Sondagem 1º Ano
Escola: _________________________________Turma: ______ Professora_________________________
Aluno: __________________________________________________
[ S ] Sim; [ P ] Parcialmente; [ N ] Não
Análise linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética
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MÊS DE REFERÊNCIA
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Escreve o próprio nome
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Reconhece e nomeia as letras do alfabeto diferenciando-as de números e outros símbolos
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Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.
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Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais
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Compreende que palavras diferentes compartilham certas letras.
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Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras
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Segmenta oralmente as sílabas de palavras comparado- as quanto ao tamanho
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Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições percebendo que as vogais estão presentes em todas as sílabas
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Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.
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Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito.
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Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.
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Análise linguística: discursividade, textualidade e normatividade
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MÊS DE REFERÊNCIA
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Analisa a adequação de um texto (lido, escrito ou escutado) aos interlocutores e à formalidade do contexto ao qual se destina.
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Conhece e usa diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.
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Reconhece gêneros textuais e seus contextos de produção.
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Conhece e faz uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).
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Leitura
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MÊS DE REFERÊNCIA
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Lê textos não-verbais, em diferentes suportes.
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Lê textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia
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Compreende textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
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Antecipa sentidos e ativa conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.
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Reconhece finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças.
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Localiza informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
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Realiza inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
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Estabelece relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente
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Apreende assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
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Interpreta frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia
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Relaciona textos verbais e não-verbais, construindo sentidos
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Produção de textos escritos
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MÊS DE REFERÊNCIA
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Planeja a escrita de textos considerando o contexto de produção: organiza roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba.
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Produz textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba.
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Utiliza vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas.
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Revisa coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor é escriba, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.
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Oralidade
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MÊS DE REFERÊNCIA
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Participa de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
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Escuta com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.
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Valoriza os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais
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Revisa autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.
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