Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

23 de abril de 2014

Modelo - Sondagem de Linguagem 1º ano EF- PNAIC

Sondagem 1º Ano

Escola: _________________________________Turma:   ______ Professora_________________________

Aluno: __________________________________________________
 [ S ] Sim; [ P ] Parcialmente; [ N ] Não
Análise linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética
MÊS DE REFERÊNCIA




Escreve o próprio nome




Reconhece e nomeia as letras do alfabeto diferenciando-as de números e outros símbolos




Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.




Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais




Compreende que palavras diferentes compartilham certas letras.




Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras




Segmenta oralmente as sílabas de palavras comparado- as quanto ao tamanho




Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições percebendo que as vogais estão presentes em todas as sílabas




Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.




Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito.




Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.





Análise linguística: discursividade, textualidade e normatividade
MÊS DE REFERÊNCIA




Analisa a adequação de um texto (lido, escrito ou escutado) aos interlocutores e à formalidade do contexto ao qual se destina.




Conhece e usa diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.




Reconhece gêneros textuais e seus contextos de produção.




Conhece e faz uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).




Leitura
MÊS DE REFERÊNCIA




Lê textos não-verbais, em diferentes suportes. 




Lê textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia




Compreende textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.




Antecipa sentidos e ativa conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.




Reconhece finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças.




Localiza informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.




Realiza inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.




Estabelece relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente




Apreende assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.




Interpreta frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia




Relaciona textos verbais e não-verbais, construindo sentidos




Produção de textos escritos
MÊS DE REFERÊNCIA




Planeja a escrita de textos considerando o contexto de produção: organiza roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba.




Produz textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba.




Utiliza vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas.




Revisa coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor é escriba, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.




Oralidade
MÊS DE REFERÊNCIA




Participa de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.




Escuta com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.




Valoriza os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais




Revisa autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.










Nenhum comentário:

Postar um comentário