Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

18 de agosto de 2013

Inclusão na sala de aula


Uma joaninha diferente

Era uma vez uma joaninha que nasceu sem as bolinhas. As outras joaninhas a consideraram uma impostora. Afirmavam que por ela ser diferente não tendo bolinhas, não era uma joaninha verdadeira.
Acreditando nisto queriam expulsá-la do jardim onde moravam.
A joaninha queria voltar a fazer parte daquele jardim. Porque suas colegas não a deixavam ficar? Só porque ela era diferente? Sem as bolinhas, ela não era mais uma joaninha? Quem ela seria então?


Desde que a obrigatoriedade escolar foi incluída em nossa legislação, como a joaninha da história que não era reconhecida pelo seu grupo, as crianças e jovens deficientes também não eram reconhecidos como fazendo parte do grupo dos “educáveis”. Sendo assim, era-lhes negado o direito de frequentar qualquer tipo de instituição educacional e por serem consideradas fora de um padrão de “normalidade” eram excluídas dos bancos de sala de aula, sendo segregadas em casa ou em instituições especiais.
A principio tais classes eram formadas sob a influência médica ou clínica que determinavam o grau de comprometimento físico ou mental de cada criança. Com isto, não era raro uma organização homogênea com turmas de mesmo comprometimento patológico onde, conforme a gravidade dos casos, o fazer pedagógico estava atrelado às ações terapêuticas.
Mudanças se faziam necessárias. O modelo clínico que definia a incapacidade de determinadas crianças e jovens, e que os classificava como deficientes: mental, físico, auditivo ou visual, tornava-se incompleto. Por não haver uma homogeneidade nos portadores de deficiência ainda que pertencentes a um mesmo grupo com semelhantes características, a diversidade nas classes especiais era evidenciada. Por que então não tentar integrá-los ao sistema regular? Assim, ainda que de maneira não uniforme entre os países, a educação das pessoas com deficiência ou com necessidades especiais em escolas de ensino regular, fazia despontar um novo paradigma na história da educação, o da: Inclusão.

Inclusão no Brasil
No Brasil as questões da inclusão no campo da educação, vêm ganhando espaço a partir da década de 90. Até então as políticas adotas referentes a Educação Especial, eram insuficientes e estigmatizadoras, já que segregavam as crianças ou jovens portadores de necessidades especiais, em escolas ou instituições especializadas, não havendo uma participação efetiva no ensino regular
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96, no capítulo V, com o objetivo de reverter tal situação, volta-se para educação especial e, ainda que com determinadas imprecisões e indefinições, procura assegurar o atendimento dos alunos portadores de necessidades especiais em escola regular. Assegura ainda, que quando da impossibilidade de integração nas classes comuns de ensino regular, a criança ou jovem deverá ser atendido em classes, escolas ou serviços especializados. Desde então, muitas discussões ocorreram mobilizando grande parte dos pensadores em educação. Uma das medidas tomadas, permitindo a efetiva implantação da educação inclusiva no Brasil, foi decorrente do Parecer CNE/CEB nº 17 de 2001. Este inspirou a Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001, do Conselho Nacional de Educação que fixou parâmetros para a oferta da educação especial no Sistema Nacional de Ensino, confirmando o “atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular em qualquer etapa da Educação Básica”. (MEC, Art. 7º, 2001, p. 2).

Inclusão no RS
O Conselho Estadual de Educação do Estado (CEED), do RS, com o objetivo de orientar a implantação das normas que regulamentam a Educação Especial e sua aplicabilidade no Sistema de Ensino do estado, com base na Resolução CNE/CEB nº 2 de 2001, fixou os parâmetros através do Parecer nº 56/2006. Este parecer reconhece a diversidade, e para tanto, a necessidade de haver condições diferenciadas para o processo educacional.

Este texto faz parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da UFRGS e pode ser encontrado na Biblioteca da FACED, UFRGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário