Poucos dias para o encerramento das aulas e as ultimas avaliações estão sendo planejadas, porém ao fixá-la como um único fim o de decidir a aprovação ou reprovação e para isto nos detivermos em instrumentos que resultem em uma nota ou pontuação, estaremos nos distanciado do processo de aprendizagem.
Ainda que muitos professores concebam que a avaliação tenha como finalidade reorientar a aprendizagem, na maioria das escolas públicas ela é vinculada a promoção estando ela vinculada ao desempenho da criança. E este medido pela quantidade de informações que o aluno incorporou durante todo o ano.
A avaliação sendo levada como ponto de chegada no final de cada trimestre através de provas objetivas que resultem uma nota, o processo pedagógico é desprezado. No entanto ao adequá-la ao currículo a cada momento da aprendizagem e ao questionarmos as estratégias metodológicas desenvolvidas, modificando-as quando necessário, a avaliação fará parte integrante do processo pedagógico. A mesma permitirá não só qualificar a validade do resultado, mas também poderá ser utilizada como um instrumento de reflexão abrangendo todos os aspectos das ações pedagógicas em sala de aula.
Mas como fazer então já que a instituição educacional nos exige uma nota ou conceito que determine a aprovação ou reprovação dos alunos?
Ao concebermos a avaliação com o um processo permanente que contemple a todos os fatores que incidem nas ações pedagógicas durante todo o ano letivo e não somente no final de cada trimestre através de um único instrumento como a prova final, compreenderemos a progressão de cada criança. Assim, ainda que algum aluno não consiga alcançar progressos significativos nas suas aprendizagens, faz-se necessária que levemos em conta na decisão final, todo o histórico deste aluno e não somente a “nota” alcançada no último instrumento avaliativo.
A todos os professores bons momentos de reflexão neste final de ano letivo. Que possamos iniciar 2014 com a certeza de que tomamos a melhor decisão em prol de nosso aluno.
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