherá a 2ª coluna:
Intervenção pedagógica
— Tudo o que falamos pode ser escrito? De que maneira escrevermos o que falamos? Por que temos que escrever de forma diferente, da que falamos? Todas as palavras que falamos poderão ser entendidas por todas as pessoas? Vocês acham que falamos igual em todo local? Por que existem diferenças? Se quisermos escrever uma frase poderemos escrevê-la da mesma forma que falamos? Qualquer pessoa e de qualquer lugar, que ler nossa frase entenderá? Por que existe uma forma de falar e outra forma de escrever uma mesma palavra? Alguém conhece alguma palavra que falamos em casa e que é diferente daquela que na escola se fala?
    Esta atividade será realizada após um tempo de conhecimento da forma lingüística da turma. Neste caso o professor poderá utilizar este conhecimento para exemplificar. Após escrever as palavras o professor fará intervenções:
    — Estas palavras nós falamos em qual situação? Em qual local?
Nesta atividade, o professor dará ênfase às diferenças lingüística ocorridas entre a família e a escola, para depois, em outras atividades, explorar as diferentes situações de expressão oral. Fará os alunos perceberem que cada família, além de ter suas especificações na sua formação (pai, mãe, avós, etc.), também poderá utilizar determinas expressões ou palavras de forma diferenciada.

Atividade 2 
Título: “Os vários vôos da vaca Vivi”
Foco:  Leitura, interpretação.
Objetivo: Vivenciar situações de leitura; reconhecer informações visíveis permitindo a apreensão do sentido do texto; ser capaz de inferir associando diversos elementos presentes, a fim de compreender informações que não explicitadas no texto.
Descrição:  a) Formação: Individual   b) Material: Folha de texto e cartaz com o texto escrito
Desenvolvimento:
1º mom.: Folha com o texto onde os alunos farão leitura silenciosa. Após, o professor fará intervenções que propiciem a interpretação do texto, a fim de alcançar os objetivos propostos para esta atividade.
 2º mom.: Fixar no mural o cartaz com o texto para ser acompanhado quando da leitura em voz alta.
Intervenções pedagógicas:
— Sobre o que se trata o texto? Como seria nosso personagem Principal? Qual seria seu país de origem? A cidade que a vaca Vivi foi visitar no texto, que idioma falava? Por que falamos parecido? Como aprendemos a falar desta forma? No texto, qual a palavra que tem o mesmo sentido, mas que é diferente da nossa maneira de dizer? Como falamos esta palavra? Será que é da mesma maneira como ela é escrita? 
 — Se tivéssemos que contar em poucas palavras a situação que a vaca Vivi passou, como contaríamos? E se nós tivéssemos que escrever esta fala, como escreveríamos?
O professor fará a escrita no quadro de giz, instigando os alunos a fazerem correções de maneira que percebam as diferenças entre fala e escrita.
— Vocês acham que o livro “Os vários vôos deda vaca Vivi, do escritor, Elias José, só traz este acontecimento? Onde mais a vaca Vivi poderia viajar? Quais os lugares que ela  poderia conhecer? Será que todos os lugares falariam e escreveriam do mesmo jeito que nós? Alguém conhece outro tipo de escrita diferente da nossa? O que tem de parecido em uma grafia chinesa e uma brasileira? O que os “desenhos” da escrita chinesa teriam de semelhante com as nossas letras?
Levar os alunos a perceberem que as escritas referem-se a palavras e servem para um determinado grupo entender e saber o significado destas palavras. “Somente entenderemos o idioma e a escrita de determinados países e regiões, se soubermos entender o código de escrita e oral destas pessoas. Entenderemos a fala e a grafia chinesa se soubermos falar e escrever em chinês”.
— Se vocês fossem a vaca Vivi, quais os lugares que gostariam de conhecer? O que vocês acham que encontrariam nestes lugares? Como as pessoas falariam? Vocês acham que poderiam entender a fala destas pessoas? Se as pessoas deste lugar não falassem o idioma de vocês, como se comunicariam? Como seriam entendidos se estivessem com fome? E se quisessem um lugar para dormir?
O professor fixará o cartaz com o texto no quadro e fará a leitura em voz alta. Os alunos poderão acompanhar o texto da folha ou o do cartaz. 
— Existe alguma palavra no texto que não conhecem? Quem sabe o que quer dizer a palavra em negrito (fado)? Será que podemos entender o que seja esta palavra lendo toda a frase onde ela aparece? O que poríamos dizer sobre o texto que não está escrito?Qual a parte do texto que levariam vocês a acharem isto?

Atividade 3
Título: Navio de palavras
Foco: Variação lingüística, ortografia, escrita, leitura, interpretação.
Objetivo: Compreender e valorizar a língua escrita e falada respeitando todas as formas de oralidade; sistematizar a variação lingüística. 
Descriçãoa) Formação: Em grupos     b) Material: cartolina, papel colorido, tesoura, cola, fita crepe, material de desenho.
Desenvlvimento:
1º mom.: Confeccionar um cartaz na forma de um navio, onde nas escotilhas (janelas) estarão escritas as palavras da lista da atividade nº 14. Os alunos escolherão 15 palavras da lista para ser escrita no cartaz.
2º mom.: Fazer uma exposição dos cartazes confeccionados. Um componente de cada grupo apresentará seu trabalho para a turma, lendo as palavras e demonstrando as diferenças entre a forma oral e a forma escrita.
3º mom.: Listar as palavras que aparecem em mais de um grupo, para que sejam escritas em um único mural.
        Obs.: Os navios poderão estar dispostos de forma linear com tiras azuis em forma de ondas, representando o mar. Nestas “ondas” estarão escritas as palavras que aparecem repetidas pelos grupos. Elas fariam parte do “Mural da turma” onde cada grupo estaria representado pelos navios que estariam no mar. O mar representaria a turma.
 I
ntervenção pedagógica:
— No texto que lemos, vimos algumas palavras que falamos e escrevemos de forma diferente, mas que tem os mesmos sentidos. Quais as palavras que poderíamos identificar que falaríamos diferente?  Vamos tentar ler o texto e identificar as palavras que falaríamos de forma diferente?
— Vimos também, que a maneira de falar uma mesma palavra, poderá ser diferente de grupo para grupo e de que, esta forma de falar deve ser respeitada. Para sermos entendidos por qualquer brasileiro ou por qualquer pessoa que entenda nosso idioma, quando escrevemos devemos seguir determinas normas. A escrita das palavras deve ser a mesma, pois só assim todos poderão entender.
Enquanto os alunos confeccionam o cartaz, o professor passará nas mesas.
— Por que vocês escolheram estas palavras para escreverem no cartaz? Como vocês falariam estas palavras? Quem fala assim? Todos do grupo ou só um de vocês?
Após a leitura das palavras por cada grupo:
— Quem mais fala desta forma? Em casa vocês falam assim? Existe alguma das palavras que o grupo escolheu que vocês falam diferente em casa e na escola?  E entre os irmãos maiores de vocês, existe alguma palavra que eles falam de forma diferente? E os amigos deles como falam? E vocês e seus amigos, como falam?
Finalizando o trabalho, professor e alunos, identificarão as palavras que aparecem repetidas.
— Quais as palavras que poderíamos escolher que representasse a maneira de falar de toda a turma? Como escrever estas palavras, para que qualquer pessoa a entendesse?
Vamos escrever no nosso caderno as palavras da turma?  De que forma mostraremos a maneira de falar e de escrever?
        A turma escolherá a forma de como será representada a oralidade das palavras. 

 

Um comentário:

  1. O TEXTO O OS VOOS DA VACA VIVI É ÓTIMO PARA TRABALHAR A ORTOGRAFIA E FAZ INFERENCIAS A VÁRIOS OUTROS TEMAS QUE PODEM SER TRATADOS DENTRO DE UM UNICO TEXTO.ADOREI.

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