PROGRESSÃO
CONTINUADA
•
paradigma
da avalição formativa, diagnóstica e regulatória, concepção da educação como
processo de formação integral,
instrumento de aprendizagem para todos e ferramenta de acesso aos demais
direitos;
•
avaliação não se esgota no estágio da
constatação e da verificação, avança para a análise e proposição de novas
estratégias que efetivem os objetivos do processo educacional;
•
análise
da pertinência das metas estabelecidas para cada grupo de alunos e cada
estudante individualmente, passando pelas estratégias, reconfiguração do planejamento.
•
modificação
da prática docente: reorganização do planejamento, e revisão dos procedimentos
metodológicos e do acompanhamento dos estudantes nas suas dificuldades e
características;
•
enfoque
mais individualizado, tomando o estudante como parâmetro de si mesmo;
•
professor:
o agente interventor que acompanha e problematiza o percurso dos estudantes,
retomando a construção de conceitos e oferecendo novos desafios, buscando
superar dificuldades e impulsionar a aprendizagem.
• confiança de que todos podem aprender, mesmo em diferentes ritmos, a partir de suas diferenças naturais e culturais, entendimento de que a intervenção da escola é fundamental nos processos de mudança dos estudantes.;
• processos de homogeneização superados, ensino diferenciado, percursos adaptados;
• os laboratórios de aprendizagem, a docência compartilhada, os diferentes tempos e espaços enfim, novas experiências que possam dar conta da aprendizagem, precisam estar em funcionamento para que todos, em seu ritmo, possam aprender.
Demanda reorganização da escola: tanto nas suas expectativas quanto na sua estrutura curricular, necessidade de currículo adaptado, atividades diferenciadas, reagrupamentos temporários, intervenção do professor, variabilidade didático-metodológica, não apenas transmissão.
MODALIDADES DE
AVALIAÇÃO
•
AVALIAÇÃO PROGNÓSTICA – precede a ação de formação,
identifica certas características e conhecimentos do aprendiz, tem a função de
permitir um ajuste recíproco aprendiz/programa de estudos; feedback -
nivelamento
•
AVALIAÇÃO CUMULATIVA – ocorre depois da ação, serve para
verificar aquisições, intenção certificativa, terminal; feedback – “nada” –
veredito final
•
AVALIAÇÃO FORMATIVA – situa-se no centro da ação de
formação, função de contribuir para a boa regulação da atividade de ensino,
busca levantar informações úteis ao replanejamento e reorientação do processo
ensino/aprendizagem, incorpora aspectos da avaliação diagnóstica e da
cumulativa; feed back – regulação/ajuste
AVALIAÇÃO FORMATIVA:
EMANCIPATÓRIA, DIAGNÓSTICA e REGULADORA
•
Processo
sistemático, contínuo e integrado destinado a:
•
Determinar
se objetivos foram alcançados;
•
Identificar
aspectos do objeto da avaliação e do contexto a serem aprimorados
•
Planejar
e desenvolver correção de rumos
•
Acompanhar
o processo de ensino-aprendizagem;
•
Verificar
saberes, competências e habilidades dos alunos;
A
sequência formativa tem três etapas:
1) coleta de informações, referente aos progressos realizados e às dificuldades de aprendizagem encontradas pelo aluno;
2) interpretação
dessas informações, com vistas a operar um diagnóstico das eventuais
dificuldades;
3) adaptação das atividades de ensino/aprendizagem – coleta de informação / diagnóstico individualizado / ajuste da ação
AVALIAÇÃO FORMATIVA
•
FORMATIVA - é “formativa toda avaliação que auxilia o
aluno a aprender e a se desenvolver, que colabora para a regulação das
aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto Educativo”.
•
observação formativa
- “quando permite guiar e otimizar as aprendizagens em
andamento”. E é sua virtude informativa que é seu caráter essencial.
•
INFORMATIVA - informar os dois principais atores do
processo
•
CORRETIVA - professor e aluno devem poder “corrigir” sua
ação – VARIABILIDADE, CRIATIVIDADE, retomada de conceitos
•
A
observação formativa implica, por parte do professor, flexibilidade e vontade
de adaptação, de ajuste; se não é seguida por uma modificação das práticas do
professor tem poucas chances de ser formativa!
Referência:
VASCONCELLOS, C. Superação da lógica classificatória e excludente da avaliação: do é proibido reprovar ao é preciso garantir a aprendizagem. São Paulo: Libertad, 1998.
__________________. Avaliação: Concepção Dialética Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2005
__________________. Avaliação: Concepção Dialética Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2005
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