Em 2014 teremos que rever nossos Planos de Estudo. Afinal, depois de um ano de formação do PNAIC, apreendemos que as ações pedagógicas para os anos iniciais deverão ser reformuladas. e tudo por entender que o projeto político da escola deverá garantir a aprendizagem de crianças que não se apropriaram de conhecimentos previstos para uma determinada etapa escolar.
Os cadernos utilizados no PNAIC, foram organizados a fim de favorecer o desenvolvimento do trabalho de formação do professor alfabetizador onde os alunos aprendam a ler e escrever, dentro de uma perspectiva social de inclusão.
Com o objetivo de nortear a organização do trabalho pedagógico nas escolas, esta postagem traz os Direitos de Aprendizagem que constam no material do MEC.
(Nesta postagem estão os Direitos de Lingua Portuguesa, Ciências Naturais, Geografia e Arte. Veja nas postagens seguintes os Direitos de Matemática e História)
- Direitos gerais de aprendizagem: Língua Portuguesa
> Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos.
> Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura.
> Apreciar e usar em situações significativas os gêneros literários do patrimônio cultural da infância, como parlendas, cantigas, trava línguas.
> Compreender e produzir textos destinados à organização e socialização do saber escolar/científico (textos didáticos, notas de enciclopédia, verbetes, resumos, resenhas, dentre outros) e à organização do cotidiano escolar e não escolar (agendas, cronogramas, calendários, cadernos de notas...).
> Participar de situações de leitura/escuta e produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e discussão acerca de temas sociais relevantes (notícias, reportagens, artigos de opinião, cartas de leitores, debates, documentários...).
> Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).
Direitos específicos de Linguagem
I - Introduzir; A - Aprofundar; C - Consolidar
LEITURA
|
Ano 1
|
Ano 2
|
Ano 3
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Ler textos não-verbais, em diferentes suportes.
|
I/A
|
A/C
|
A/C
|
Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia
|
I/A
|
A/C
|
C
|
Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos
|
I/A
|
A/C
|
A/C
|
Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças
|
I/A
|
A/C
|
A/C
|
Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças
|
I/A
|
A/C
|
A/C
|
Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações
|
I
|
A
|
C
|
Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente
|
I/A
|
A/C
|
C
|
Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos com autonomia
|
I
|
A/C
|
A/C
|
Realizar inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
|
I/A
|
A/C
|
A/C
|
Realizar inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia
|
I
|
I/A
|
A/C
|
Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
|
I/A
|
A/C
|
A/C
|
Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.
|
I
|
A
|
A/C
|
Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor ou outro leitor experiente
|
I/A
|
A/C
|
C
|
Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos com autonomia.
|
I
|
A
|
A/C
|
Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
|
I/A
|
A/C
|
A/C
|
Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia
|
I/A
|
A/C
|
A/C
|
Estabelecer relação de intertextualidade entre textos.
|
I
|
I/A
|
C
|
Relacionar textos verbais e não-verbais, construindo sentidos
|
I/A
|
A/C
|
A/C
|
Saber procurar no dicionário os significados das palavras e a acepção mais adequada ao contexto de uso
|
I
|
A
|
PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
|
Ano 1
|
Ano 2
|
Ano 3
|
Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba
|
I/A
|
A/C
|
A/C
|
Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia.
|
I
|
A
|
A/C
|
Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba.
|
I/A
|
A/C
|
C
|
Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
|
I
|
I/A
|
A/C
|
Gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos.
|
I
|
I/A
|
A/C
|
Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.
|
I
|
A/C
| |
Pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor.
|
I
|
A/C
| |
Utilizar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas
|
I/A
|
A/C
|
A/C
|
Revisar coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor é escriba, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.
|
I/A
|
A
|
A/C
|
Revisar autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.
|
I/A
|
A/C
| |
Revisar os textos após diferentes versões, reescrevendo-os de modo a aperfeiçoar as estratégias discursivas.
|
I
|
A
|
ORALIDADE
|
Ano 1
|
Ano 2
|
Ano 3
|
Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
|
I/A
|
A/C
|
C
|
Escutar com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.
|
I/A
|
A/C
|
A/C
|
Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história.
|
I
|
A/C
|
C
|
Produzir textos orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais formais comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outros).
|
I
|
I/A
|
A/C
|
Analisar a pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades e características dos gêneros.
|
I
|
A
|
A/C
|
Reconhecer a diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras
|
I
|
A
|
A/C
|
Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
|
I
|
A
|
C
|
Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
|
I/A/C
|
A/C
|
A/C
|
ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE
|
Ano 1
|
Ano 2
|
Ano 3
|
Analisar a adequação de um texto (lido, escrit.o ou escutado) aos interlocutores e à formalidade do contexto ao qual se destina.
|
I/A
|
A/C
|
A/C
|
Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.
|
I/A/C
|
A/C
|
C
|
Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção. I
|
I/A/C
|
I/A/C
|
I/A/C
|
Conhecer e usar palavras ou expressões que estabelecem a coesão como: progressão do tempo, marcação do espaço e relações de causalidades.
|
I
|
A
|
A/C
|
Conhecer e usar palavras ou expressões que retomam coesivamente o que já foi escrito (pronomes pessoais, sinônimos e equivalentes).
|
I
|
A
|
A/C
|
Usar adequadamente a concordância e reconhecer violações de concordância nominal e verbal.
|
I
|
A/C
| |
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).
|
I/A
|
A
|
C
|
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro (C/QU; G/GU; R/RR; SA/SO/SU em início de palavra; JA/JO/JU; Z inicial; O ou U/ E ou I em sílaba final; M e N nasalizando final de sílaba; NH; Ã e ÃO em final de substantivos e adjetivos).
|
I
|
A/C
| |
Conhecer e fazer uso de palavras com correspondências irregulares, mas de uso frequente.
|
I
|
A
| |
Saber usar o dicionário, compreendendo sua função e organização.
|
I
|
A/C
| |
Saber procurar no dicionário a grafia correta de palavras.
|
I
|
A/C
| |
Identificar e fazer uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo as convenções.
|
I
|
A
|
A/C
|
Pontuar o texto.
|
I
|
A/C
| |
Reconhecer diferentes variantes de registro de acordo com os gêneros e situações de uso.
|
I
|
A
|
C
|
Segmentar palavras em textos.
|
I
|
A/C
|
ANÁLISE LINGUÍSTICA: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABETICA - SEA
|
Ano 1
|
Ano 2
|
Ano 3
|
Escrever o próprio nome
|
I/A/C
| ||
Reconhecer e nomear as letras do alfabeto.
|
I/A/C
| ||
Diferenciar letras de números e outros símbolos.
|
I/A/C
| ||
Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.
|
I/A/C
| ||
Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.
|
I/A
|
A/C
| |
Usar diferentes tipos de letras em situações de escrita de palavras e textos.
|
I
|
A/C
|
C
|
Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras.
|
I/A/C
| ||
Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
|
I/A/C
| ||
Segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho.
|
I/A/C
| ||
Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.
|
I/A/C
| ||
Reconhecer que as sílabas variam quanto às suas composições.
|
I/A/C
| ||
Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas
|
I/A/C
| ||
Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.
|
I/A/C
| ||
Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.
|
I/A
|
A/C
|
C
|
Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.
|
I/A
|
A/C
|
C
|
- Direitos de Aprendizagem em Ciências Naturais
Direitos
Gerais
|
Eixos
de Ensino
|
Direitos
Específicos
|
Ano 1
|
Ano 2
|
Ano 3
|
Elaborar
compreensões sobre o mundo condizentes com perspectivas atuais da comunidade
científica
|
Compreensão
conceitual e procedimental da ciência
|
-
Aprender como a ciência constrói conhecimento sobre os fenômenos naturais.
-
Entender conceitos básicos das ciências.
-
Ler e escrever textos em que o vocabulário da ciência é usado.
-
Interpretar textos científicos sobre a história e a filosofia da ciência.
-
Perceber as relações existentes entre as informações e os experimentos
adquiridos e desenvolvidos por cientistas e o estabelecimento de conceitos e
teorias.
-
Relacionar as informações científicas lidas com conhecimentos anteriores.
-
Possuir conhecimentos sobre os processos e ações que fazem das ciências um modo
peculiar de se construir conhecimento sobre o mundo.
-
Identificar as fontes válidas de informações científicas e tecnológicas e
saber recorrer a elas.
-
Aprender a tecer relações e implicações entre argumentos e evidencias.
-
Aprender a planejar modos de colocar conhecimentos científicos já produzidos
e ideias próprias como suposições a serem avaliadas (hipóteses a serem
exploradas).
-
Desenvolver raciocínio lógico e proporcional.
-
Aprender a seriar, organizar e classificar informações.
-
Elaborar perguntas e aprender como encontrar conhecimentos científicos já
produzidos sobre o tema em questão.
-
Estimular o exercício intelectual.
|
I
|
I/A
|
I/A/C
|
Entender
que as compreensões sobre o mundo são produções humanas, criadas e
influenciadas por seus contextos históricos
|
Compreensão
sociocultural, política e econômica dos processos e produtos da ciência.
|
-
Diferenciar ciência de tecnologia.
-
Perceber o papel das ciências e das tecnologias na vida cotidiana.
-
Compreender a ética que monitora a produção do conhecimento cientifico.
-
Considerar o impacto do progresso promovido pelo conhecimento científico e suas aplicações
na vida, na sociedade e na cultura de cada pessoa.
-
Compreender que o saber científico é provisório, sujeito a mudanças.
-
Utilizar o conhecimento científico para tomar decisões no dia a dia.
-
Desenvolver posição critica com o objetivo de identificar benefícios e malefícios
provenientes das inovações científicas e tecnológicas.
-
Compreender a maneira como as ciências e as tecnologias foram produzidas ao
longo da história.
|
I
|
I/A
|
I/A/C
|
Fazer
uso da compreensão sobre o mundo para estabelecer a relação entre o
conhecimento que se produz sobre este mundo e as aplicações e produtos que tal
conhecimento possibilita gerar, quanto dos efeitos de ambos compreensão e produtos,
para a vida social e política dos cidadãos.
|
Compreensão
das relações entre ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente.
|
-
Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos
e suas Implicações para a humanidade e o meio ambiente.
-
Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o
desenvolvimento econômico e o progresso das sociedades.
-
Reconhecer os limites da utilidade das
ciências e das tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os
impactos sobre o meio ambiente.
-
Participar de situações em que os conceitos e procedimentos científicos, juntamente
com as reflexões sobre a natureza ética da ciência, são mobilizados para
direcionar tomadas de posição acerca de situações sociais atuais e
relevantes.
|
I
|
I/A
|
I/A/C
|
- Direitos de Aprendizagem em Geografia
DIREITOS GERAIS
|
Ano 1
|
Ano 2
|
Ano 3
|
Reconhecer
a relação entre sociedade e natureza na dinâmica do seu cotidiano e na
paisagem local, bem como as mudanças ao longo do tempo.
|
I
|
I/A/C
|
I/A/C
|
Descrever
as características da paisagem local e compará-las com as de outras
paisagens.
|
I/A
|
A/C
|
A/C
|
Conhecer
e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura,
as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
|
I/A
|
A/C
|
A/C
|
Ler,
interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples.
|
I
|
I/A/C
|
I/A/C
|
Reconhecer
os problemas ambientais existentes em sua comunidade e as ações básicas para
a proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e
saúde.
|
I
|
I/A/C
|
I/A/C
|
Produzir
mapas, croquis ou roteiros utilizando os elementos da linguagem cartográfica
(orientação, escala, cores e legendas).
|
I
|
I/A/C
|
I/A/C
|
Ler
o espaço geográfico de forma crítica através das categorias lugar,
território, paisagem e região.
|
I
|
I/A
|
I/A/C
|
Identificar
as razões e os processos pelos quais os grupos locais e a sociedade
transformam a natureza ao longo do tempo, observando as técnicas e as formas
de apropriação da natureza e seus recursos.
|
I
|
I/A
|
I/A/C
|
- Direitos de Aprendizagem em Arte
DIREITOS GERAIS
|
Ano 1
|
Ano 2
|
Ano 3
|
Compreender a arte como um conhecimento produzido
socialmente, em diferentes contextos históricos e culturais da humanidade.
|
I/A
|
A
|
C
|
Reconhecer a importância social da arte na
sociedade e na vida dos indivíduos.
|
I/A
|
A
|
C
|
Vivenciar experiências educativas nas linguagens
da dança, teatro, artes visuais e música.
|
I/A/C
|
A/C
|
C
|
Vivenciar processos educativos de diálogo
interdisciplinar da arte com diferentes áreas de conhecimento e de diálogo
interterritorial das diferentes linguagens artísticas, inclusive com as novas
tecnologias.
|
I/A/C
|
A/C
|
C
|
Conhecer a vida e obra de diferentes artistas das
linguagens da dança, teatro, artes visuais e música, da comunidade local e da
região, como, também, com artistas de expressão nacional e internacional, das
mais diferentes partes do mundo, de diferentes épocas, estilos, gêneros, e
etnias.
|
I/A
|
A/C
|
C
|
Conviver e acessar fontes vivas de produção da
arte.
|
I/A/C
|
A/C
|
C
|
Identificar no cotidiano a produção e produtores
artísticos de circulação social em diferentes ambientes.
|
I/A/C
|
A/C
|
C
|
Ler, apreciar e analisar criticamente diferentes
objetos artísticos e manifestações da arte na sociedade.
|
I/A/C
|
A/C
|
C
|
Conhecer e reconhecer os elementos que constituem
as linguagens artísticas a partir da leitura e análise de objetos artísticos.
|
I/A/C
|
A/C
|
C
|
Conhecer, participar e visitar diferentes
dispositivos e equipamentos culturais de circulação da arte e do conhecimento
artístico, tais como: teatros, museus, galerias, feiras, ruas, festivais, livrarias,
bibliotecas, centros históricos e culturais.
|
I/A/C
|
A/C
|
C
|
Fazer arte na perspectiva da criação artística
como pesquisa e investigação.
|
I/A/C
|
A/C
|
C
|
Conhecer, vivenciar e interagir com materiais,
tecnologias, técnicas, instrumentos e procedimentos variados em artes,
experimentando-os de modo a utilizá-lo nos trabalhos pessoais e coletivos de
criação artística.
|
I/A/C
|
A/C
|
C
|
Pesquisar e organizar os diferentes conhecimentos
artísticos, a partir de fontes variadas de informações.
|
I/A/C
|
A/C
|
C
|
Respeitar, conviver, valorizar e dialogar com as
diferentes produções artísticas de circulação social.
|
I/A/C
|
A/C
|
C
|
Referências
Direitos em Linguagem: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : currículo na alfabetização : concepções e princípios : ano 1 : unidade 1 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012.
Direitos em Ciências Naturais e Geografia: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : o trabalho com gêneros textuais na sala de aula : ano 02, unidade 05 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012
Direitos em Arte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : alfabetização para todos : diferentes percursos, direitos iguais : ano 01, unidade 07 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012.
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