Sondagem 2º Ano
Escola: _______________________________________Turma: _______ Prof.________________________
Aluno: ____________________________________
[ S ] Sim; [ P ] Parcialmente; [ N ] Não
[ S ] Sim; [ P ] Parcialmente; [ N ] Não
Análise linguística: Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética
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MÊS DE REFERÊNCIA
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Escreve o próprio nome.
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Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.
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Diferencia letras de números e outros símbolos.
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Conhece a ordem alfabética e seus uso sem diferentes gêneros
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Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais
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Usa diferentes tipos de letras em situações de escrita de palavras e textos
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Compreende que palavras diferentes compartilham certas letras.
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Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras
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Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho compreendendo que palavras diferentes compartilham certas letras
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Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas
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Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições
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Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas
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Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito.
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Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.
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Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.
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Leitura
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MÊS DE REFERÊNCIA
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Lê textos não-verbais, em diferentes suportes.
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Lê textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia.
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Compreende reconhecendo finalidades de textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos
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Antecipa sentidos e ativando conhecimentos prévios relativos a leitura
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Localiza informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente
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Localiza informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos com autonomia
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Realiza inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
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Realiza inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.
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Estabelece relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
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Estabelece relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.
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Apreende assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
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Apreende assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos com autonomia
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Interpreta frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
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Interpreta frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.
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Estabelece relação de intertextualidade entre textos
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Relaciona textos verbais e não-verbais, construindo sentidos
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Produção de textos escritos
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MÊS DE REFERÊNCIA
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Planeja a escrita de textos considerando o contexto de produção: organiza roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba.
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Planeja a escrita de textos considerando o contexto de produção: organiza roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia.
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Produz textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba.
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Produz textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
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Gera e organiza o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos.
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Utiliza vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas.
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Revisa coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor é escriba, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.
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Revisa autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.
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Oralidade
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MÊS DE REFERÊNCIA
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Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
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Escuta com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.
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Planeja intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história.
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Produz textos orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais formais comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outros).
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Analisa a pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades e características dos gêneros.
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Reconhece a diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras.
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Relaciona fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
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Valoriza os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
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Análise linguística: Discursividade, textualidade e normatividade
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MÊS DE REFERÊNCIA
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Analisa a adequação de um texto (lido, escrito ou escutado) aos interlocutores e à formalidade do contexto ao qual se destina.
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Conhece e usa diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.
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Reconhece gêneros textuais e seus contextos de produção.
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Conhece e usa palavras ou expressões que estabelecem a coesão como: progressão do tempo, marcação do espaço e relações de causalidades
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Conhece e usa palavras ou expressões que retomam coesivamente o que já foi escrito (pronomes pessoais, sinônimos e equivalentes).
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Conhece e faz uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).
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Identifica e faz uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo as convenções.
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Reconhece diferentes variantes de registro de acordo com os gêneros e situações de uso.
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Segmenta palavras em textos.
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Dez.
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