Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

15 de abril de 2014

Alfabetização: lidando com a diversidade

A diversidade se faz presente na sala de aula e as diferenças não se apresentam somente na cor da pele, no status social ou nas várias culturas, mas também na forma destes alunos aprenderem, onde cada criança tem um ritmo próprio.
Esta heterogeneidade se faz presente em todos os níveis e modalidades da Educação, sendo ela intrínseco ao fenômeno educativo.
Nos anos iniciais esta situação não é diferente, sendo preciso que o planejamento das ações pedagógicas venha ao encontro desta diversidade no aprender, onde o professor contemple com atividades diferenciadas a todos os seus alunos.
Na alfabetização é preciso que a criança entenda como as palavras são formadas para poderem se apropriar do Sistema de escrita. É preciso que ela compreenda que as palavras são formadas por unidades menores, as sílabas, que por seguinte são formadas por unidades ainda menores, as letras e que estas, na palavra, correspondem à ordem de emissão sonora dos fonemas.
Como as necessidades das crianças é diferente entre elas, estando as mesmas em níveis de compreensão diferenciado, também se faz necessário que as atividades relacionadas a alfabetização, sejam diversificadas. Um mesmo planejamento deve atender à todos os níveis de escrita, onde as atividades devem ser elaboradas distintamente atendo às necessidades de cada aluno.
Uma forma de se realizar atividades direcionadas às necessidades em um mesmo planejamento é realizar trabalhos em grupos.
Partindo de um texto, o professor poderá promover atividades que contemplem tanto aqueles que estão em um processo de alfabetização mais adiantado, como para aqueles que necessitam de maior acompanhamento. Para o primeiro grupo o planejamento poderia contemplar que os alunos realizassem uma releitura do texto, escrevendo a história com diferente final, ou apresentado-a em outro gênero textual, como uma HQ. Para com os alunos com maior dificuldade, o professor realizaria atividades com as palavras do mesmo texto, como a criação de uma lista, desmembrando as palavras em sílabas e nestas em letras, trabalhando com rimas, com trava-linguas, etc.
O importante é o professor desenvolver atividades diversificadas, para trabalhar com o sistema notacional, preocupando-se em criar situações para que os alunos reflitam, questionem, criem hipóteses e possam testá-las, confirmando-as ou modificando-as quando necessário.
Para que possam realizar um planejamento que atende as necessidades de cada aluno, é preciso que o professor conheça as aprendizagens já têm construídas por eles sobre o Sistema de Escrita Alfabética. Esta sondagem deverá permear todas as ações do professor em sala de aula.
Com isto, atendendo á aprendizagem de todos, teremos uma escola direcionada a Educação Inclusiva e que atenda a todos os Direitos de aprendizagem que norteiam o trabalho em sala de aula conforme reflexões referentes ao material teórico elaborado nos Cadernos de formação do PNAIC e a Unidade 7, sintetiza, encadeando as principais idéias das unidades anteriores: resgate da importância do diagnóstico dos conhecimentos prévios para que o professor planeje as ações em sala de aula; necessidade de se realizar diferentes atividades para que se  possa atender a multiplicidade de saberes; reflexão sobre a forma de agrupamento dos alunos em sala de aula, reiterando que o professor, ao promover um ambiente no qual a criança sinta-se motivada a questionar, a experimentar, a criar hipóteses e testá-las, estará atendendo as diferentes demandas de aprendizagem, cooperando para que seus alunos consigam apropriar-se do Sistema de Escrita Alfabética ao final do terceiro ano.

Referência:
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : alfabetização para o campo :  respeito aos diferentes percursos de vida : educação do campo : unidade 07 /  Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário