Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

23 de abril de 2014

Ferramenta de apoio a alfabetização - Painel silábico

"A consciência fonológica consiste na capacidade de refletir conscientemente sobre as unidades sonoras das palavras e de manipulá-las de modo intencional "(GOMBERT, 1990 Apud  SILVA).
Essa capacidade que se desenvolvem em diferentes momentos, é constituída por um conjunto de habilidades distintas, tais como a identificação e a produção de rimas ou de aliterações; a contagem de sílabas orais de palavras; a segmentação de palavras em sílabas; e a comparação de palavras quanto ao número de sílabas.
Junto com meus alunos, construí um painel silábico, como uma ferramenta de auxílio ao desenvolvimento da consciência fonológica.
Esta ferramenta não desenvolve a aprendizagem por si só. Não basta apresentar um painel com sílabas sem realizar com os alunos intervenções pedagógicas para que a criança construa tal aprendizagem.

Desenvolvimento:
Construção do painel:

  •      Recorte pequenas figuras de objetos (antigos livros didáticos de matemática podem conter muitas das figuras necessárias)
  •       Em um painel trace 6 colunas e 17 linhas. – 1ª linha cole uma vogal em cada coluna a partir da 2ª coluna (as letras poderão ser retiradas dos livros didáticos de 2º ano que tenha o alfabeto móvel. Escolha as vogais de cor diferente das consoantes);
  •      Na 1ª coluna cole as consoantes. Não use as letras “H, Q, K e W”.
  •       Em cada junção entre linha e coluna escreva a sílaba e cole a figura.
OBS.: Lembre-se de escrever a sílaba em letra bastão e grande. A figura não poderá ser maior que a sílaba.
Este painel pode ser trabalhado com alunos com maior dificuldade. Para aqueles que estão da fase pré-silábica para a silábica. Para os silábicos um painel mais simples poderá ser construído. Neste caso, apenas use uma figura junto com cada consoante, isto é, cole a figura na primeira coluna junto com a letra. Use somente figuras que tenha na sua primeira sílaba a vogal “A”.
Ex.: Bala, Casa, Dado, Faca/Fada, Gato, Janela, Lata/Lápis, Mala/Macaco, Navio, Pato, Rato, Sapo, Tatu, Vaca, Para a letra “X” poderá usar a figura de uma xícara e na letra “Z” a Zebra. 


Ação pedagógica – Usando o painel
Como foi comentada anteriormente, somente a apresentação do painel não construirá a consciência fonológica nos alunos, e também não utilizá-lo como anteriormente se usavam as cartilhas que seguiam a família silábica de cada letra do alfabeto.
Lembre-se que ele é mais uma ferramenta que poderá auxiliar na construção das aprendizagens necessárias para a alfabetização. É preciso que a criança compreenda que as sílabas são unidades sonoras da palavra e que estas fazem sentido para elas. As palavras precisam estar em um contexto natural para toda a turma e precisam serem conhecidas.
Desenvolvimento:
1)     Conte uma história ou apresente um pequeno texto que poderá ser uma poesia ou música que as crianças conhecem.
2)     Caso a escolha seja o conto de uma história, no final peça para que a turma conte a história que ouviram. Escreva no quadro conforme eles irão narrando. Escreva aleatoriamente os parágrafos sem se importar com o sentido da história. Utilize pequenos parágrafos com poucas e curtas frases.
3)     Após a narrativa da turma, escolha duas frases, onde uma delas inicia a história e outra distante dos acontecimentos iniciais. “Onde inicia a nossa história. O que aconteceu primeiro, foi ...(leia uma das frases) ou foi.... (leia a segunda frase). Conforme os alunos escolhem o seguimento da narração coloque um número na frente de cada parágrafo. Com isto você poderá escrever a história em um painel que ficará exposto enquanto usar este texto para atividades futuras.
Obs. Caso escolha um texto digitado, use aqueles que estão escritos em letra de forma “bastão”.
4)     Solicite que as crianças escolham palavras do texto coletivo (dê preferência a alguns substantivos concretos, mas poderão escolher palavras de interesse da turma). Sublinhe ou circule as palavras escolhidas.
5)     Distribua para as crianças papeis e “sorteie” cada palavra para que as escrevam. Solicite que as palavras sejam escritas em letra de forma maiúscula (letra “bastão”) para que toda a turma possa utilizá-la na leitura e nas atividades que se originarão desta lista de palavras.
6)     Algumas destas palavras, as escritas com sílabas simples , é que serão trabalhadas a consciência fonológica.
7)     Exemplo de texto: Livro O rabo do gato, Autor: Mary França, Editora Ática.
8)     Palavra escolhida: GATO – escreva a palavra no quadro
9)     Intervenção Pedagógica com a palavra: Quantos “pedaços” tem a palavra GATO? Quantas vezes abrimos a boca para falar esta palavra? Quem é o primeiro “pedaço”? Como falamos o segundo “pedaço”? “Cada “pedaço” nós chamamos de sílabas e são escritos assim: GA    TO. Para nós falarmos o primeiro pedaço da palavra gato, temos que mexer com a boca e a língua. Aonde vai a língua quando falamos “GA”? E aonde vai a língua quando falamos “A”? Nós temos que mexer com a língua ou com os lábios para falarmos as palavras. Muitas vezes não escutamos o som da letra que vai à frente. Só escutamos as vogais, mas se quisermos escrever a palavra GATO temos que colocar uma letra na frente de cada uma das vogais de cada sílaba/pe.”
10)   Apresente o painel da sílabas: “Vamos olhar no nosso painel. Para escrevermos a palavra GATO usamos o primeiro pedaço da “figura” GAlinha e o primeiro pedaço da figura TOmate.

Trabalhe a palavra antes de compô-la no painel das sílabas. Desta forma as crianças entenderão que apesar de escutarmos as vogais em cada sílaba, precisamos de uma ou mais letras para escrever a palavra.  Brinque com as palavras e assim fazendo o entendimento de que a escrita representa os seguimentos sonoros da palavra. Como afirma Ferreiro(1995) “a criança precisará, necessariamente, desenvolver capacidades de reflexão fonológica, estabelecendo relações entre a escrita e a pauta sonora, por meio, por exemplo, da segmentação de palavras orais em sílabas e da comparação de palavras quanto ao tamanho e às suas semelhanças sonoras.”

Referência:
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : A compreensão do Sistema de Escrita Alfabética e a consolidação da alfabetização ano 2 : unidade 3 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário