Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

13 de outubro de 2016

Projeto Político Pedagógico - PPP

O PPP  de uma escola traz o contexto social que esta escola está inserida,  as concepções que seus professores tem do ensinar e aprender, a forma como a sociedade escolar se coloca diante dos fazeres pedagógicos, a interação dos alunos nos espaços escolares e como a equipe gestora conduz suas ações.
Desta forma,  algumas escolas tem o diálogo, a participação da coletividade: direção, professores, alunos e comunidade como preponderante tanto na criação de seus documentos, como também nas práticas educativas. 
No entanto, ainda que e a escola saiba que seu  projeto pedagógico deva ser construído com a participação coletiva, é muito difícil que assim ela o faça caso a gestão não tenha uma  concepção de educação aberta e democrática. Não basta realizar reuniões com os professores, chamar os pais e responsáveis ou os professores coordenadores de turma para que os gestores levem em conta as ideias e argumentos destes segmentos. Para que aconteça um diálogo é preciso que todas as partes envolvidas se escutem  e respeitem as diferentes ideias.
Uma gestão que não sabe ouvir faz com que seus professores, pais e alunos tenham dificuldade em falar e se expor.
Assim, vemos muitos dos PPP com um discurso democrático porém na prática não é isto que constamos.

Acredito que é preciso que se mude a forma como se dá a comunicação entre gestão, professores, alunos e comunidade, pois se as diferentes opiniões não são levadas em conta na ocasião da elaboração dos planejamentos escolares, desde o plano com as ações em sala de aula ao PPP, a escola não evidencia uma construção democrática e nem participativa e o diálogo passa a ser apenas um monólogo de uma das partes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário