Atividades pedagógicas (elaboradas por Dalla Zen (2009)
Jogo do alfabeto com objetos
Elaborar um cartaz (papel pardo ou jornal) com letras de A à Z escritas (ou com um número menor de letras) em quadrados regulares. Dispor as crianças em círculo, colocando o cartaz no centro. Trazer um saco com pequenos e variados objetos. Cada criança tira um objeto, diz o nome e a letra inicial do nome do objeto. Após, coloca o objeto no cartaz, na letra correspondente. Depois, podem escolher algumas palavras para registrar e desenhar. Formar essas palavras com letras móveis. Criar uma história coletiva com duas palavras. Registrar a história em cartaz para sistematizá-la em outro dia.
Jogo do pare
Em um saco, colocar palavras estudadas (as do tesouro ou coleção), mais uma ficha colorida com a palavra “PARE”. Pedir a um aluno que leia as fichas até encontrar o PARE. Passar o saco adiante... Após, as crianças podem registrar as palavras lidas.
Jogo do quantas palavras...
Escrever no quadro as palavras estudadas (as do texto da semana). Colocar em um saco números correspondentes ao número de palavras. Cada criança tira uma ficha e lê a quantidade de palavras conforme o número retirado. Poderá escolher as palavras. Pode copiar as palavras lidas para sistematização do repertório.
Jogo do apagador
Escrever a lista de palavras da coleção no quadro. Pedir que as crianças observem com atenção essas palavras. Solicitar que fechem os olhos. Apagar uma palavra. Eles devem identificar a palavra apagada escrevendo-a em silêncio. Verificar se acertaram; escrever a palavra e continuar o jogo...
Pensar em atividades diversificadas para grupos diferenciados ou por níveis de leitura e escrita. Escrever seus nomes, o nome de colegas. Escrever as palavras da coleção (dos textos, dos livrinhos). Para o grupo com hipóteses mais avançadas, oferecer uma imagem para que formem palavras correspondentes à leitura. Podem formar uma pequena frase, por exemplo.
Outras possibilidades
Desenhar objetos, animais. Identificar com eles os nomes e após pedir que liguem os desenhos às letras iniciais ou às palavras. Contar quantas letras (desenhar um lápis mostrando quantas letras há na palavra; desenhar boquinhas, conforme número de sílabas.
Brincar com o alfabeto da sala
Dizer os nomes das letras, sempre enfatizando a correspondência som/letra. Esconder algumas antes de a aula começar e pedir que descubram quais forma escondidas.
Chamada interativa
Com os nomes deles: pensar em modalidades
Apresentar 3 cartelas com palavras, sendo que 2 iniciam com a mesma letra/som. Eles têm que descobrir que palavra não tem o mesmo som inicial. Ex. casa, bola e cola. Pensar em outras palavras com o mesmo som inicial das apresentadas. Escrever, ler as palavras. Os textos sempre são base para a escolha de palavras.
Dizer palavras que rimam com .................. A professora diz uma palavra e eles continuam. Escrever essa pequena lista.
Tirando palavras das continhas (para quem já está alfabetizado) bola + da = bolada piolho – pi = olho ...
Palavras dentro (para quem já está alfabetizado) armário tem: mar, Mário, ar, arma, rio...
piolho tem: olho (explorar a escrita das palavras: o que mudou? Sons abertos / fechados, letras maiúsculas, som e posição de algumas letras)
Nenhum comentário:
Postar um comentário