O brincar é essencial para o ser humano. Ao brincar a criança se aproxima do não real sendo isto importante para que ela possa distinguir o real do imaginário. É na brincadeira através da interação com o outro, que a criança aprende a se construir como um ser social. Realizar atividades lúdicas promovem o desenvolvimento social e cognitivo além de ser prazeroso.
Como a diversidade se faz presente na sala de aula em todos os níveis da Educação Básica, alunos com dificuldades em aprender, bem como crianças deficientes fazem parte deste universo heterogêneo. Assim, inserir no planejamento pedagógico atividades que envolvem a lúdicidade, torna-se essencial para que o conhecimento seja construído de forma prazerosa e promova as aprendizagens de todas as crianças, sendo elas deficientes ou não; com ou sem laudos, com dificuldades de aprendizagens ou crianças que apresentam um ótimo desenvolvimento cognitivo.
E, além de se inserir todos alunos, ao se aprender brincando, aprende-se com prazer, aprende-se incluindo.
Referência:
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012.
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