Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

16 de abril de 2014

Histórias com Acumulação - A Casa Sonolenta

São histórias que possuem uma estrutura de repetição acumulativa que torna a leitura e a compreensão da história mais fáceis. Um mesmo acontecimento se repete várias vezes, vai se acumulando sucessivamente, até a história se inverter ou surpreender. Essa maneira de contar a história favorece a participação mais autônoma das crianças na leitura, fazendo que elas antecipem os acontecimentos e memorizem o texto.
Um exemplo deste tipo de história é A Casa Sonolenta, de Audrey Wood e ilustrado por Don Wood, São Paulo: Editora Ática, 2005.

Essa história começa num dia chuvoso em uma casa onde todos dormem na mesma cama. A avó dorme, vem um menino e se deita em cima dela e todos os personagens que aparecem dormem um em cima do outro, até surgir uma pulga, que inverte a ação repetitiva dos personagens. Na ordem contrária em que apareceram na
história, os personagens são acordados pela pulga. No fim, não chove mais, e, como nos contos de fada, há um lindo arco-íris iluminando a casa sonolenta, quando todos acordaram.
A ilustração reforça a história, porque o espaço da narrativa não muda: todos dormem no mesmo quarto, na mesma cama; os personagens vão se amontoando na cama para dormir. A diagramação do texto enfatiza essa ideia, pois as frases que se repetem e se acumulam também são representadas graficamente desta forma: as linhas aumentam em quantidade, fazendo com que o texto seja maior conforme as pessoas e os bichos se acumulam na cama. A história é contada em versos. A ilustração reforça a história, porque o espaço da narrativa não muda: todos dormem no mesmo quarto, na
mesma cama; os personagens vão se amontoando na cama para dormir. A diagramação do texto enfatiza essa ideia, pois as frases que se repetem e se acumulam também são representadas graficamente desta forma: as linhas aumentam em quantidade, fazendo com que o texto seja maior conforme as pessoas e os bichos se acumulam na cama. A história é contada em estrutura repetitiva. Nesse momento da história, narra-se somente o acontecimento indicado na ilustração da página.

(Retirado do Portal Trilhas, Caderno de Orientações, Histórias com acumulação.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário