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15 de janeiro de 2014

Avaliação: Progressão Continuada

PROGRESSÃO CONTINUADA

           paradigma da avalição formativa, diagnóstica e regulatória, concepção da educação como processo de formação integral,  instrumento de aprendizagem para todos e ferramenta de acesso aos demais direitos;

            avaliação não se esgota no estágio da constatação e da verificação, avança para a análise e proposição de novas estratégias que efetivem os objetivos do processo educacional;

           análise da pertinência das metas estabelecidas para cada grupo de alunos e cada estudante individualmente, passando pelas estratégias, reconfiguração do planejamento.

           modificação da prática docente: reorganização do planejamento, e revisão dos procedimentos metodológicos e do acompanhamento dos estudantes nas suas dificuldades e características;

           enfoque mais individualizado, tomando o estudante como parâmetro de si mesmo;

           professor: o agente interventor que acompanha e problematiza o percurso dos estudantes, retomando a construção de conceitos e oferecendo novos desafios, buscando superar dificuldades e impulsionar a aprendizagem.

           confiança de que todos podem aprender, mesmo em diferentes ritmos, a partir de suas diferenças naturais e culturais, entendimento de que a intervenção da escola é fundamental nos processos de mudança dos estudantes.;

          processos de homogeneização superados, ensino diferenciado, percursos adaptados;

           os laboratórios de aprendizagem, a docência compartilhada, os diferentes tempos e espaços enfim, novas experiências que possam dar conta da aprendizagem, precisam estar em funcionamento para que todos, em seu ritmo, possam aprender.

       A reprovação, tanto como a aprovação automática, não soluciona o problema da não aprendizagem, constituem uma mesma lógica que fundamenta uma séria distorção no processo pedagógico: a ênfase no resultado ; ambas devem ser superadas por um processo de regulação que permita o avanço dos estudantes.
Demanda reorganização da escola: tanto nas suas expectativas quanto na sua estrutura curricular, necessidade de currículo adaptado, atividades diferenciadas, reagrupamentos temporários, intervenção do professor, variabilidade didático-metodológica, não apenas transmissão.

MODALIDADES DE AVALIAÇÃO

           AVALIAÇÃO PROGNÓSTICA – precede a ação de formação, identifica certas características e conhecimentos do aprendiz, tem a função de permitir um ajuste recíproco aprendiz/programa de estudos; feedback - nivelamento

           AVALIAÇÃO CUMULATIVA – ocorre depois da ação, serve para verificar aquisições, intenção certificativa, terminal; feedback – “nada” – veredito final

           AVALIAÇÃO FORMATIVA – situa-se no centro da ação de formação, função de contribuir para a boa regulação da atividade de ensino, busca levantar informações úteis ao replanejamento e reorientação do processo ensino/aprendizagem, incorpora aspectos da avaliação diagnóstica e da cumulativa; feed back – regulação/ajuste

AVALIAÇÃO FORMATIVA: EMANCIPATÓRIA, DIAGNÓSTICA e REGULADORA

           Processo sistemático, contínuo e integrado destinado a:

           Determinar se objetivos foram alcançados;

           Identificar aspectos do objeto da avaliação e do contexto a serem aprimorados

           Planejar e desenvolver correção de rumos

           Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem;

           Verificar saberes, competências e habilidades dos alunos;

           A sequência formativa tem três etapas:

                     1)  coleta de informações, referente aos progressos realizados e às dificuldades de aprendizagem encontradas pelo aluno;

                      2) interpretação dessas informações, com vistas a operar um diagnóstico das eventuais dificuldades;

                       3) adaptação das atividades de ensino/aprendizagem –   coleta de informação / diagnóstico individualizado / ajuste da ação

 AVALIAÇÃO FORMATIVA

           FORMATIVA - é “formativa toda avaliação que auxilia o aluno a aprender e a se desenvolver, que colabora para a regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto Educativo”.

           observação formativa  - “quando permite guiar e otimizar as aprendizagens em andamento”. E é sua virtude informativa que é seu caráter essencial.

           INFORMATIVA - informar os dois principais atores do processo

           CORRETIVA - professor e aluno devem poder “corrigir” sua ação – VARIABILIDADE, CRIATIVIDADE, retomada de conceitos

           A observação formativa implica, por parte do professor, flexibilidade e vontade de adaptação, de ajuste; se não é seguida por uma modificação das práticas do professor tem poucas chances de ser formativa!

Referência:
VASCONCELLOS, C. Superação da lógica classificatória e excludente da avaliação: do é proibido reprovar ao é preciso garantir a aprendizagem. São Paulo: Libertad, 1998.
__________________. Avaliação: Concepção Dialética Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2005

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