Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

18 de janeiro de 2014

Avaliação Escolar (2ª ed.)



          A o fixar a avaliação como um único fim: o de decidir a aprovação ou reprovação, e de nos detivermos em instrumentos que resultem em uma nota ou pontuação, estaremos nos distanciado do processo de aprendizagem, utilizando as provas e trabalhos só para classificar a turma.
         Ao vincular a avaliação, unicamente,  ao desempenho do educando, o professor estará  utilizando-a como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. E  no final de cada trimestre, depois dos alunos terem realizado provas objetivas que resultem em uma nota, a avaliação sendo levada como ponto de chegada  será desprezado todo o processo pedagógico. As ações, as hipóteses os questionamentos e as aprendizagens que o aluno construiu até o momento da realização da prova, não será considerado.
          No entanto ao adequá-la ao currículo a cada momento da aprendizagem e ao questionarmos as estratégias metodológicas desenvolvidas, modificando-as quando necessário, a avaliação fará parte integrante deste processo.
          Não existem ações certas ou erradas, mas sim elementos que melhor se adaptam a cada situação didática. O importante é que possamos nos utilizar de vários instrumentos avaliativos tais como: a observação, a aplicação de provas, a escrita de redações com temas livres ou conduzidos, a participação nos eventos, o trabalho em grupo, as interações realizadas no ambiente escolar, os questionamentos,  as hipóteses,  entre outros instrumentos que servirão para que o professor perceba o quanto aquele aluno apreendeu de tudo o que foi explorado em sala de aula.
          Professor e aluno precisam interagir, onde cabe ao primeiro identificar o que quer e ao segundo, colocar-se como parceiro e responsável pelo seu aprendizado. É no coletivo, na interação entre educadores e educandos que ao se discutir os critérios avaliativos se obterá o melhor resultado para todos, indistintamente.
  
           Para Luckesi (2001), a boa avaliação envolve três passos:

• Saber o nível atual de desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico);

• Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação);

Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).

           O autor afirma que a avaliação deve ser “[...] pontual ou contínua, [...] só faz sentido quando leva ao desenvolvimento do educando.” Ainda, segundo o autor, especialistas definem em quatro grupos a quem interessa a avaliação:
          
           > ao aluno, que tem o direito de conhecer o próprio processo de aprendizagem para se empenhar na superação das necessidades;
           > aos pais, corresponsáveis pela Educação dos filhos e por parte significativa dos estímulos que eles recebem;
           > ao professor, que precisa constantemente avaliar a própria prática de sala de aula;
à equipe docente, que deve garantir continuidade e coerência no percurso escolar de todos os estudantes.

            Sendo assim, ao concebermos a avaliação com o um processo permanente que contemple a todos os fatores que incidem nas ações pedagógicas durante todo o ano letivo e não somente no final de cada trimestre através de um único instrumento como a prova final, compreenderemos a progressão de cada criança.
          E, ainda que algum aluno não consiga alcançar progressos significativos nas suas aprendizagens, faz-se necessária que levemos em conta na decisão final, todo o histórico deste aluno e não somente a “nota” alcançada no último instrumento avaliativo.



Referências:
LUKCKESI, Cipriano. Disponível em http://www.revistaescola.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário