Projeto: Qual meu tamanho?
Proposta : Aplicações de medida de comprimento
Objetivos :
&;Refletir sobre as diferentes representações simbólicas dos números (inteiros e decimais) percebendo grafias diferentes em uma mesma grandeza;
&;Analisar os diferentes portadores de números para que possa desvinculá-lo da quantidade;
&;Utilizar-se de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvem contagens e medidas;
&;Saber organizar agrupamentos para facilitar a contagem e a comparação entre as seleções trabalhadas;
&;Interpretar e elaborar uma lista comunicando as informações obtidas com a atividade realizada;
Metodologia
&;Reflexão sobre a escrita do número;
&;Exploração oral sobre o sistema de medidas (O que podemos medir? Como podemos medir?);
&;Exploração de situações problemas;
&;Desenvolvimento de estratégias de soluções;
&;Realização de simulações, tentativas e formulação de hipóteses;
&;Experimentação das hipóteses apresentadas, utilizando-se como referência as dimensões de partes do próprio corpo para medir (palmos, pés);
&;Compreensão de aspectos históricos na abordagem de grandezas de medidas
&;Confecção e utilização de um instrumento de medidas de tamanho;
&;Relacionar e estabelecer comparações de grandezas de mesma natureza;
&;Compreensão e identificação de critérios para ordenar: do mais alto para o mais baixo e vice-versa;
&;Organização de dados em uma lista;
&;Análise de informações e sistematização dos dados de uma lista;
Desenvolvimento de atividades:
1º mom.: Com o objetivo de explorar os vários símbolos gráficos dos dígitos, os alunos serão levados a perceber que o número pode estar desassociando a quantidade
2º mom.: Introdução da atividade de medidas, com a exploração oral de como poderíamos medir as coisas sem a utilização de réguas ou outro instrumento.
3º mom.: Exploração das hipóteses de como medir, utilizando-se de seu próprio corpo como instrumento de medidas.
4º mom.: Medindo a turma. Confeccionar uma fita métrica, utilizando a régua como padrão de medidas. Trabalhar as relações entre metros e centímetros, fazendo com que os alunos percebam que 1 metro foi dividido em 100 centímetros e que cada centímetro foi dividido em 10 milímetros .
Utilizar o metro confeccionado por eles, para medir a turma. Fazer esta medição chamando os alunos em ordem alfabética. Registrar no quadro de giz a altura de cada aluno.
5º mom.: Confeccionar um painel onde cada aluno se identificará e colocará sua medida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário