Final de Ano e com ele chega a hora da resposta final: Aprovado ou Reprovado. Uma única escolha, uma única palavra que traduzirá o ano inteiro de trabalhos. Tarefa que para o professor é de grande responsabilidade. Para aquele aluno que conseguiu construir as aprendizagens objetivadas para o ano e que terá como resultado final o conceito de aprovado, é tranquilo! Mas...e aqueles que parecem ter ficado lá atrás na estrada? Inserir a tenebrosa palavra R e p r o v a d o!?
Pois é colega, tarefa ingrata esta nossa quando chega o final de ano...
O que fazer então, para que possamos limpar nossa mesa, organizar nosso armário, finalizar o caderno de chamada, dar um abraço a todos os nossos colegas de escola e partir para as tão merecidas férias?
Antes de escrever os conceitos finais, faça algumas perguntas para você mesmo:
Por que este aluno deve ser reprovado? Seria melhor para ele fazer as mesmas coisas, as mesmas atividades, tudo de novo? Deveria ele ver todos os conteúdos novamente? Ele aprenderia???
De que forma ele estava no início do ano e como ele está no final do ano? Em nada ele cresceu? Nada ele aprendeu?
Depois de você refletir e ainda permanecer uma dúvida, imagine colocar a palavra Aprovado e se pergunte:
O professor que ficará na turma onde teu aluno estará, irá trabalhar as aprendizagens a partir do que este aluno aprendeu neste ano?
Se esta última pergunta for negativa, você já sabe o que vai fazer no inicio do ano letivo de 2014. Mostrar para este professor que cada um de nós tem seu próprio ritmo em aprender e que é preciso, com urgência, rever o conceito do Ensinar e Aprender.
Nem todo o conteúdo poderá levar a uma aprendizagem, mas intrínseco de toda a aprendizagem está um conteúdo.
É preciso rever nossas concepções do Ensinar. É preciso que nossas ações partam do que a criança já sabe para depois planejar quais as práticas que faremos para ajudar nosso aluno a construir novas aprendizagens.
Boas férias!
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