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19 de setembro de 2011

Trabalho por Projetos - Fernando Hernández

Síntese da entrevista feita por Cristiane Marangon com Fernando Hernández, para a Revista Nova Escola.

        Segundo Fernando Hernández o trabalho com projetos começou em 1982, quando ele trabalhava no Instituto de Educação da Universidade de Barcelona e uma colega o apresentou a um grupo de mestres que lecionavam para crianças entre oito e dez anos de idade. Eles tinham uma dúvida que era saber se a escola estava ensinando a estabelecer relações, ou seja, a globalizar. Hernández trabalhou com toda a escola durante cinco anos e, como resposta a essa inquietação, o currículo foi organizado por pesquisa de projetos de trabalho.
        A diferença fundamental entre projetos de trabalho e pedagogia de projetos é, em primeiro lugar, o contexto histórico. A pedagogia de projetos surge nos anos 1920 e projeto de trabalho nos anos 1980, além de os princípios serem diferentes. A pedagogia de projetos trabalha um modelo fordista, que prepara as crianças apenas para o trabalho em uma fábrica, sem incorporar aspectos da realidade cotidiana dentro da escola. Os projetos de trabalho tentam uma aproximação da escola com o aluno e se vinculam muito à pesquisa sobre algo emergente. Uma coisa não é melhor que outra, mas são diferentes
         O trabalho do docente deve ser compartilhado e quando surge uma questão emergente em sala de aula, esse assunto deve pertencer à escola e não se restringir a um único educador. Os docentes ao discutirem uma proposta, expor suas ideias e darem sugestões estarão se envolvendo no processo. O professor ao trocar informações de seu fazer pedagógico estará ampliando seu espaço de interação, que passará de uma ação restrita a sala para a escola como um todo. Para Hernández, esta é uma mudança importante e fundamental.
          Para se desenvolver um projeto é necessário que se tenha um problema para iniciar uma pesquisa. Pode ser sobre uma inquietação ou sobre uma posição a respeito do mundo. O docente tem a capacidade de escutar o que está acontecendo dentro e fora da sala de aula, mas o problema pode sair de uma questão que as crianças levem para a escola ou ser um tema emergente na imprensa. É importante trabalhar as maneiras de olhar o mundo e que são diversas, mas não basta somente localizá-las e sim entender o significado delas. O resultado é que se constrói uma situação de aprendizagem em que os próprios estudantes começam a participar do processo de criação, pois buscam respostas às suas dúvidas e isso é o projeto de trabalho.
           O autor afirma que projeto de trabalho não é uma fórmula, mas uma concepção de educação onde se trabalha a partir de pesquisa, sendo bom e necessário que os estudantes se encontrem com diferentes situações para aprender.
         A escola, como toda instituição social, tem de dialogar com as coisas que estão acontecendo, pois o mundo atual sofreu um processo de globalização da informação e comunicação, implicando com que a escola reflita sobre sua função e seus objetivos. Ela tem de ser uma instituição que pensa constantemente nos saberes do passado que precisam ser recuperados, resgatados e conservados, além de agregar o presente.

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