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18 de abril de 2014

Sondagem hipótese da escrita

Segundo Ferreiro e Teberosky (1979),para se alfabetizar, a criança precisa perceber que o que a escrita alfabética nota no papel são os sons das partes orais das palavras e que o faz considerando segmentos sonoros menores que a sílaba. 
No processo de construção desse conhecimento, as autoras apontaram que os
sujeitos passam por diferentes fases que vão desde uma hipótese pré-silábica de escrita na qual o aprendiz não faz correspondência entre os segmentos orais e escritos das palavras, até a fase alfabética, quando percebe que as palavras são compostas de unidades sonoras como as sílabas e fonemas.
Desta forma a alfabetização deverá ser  vista como um  processo de construção de conhecimentos sobre um sistema notacional e inserção em práticas sociais de leitura e escrita,  os erros cometidos  pelas crianças ao tentarem escrever  palavras, passam a ser vistos como reveladores das hipóteses que elas elaboram ao tentar perceber como a escrita funciona. (FERREIRO e TEBEROSKY; 1979)


Para sabermos a hipótese que a criança tem a respeito da escrita,  aqui vai uma dica de sondagem da apreensão da  escrita

1.Escrita do nome
Peça para que a criança escreva seu nome
Peça para leia e identifique onde começa e onde termina.
Após, tape uma sílaba (inicial ou final) do nome e pergunte: “Continua escrito seu nome?”

                 Obs.: O professor poderá levar o nome do aluno impresso, junto com outros nomes e solicitar para que ele identifique seu nome

2.Escrita espontânea e sob ditado
Ofereça algumas figuras com cenas do cotidiano da criança:
Solicitar que ela escolha uma das figuras e diga “o que está vendo” (anote as palavras que ela falar);
                Obs.: Procure anotar palavras com 1, 2 e 3 sílabas.
Utilize estas palavras para fazer o ditado;
Peça para que ela leia o que escreveu, apontando com o dedo;
Solicite que desenhe uma casa e escreva o nome do que desenhou , palavra “casa”. Após, desenhe uma casinha e escreva a palavra “casinha”;

3.Análise da Dimensão sonora
Solicite que fale palavra com poucas letras e outra com muitas letras;
Fale palavras e peça para que a criança diga :“Se eu escrever a palavra “.....”ela terá poucas ou muitas letras?”
Solicitar fale palavras que iniciem pela “sílaba ……” (pedaço)
Fale palavras com mesma sílaba e solicite para que a criança identifique a sílaba igual entre elas;
Pergunte: Qual a “sílaba” inicial das palavras ..... ? Qual a “sílaba” final das palavras ......?

4.Correspondência frase-registro
Solicite que ela escreva uma frase (de alguma das palavras):
Peça para que ela lei a frase identificando com o dedo: início e final, da frase e de cada palavra;
Apresente uma gravura com uma frase e solicite que leia o que está escrito, identificando o início e final da frase:
“Onde começa a frase?” “Onde termina ?”
“Onde está escrito a palavra .....? “Onde ela inicia?”
“Onde ela termina?”
Mostre os espaços entre as palavras da frase apresentada e pergunte para que servem.

Re3ferência: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : currículo no ciclo de alfabetização:
consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem : ano 2 : unidade 1 /
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.
-- Brasília : MEC, SEB, 2012.

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