Minhas fotos

.............. ........................ Clique na imagem para mais detalhes

Minhas Fotos!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

23 de abril de 2014

Modelo - Sondagem Linguagem -2º ano EF - PNAIC

Sondagem 2º Ano

Escola: _______________________________________Turma:   _______  Prof.________________________

Aluno: ____________________________________         
 [ S ] Sim; [ P ] Parcialmente; [ N ] Não
Análise linguística: Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética
MÊS DE REFERÊNCIA




Escreve o próprio nome.




Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.




Diferencia letras de números e outros símbolos.




Conhece a ordem alfabética e seus uso sem diferentes gêneros




Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais




Usa diferentes tipos de letras em situações  de escrita de palavras e textos




Compreende que palavras diferentes compartilham certas letras.




Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras




Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho compreendendo que  palavras diferentes compartilham certas letras




Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas




Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições




Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas




Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito.




Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.




Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.






Leitura
MÊS DE REFERÊNCIA




Lê textos não-verbais, em diferentes suportes.




Lê textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia.




Compreende  reconhecendo finalidades de textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos




Antecipa sentidos e ativando conhecimentos prévios relativos a leitura




 Localiza informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente




Localiza informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos com autonomia




Realiza inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.




Realiza inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.




Estabelece relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.




Estabelece relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.




Apreende assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.




Apreende assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos com autonomia




Interpreta frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.




Interpreta frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.




Estabelece relação de intertextualidade entre textos




Relaciona textos verbais e não-verbais, construindo sentidos




  



Produção de textos escritos
MÊS DE REFERÊNCIA




Planeja a escrita de textos considerando o contexto de produção: organiza roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba.




Planeja a escrita de textos considerando o contexto de produção: organiza roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia.




Produz textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba.




Produz textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.




Gera e organiza o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos.




Utiliza vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas.




Revisa coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor é escriba, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.




Revisa autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.





Oralidade
MÊS DE REFERÊNCIA




Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.




Escuta com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.




Planeja intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história.




Produz textos orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais formais comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outros).




Analisa a pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades e características dos gêneros.




Reconhece a diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras.




Relaciona fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.




Valoriza os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.






Análise linguística: Discursividade, textualidade e normatividade
MÊS DE REFERÊNCIA




Analisa a adequação de um texto (lido, escrito ou escutado) aos interlocutores e à formalidade do contexto ao qual se destina.




Conhece e usa diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.




Reconhece gêneros textuais e seus contextos de produção.




Conhece e usa palavras ou expressões que estabelecem a coesão como: progressão do tempo, marcação do espaço e relações de causalidades




Conhece e usa palavras ou expressões que retomam coesivamente o que já foi escrito (pronomes pessoais, sinônimos e equivalentes).




Conhece e faz uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).




Identifica e faz uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo as convenções.




Reconhece diferentes variantes de registro de acordo com os gêneros e situações de uso.




Segmenta palavras em textos.






Dez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário