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23 de abril de 2014

hipóteses infantis segundo a psicogênese da escrita:

hipótese pré-silábica: a criança ainda não compreende que existe relação entre a escrita
e a pauta sonora, podendo usar letras, pseudoletras, números, rabiscos e até mesmo
desenhos para escrever. Nessa hipótese, as crianças começam a diferenciar letras de
desenhos, de números e de demais símbolos, e elaboram representações mentais próprias
sobre a escrita alfabética, estabelecendo, muitas vezes, relações entre as escritas que
produzem e as características dos objetos ou seres que se quer denominar (as palavras
“trem” e “telefone”, por exemplo, poderiam ser escritas, nesse caso, respectivamente,
com muitas e poucas letras);
hipótese silábica: a criança estabelece uma correspondência entre a quantidade de letras
utilizadas e a quantidade de sílabas orais das palavras, podendo usar letras com ou sem
valor sonoro convencional. Mesmo quando ainda não apresentam uma hipótese silábica
estrita, usando rigorosamente uma letra para cada sílaba, algumas crianças, apesar
de não anteciparem quantas letras irão usar ao escrever, ao lerem o que escreveram,
tentam ajustar as sílabas orais da palavra aos símbolos que registraram; outras vezes
começam a perceber que a escrita tem relação com a pauta sonora e realizam algumas
correspondências som-grafia no início ou no final das palavras;
hipótese silábico-alfabética: a criança começa a perceber que uma única letra não é
suficiente para registrar as sílabas e recorre, simultaneamente, às hipóteses silábica e
alfabética, isto é, ora usa apenas uma letra para notar as sílabas orais das palavras, ora
utiliza mais de uma letra, estabelecendo relação entre fonema e grafema;
hipótese alfabética: a criança compreende que se escreve com base em uma
correspondência entre sons menores que as sílabas (fonemas) e grafemas. Nesta hipótese,
o aprendiz passa a compreender que, para cada som pronunciado, é necessário uma ou
mais letras para notá-lo, mesmo que, inicialmente, ainda não tenha se apropriado de

muitíssimos casos de regularidade e irregularidade da norma ortográfica.

Referência: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : a apropriação do sistema de escrita
alfabética e a consolidação do processo de alfabetização : ano 2 : unidade 3 / Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília :
MEC, SEB, 2012.

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